E passado tanto tempo, lá aparece alguma chuva abaixo das 240h, seria pouco mas já seria bom. Um ar mais fresco e marítimo é tudo o que peço. O que é certo é que já há algum movimento e não só AA. Vamos acompanhando porque nada está garantido.
Graças à Ophelia...mas tão depressa podem estar 41mm como 0. Ainda falta tanto tempo. Apenas publiquei estes mapas porque já há muito tempo que não via alguma precipitação em ambos. Ou levamos com a Ophelia em cheio (duvido mas nunca se sabe, os modelos já estiveram mais longe de mostrar tal cenário), ou apenas com vento e alguma chuva no norte, ou anticiclone, nada está garantido...até agora os modelos têm estado a melhorar e a fazer com que a Ophelia dê alguma chuva ao continente. Veremos!
A saída operacional não é de todo representativa do ensemble (ver linha preta do dia 18). Por outras palavras, a probabilidade de que isso seja um devaneio é elevada.
(ponto aleatório na costa do distrito de Braga)
Por agora o cenário mais provável que é o ciclone passe perto do G. Oriental dos Açores e eventualmente tenha uma transição intensa a oeste/noroeste da PI. Os impactos em terra seriam reduzidos.
Era bom que fosse, mas ainda falta muito tempo e o mais provavel é nem sequer tocar em Portugal e ocorrer apenas alguns aguaceiros dispersos, mas poderá acontecer o contrário.
Última actualização do NHC coloca a Ophelia a manter força de furacão até atingir a proximidade dos Açores, principalmente, segundo a trajectória, o grupo oriental
GFS 6z mantém a tendência da passagem da Ophelia sobre o grupo Oriental dos Açores no Domingo com especial atenção para o vento e ondulação e depois a avançar para nordeste onde afetaria o noroeste da península com algum vento e precipitação na 3a feira
GFS 6z mantém a tendência da passagem da Ophelia sobre o grupo Oriental dos Açores no Domingo com especial atenção para o vento e ondulação e depois a avançar para nordeste onde afetaria o noroeste da península com algum vento e precipitação na 3a feira
Se se mantiver a tendência poderá deixar bons acumulados no NW, apesar de os modelos não indicarem nada de especial em relação à precipitação, convém lembrar que é um sistema que já foi Furacão, logo, e eventualmente, a chuva prevista pode ser bem superior caso se forme uma frente ou células de elevada actividade, no Henri, acabaram por cair mais de 100 mm em algumas zonas do NW.