Previsões médio prazo (Outubro 2015)

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Se continua assim, também não é em Outubro que se assistirá a uma mudança de padrão. Excluindo a depressão que só deve desaparecer para o final da semana que vem, ou há anticiclone ou mais depressões isoladas:

9faw7n5.png


CXkOQjr.png


:facepalm:
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,032
Local
Horta, Matriz, (90m)
O que me parece que irá acontecer, é um fortalecimento do AA e a repetição do padrão do inverno passado... Ou seja, vira o disco e toca o mesmo, semana após semana... Tendencialmente os modelos apontam a médio prazo para isso... Não permitindo assim o avanço da depressão em direção aos Açores, e bloqueando os sistemas frontais que possam surgir...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
O que me parece que irá acontecer, é um fortalecimento do AA e a repetição do padrão do inverno passado... Ou seja, vira o disco e toca o mesmo, semana após semana... Tendencialmente os modelos apontam a médio prazo para isso... Não permitindo assim o avanço da depressão em direção aos Açores, e bloqueando os sistemas frontais que possam surgir...
Tens razão, os modelos têm previsto a chegada do AA em Novembro, situação que é comum. Mas mesmo assim acho que vai demorar um pouco para o AA estabilizar, o Atlântico ainda está a "ferver".
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Tens razão, os modelos têm previsto a chegada do AA em Novembro, situação que é comum. Mas mesmo assim acho que vai demorar um pouco para o AA estabilizar, o Atlântico ainda está a "ferver".


E o chamado " verão de S. Martinho", há uma explicação científica para isso, em 10 anos ocorre em 9, como bem já falou e escreveu sobre isso o meteorologista Costa Alves.

Mas em condições normais, essa fase anticiclonica e muito passageira.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Últimas saídas do GFS não têm em conta o regresso da depressão a Portugal, pelo contrário, vamos ter dias basicamente com vento nulo:

Mxtyr0p.png

d8EYDOF.png

FINwawh.png


AA parece voltar bem acompanhado com uma depressão a norte, entradas de noroeste já se sabe:

kmKGRmF.png

JSCeXCX.png

kLyZ4WP.png


Como disse, o vento vai ser escasso mas também não faz falta:
ZULPUeb.png


Ainda não acredito nesta previsão, ainda tenho esperanças que a depressão possa voltar :p
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
acordo geral entre modelos: o próximo temporal chegará dentro de 10 dias.
Em relação as ondas na nazaré, talvez por essa altura se tenha uma melhor ideia mas não se vê uma circulação forte capaz de gerar campos de ondas que atravessem o atlantico.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
acordo geral entre modelos: o próximo temporal chegará dentro de 10 dias.
Em relação as ondas na nazaré, talvez por essa altura se tenha uma melhor ideia mas não se vê uma circulação forte capaz de gerar campos de ondas que atravessem o atlantico.
Estás a falar da entrada de noroeste? (É que ainda não vi os modelos)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Com os modelos em concordância, para a semana poderemos ter a primeira linha de tempo frio, em especial no Norte.

E com a primeira queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, possivelmente.
Estás a falar de que dias? Todas as cartas de 850 hPa têm iso 10 graus no território, só no fim de semana é que a iso sai e baixam as temperaturas mas nada de mais. Só se estiveres a falar de saídas a 240h
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estás a falar de que dias? Todas as cartas de 850 hPa têm iso 10 graus no território, só no fim de semana é que a iso sai e baixam as temperaturas mas nada de mais. Só se estiveres a falar de saídas a 240h


Já estou a falar um pouco do limite da previsão de 10 dias, perto já das 240 horas. E a possível queda de neve que fiz referência será acima dos 1400\1500 m, mas é costume os primeiros nevões nos pontos mais altos das grandes serras ocorrerem no final de Outubro.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Estado
Fechado para novas mensagens.