joralentejano
Furacão
Eu, como residente no sul, sei bem que o nosso país tem grandes assimetrias no que toca a precipitação. É perfeitamente normal chover sempre mais no norte do que no sul e admito que em situações destas será triste ver tudo a passar bem a norte e nós aqui não termos nada pois não estamos numa situação propriamente fácil, já temos poucas oportunidades de ter alguma chuva e mesmo assim quando algo consegue furar por este anticiclone, chega ao sul e dá apenas chuviscos.![]()
![]()
E não. Nem mesmo a saída operacional do ECM prevê muita chuva para o continente.
Estou mesmo a ver a cena se o cenário do ECM se concretizasse. Era um festival de mensagens insultuosas.
A malta do centro-sul iria-se queixar: 'mais um evento que passou ao lado', 'aqui não vai chover nada', 'precisamos mais de chuva que o norte';
A malta do centro-norte iria ripostar: 'a anomalia no norte é muito mais grave', 'tivemos muitos incêndios', 'no sul sempre choveu pouco';
Conclusão: A divisão díspar de recursos escassos em tempo de crise acaba sempre causando mais divisão. Isso só se vai resolver com chuva democrática, o que não se afigura fácil.
Pelo menos, que viesse pouco mas em condições e de uma forma geral, aí tenho a certeza que ninguém ficava chateado, da minha parte não são os acumulados que me interessam mas sim chuva decente.Todos gostaríamos que as primeiras vezes que chovesse fosse de forma geral mas com o anticiclone sempre a espreitar e tal como dizes, é difícil chover de forma democrática.
Uma coisa é certa, o país precisa todo de muita e boa chuva, não há nenhuma zona em especial.

A malta do centro-sul iria-se queixar: 'mais um evento que passou ao lado', 'aqui não vai chover nada', 'precisamos mais de chuva que o norte';