joralentejano
Super Célula
Eu, como residente no sul, sei bem que o nosso país tem grandes assimetrias no que toca a precipitação. É perfeitamente normal chover sempre mais no norte do que no sul e admito que em situações destas será triste ver tudo a passar bem a norte e nós aqui não termos nada pois não estamos numa situação propriamente fácil, já temos poucas oportunidades de ter alguma chuva e mesmo assim quando algo consegue furar por este anticiclone, chega ao sul e dá apenas chuviscos.![]()
![]()
E não. Nem mesmo a saída operacional do ECM prevê muita chuva para o continente.
Estou mesmo a ver a cena se o cenário do ECM se concretizasse. Era um festival de mensagens insultuosas.
A malta do centro-sul iria-se queixar: 'mais um evento que passou ao lado', 'aqui não vai chover nada', 'precisamos mais de chuva que o norte';
A malta do centro-norte iria ripostar: 'a anomalia no norte é muito mais grave', 'tivemos muitos incêndios', 'no sul sempre choveu pouco';
Conclusão: A divisão díspar de recursos escassos em tempo de crise acaba sempre causando mais divisão. Isso só se vai resolver com chuva democrática, o que não se afigura fácil.

Todos gostaríamos que as primeiras vezes que chovesse fosse de forma geral mas com o anticiclone sempre a espreitar e tal como dizes, é difícil chover de forma democrática.
Uma coisa é certa, o país precisa todo de muita e boa chuva, não há nenhuma zona em especial.