Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2017

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
ocqIwyk.png


JYN6F6L.png


E não. Nem mesmo a saída operacional do ECM prevê muita chuva para o continente.

Estou mesmo a ver a cena se o cenário do ECM se concretizasse. Era um festival de mensagens insultuosas. :D

-> A malta do centro-sul iria-se queixar: 'mais um evento que passou ao lado', 'aqui não vai chover nada', 'precisamos mais de chuva que o norte';

-> A malta do centro-norte iria ripostar: 'a anomalia no norte é muito mais grave', 'tivemos muitos incêndios', 'no sul sempre choveu pouco';

Conclusão: A divisão díspar de recursos escassos em tempo de crise acaba sempre causando mais divisão. Isso só se vai resolver com chuva democrática, o que não se afigura fácil.
Eu, como residente no sul, sei bem que o nosso país tem grandes assimetrias no que toca a precipitação. É perfeitamente normal chover sempre mais no norte do que no sul e admito que em situações destas será triste ver tudo a passar bem a norte e nós aqui não termos nada pois não estamos numa situação propriamente fácil, já temos poucas oportunidades de ter alguma chuva e mesmo assim quando algo consegue furar por este anticiclone, chega ao sul e dá apenas chuviscos. :huhlmao:Pelo menos, que viesse pouco mas em condições e de uma forma geral, aí tenho a certeza que ninguém ficava chateado, da minha parte não são os acumulados que me interessam mas sim chuva decente.
Todos gostaríamos que as primeiras vezes que chovesse fosse de forma geral mas com o anticiclone sempre a espreitar e tal como dizes, é difícil chover de forma democrática.
Uma coisa é certa, o país precisa todo de muita e boa chuva, não há nenhuma zona em especial.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu, como residente no sul, sei bem que o nosso país tem grandes assimetrias no que toca a precipitação. É perfeitamente normal chover sempre mais no norte do que no sul e admito que em situações destas será triste ver tudo a passar bem a norte e nós aqui não termos nada pois não estamos numa situação propriamente fácil, já temos poucas oportunidades de ter alguma chuva e mesmo assim quando algo consegue furar por este anticiclone, chega ao sul e dá apenas chuviscos. :huhlmao:Pelo menos, que viesse pouco mas em condições e de uma forma geral, aí tenho a certeza que ninguém ficava chateado, da minha parte não são os acumulados que me interessam mas sim chuva decente.
Todos gostaríamos que as primeiras vezes que chovesse fosse de forma geral mas com o anticiclone sempre a espreitar e tal como dizes, é difícil chover de forma democrática.
Uma coisa é certa, o país precisa todo de muita e boa chuva, não há nenhuma zona em especial.
Calma, ainda podemos ter um aguaceiro no dia 16::w00t::lmao:
156-574SP.GIF
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Na imagem estão representadas as 8 últimas saídas do GFS relativamente às 18h UTC do dia 15. Globalmente o anticiclone mantém-se mas modelar pequenos eventos atmosféricos nem sempre é fácil.

FL2UjDe.gif


Escrito isto, o ECM também continua na sua (a saída ainda está a ser atualizada). Mantém uma intensificação e para mim, humilde amador, a perturbação pode ter força de furacão (pouco intenso). Ainda é cedo para se ter pormenores relativamente à eventual transição extra-tropical.

ECM1-144_lyt8.GIF


ECM4-144_xgu9.GIF


---

ECM1-168_fzn4.GIF


ECM4-168_tpf0.GIF


12 anos depois não há Vince mas sim a Ophelia :D

GFS ou ECM. Um dos 2 tem que ceder.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muito sequinha a Ophelia :D

Apenas vento e pouco mais.. :unsure:

Mas, eventualmente, poderá ser a mudança que faça as frentes se aproximarem de Portugal, e finalmente afastar o Antílope daqui.. :D

ECMWF_174_EU_SFC_es-_ES_es.png


ECMWF_180_EU_SFC_es-_ES_es.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Mantém uma intensificação e para mim, humilde amador, a perturbação pode ter força de furacão (pouco intenso). Ainda é cedo para se ter pormenores relativamente à eventual transição extra-tropical.

3quy0lq.png


HstW00M.png


Pelo vento seria uma TT muito intensa. Contudo, o cisalhamento seria tão grande que o seu aspeto seria muito semelhante ao do atual:

QkHdn6R.jpg


A convecção profunda estaria concentrada no flanco norte do olho (com a tempestade a deslocar-se para norte/nordeste). Por outras palavras, a chuva seria tendencialmente mínima no continente.

7hSqFAp.png


Face à certa desilusão dos leitores, não obstante ainda faltar muito tempo, vê-se logo que não estão habituados a levarem com ciclones tropicais em dissipação :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Informação especial
Comunicado válido entre 2017-10-09 16:28:00 e 2017-10-15 16:28:00
Assunto: CICLONE TROPICAL OPHELIA

O I.P.M.A. informa que às 15:00 (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1385 km a W/SW dos Açores, com vento médio de 65 km/h e rajadas da ordem dos 90 km/h. O ciclone Ophelia está a deslocar-se para N/NE a 07 km/h e a intensificar-se, podendo atingir a categoria de furacão nos próximos dias. No entanto ao longo do dia de amanhã (3º feira) deverá deslocar-se para E/SE pelo que deverá permanecer a sul da região pelo menos até 6ª feira, não se prevendo desta forma que afete o estado do tempo nas ilhas nos próximos 4 dias.

Devido a diferentes resultados dos modelos de previsão meteorológica, quer na intensidade quer na trajetória, a incerteza relativamente à previsão para o período superior a 96 horas permanece elevada.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Rigional de Proteccção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
gfs-0-138_lhh7.png

gfs-0-132_dhh6.png


O GFS 18z mete o ciclone mais a norte. Daqui a pouco já se saberá mas parece que a visão do ECM (e do GEM) irá prevalecer.

972 hPa a 132h :hehe:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Basta , o ophelia for um pouco mais pra leste e entrar mais no interior de portugal , se isso acontecesse teríamos uma grande chuva e ventos muito fortes .

E estragos avultados...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Para terminar, e como curiosidade, o ICON mete a TT Ophelia na Madeira com uma PC de 993 hPa. Os ventos rondariam os 80-90 km/h e as rajadas os 120 km/h (ao nível do mar).

icon-13-153_xyw6.png


A chuva ficaria toda no mar, tal seria a desintegração da convecção.

icon-2-153_sfl0.png