Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A água perceptível é brutal :D

FCCBbqQ.gif
A ver se é desta que a lezíria do Tejo fica "pintada" de azul-escuro :p
Pena não estar ainda aí por baixo esta semana; tenho aqui um pluviómetro portátil novo desejoso por ser estreado :D

A troca de núcleos entre os Açores e a Islândia vai começar a mostrar "desgaste". Já há sinais de positividade/neutro na oscilação atlântica, pelo que o AA vai tentar instalar-se onde é mais habitual e as baixas pressões vão mais para norte.

cH76q6s.png

Nevertheless, até o Atlântico equilibrar, temos o Efrain a fazer "landfall" no continente até dia 16, enquanto se forma mais uma tempestade nos Açores, potencialmente a ser nomeada. O núcleo desta parece cavar ainda mais quando se aproxima da Islândia, saída para o dia 19:

1671017842442.png

Mais duas frentes quase-estacionárias sobre o território :wacko:

UqwkT0d.png

GFS tem outros planos e cria mesmo uma cut-off no dia 19. O que me parece concordar nos dois modelos é o rio atmosférico no litoral norte.

Última edição:
O que me parece concordar nos dois modelos é o rio atmosférico no litoral norte.

As previsões dos acumulados previstos pelo GFS 6z até ao dia 30/12 parecem configurar um padrão de "rio atmosférico" mas até lá ainda vai alterar e ajustar:

Como sempre GFS algo "extremo" é meramente indicativo :unsure:

p0k0w4n.jpg

Estava a pensar ir a Vigo dia 18 para 19 ao mercado de Natal.

Para Vigo, nessa altura e segundo o Foreca ( ECMWF) está prevista bastante chuva ( 40.5 mm por exemplo no dia 19 ).

zrDyJXI.jpg

E segundo o YR.no também acima dos 40 mm nessa altura:

S5x4nSi.jpg

Estes são só dois exemplos, mas no geral deverão ser uns dias com bastante chuva.

Para Vigo, nessa altura e segundo o Foreca ( ECMWF) está prevista bastante chuva ( 40.5 mm por exemplo no dia 19 ).

zrDyJXI.jpg

E segundo o YR.no também acima dos 40 mm nessa altura:

S5x4nSi.jpg

Estes são só dois exemplos, mas no geral deverão ser uns dias com bastante chuva.
Dia 18 ao fim do dia/jantar, igual?

O GFS enloqueceu e o pior é que não é propriamente o único modelo a colocar uma frente estacionária por cima da Área Metropolitana de Lisboa…

b6f310b282ba23da625989f03d94083f.jpg

Sem dúvida um situação a acompanhar, até porque já temos várias saídas operacionais de alguns modelos a modelar esta situação! :eek:

d635d58948300e455da93e0a60ba3171.gif

Tenho já visto muitas pessoas que afirmam estarem "fartas de chuva" e que querem é tempo seco e primavera e não sei quê... Não estão com muita sorte: depois duma ligeira melhoria no fim-de-semana, com a formação de uma crista anticiclónica sobre a Península Ibérica, os modelos preveem a chegada de uma nova frente às costas portuguesas. Deverá entrar na Costa da Morte, na Galiza na madrugada de domingo, no entanto devido à presença do anticiclone não se moverá muito rapidamente. :unsure:
aKKAhrPh.png

De facto, até será repulsada da Galiza um bocado devido aos movimentos magnéticos da crista anticiclónica positiva e deverá ficar estática sobre o litoral português durante a terça-feira: :rain:
wppgS3ch.png

Só na quarta-feira é que deverá chegar a Espanha, já claramente em fase de dissipação. A larga maioria dos acumulados cairá do lado português, e sobretudo na faixa costeira.

Entretanto já há modelos a comporem-se bem para a quadra natalícia, com uma situação que faz muito lembrar o começo de fevereiro de 2021. A confirmar seria o Natal mais instável meteorologicamente falando dos últimos aninhos. Veremos o que acontece! :pray:
qmz68sBh.png

Com estas previsões e o facto de estarmos em dezembro, um mês com pouca luminosidade solar e pouca evapotranspiração, não me espantaria nada que no final deste mês todo o país esteja sob o nível de capacidade de campo (seria a primeira vez desde março de 2013, se não estou em erro). Neste momento a única zona do país com menos de 40% de percentagem de água nos solos é uma zona muito pequena entre Mértola e Almodôvar. :surprise:
IBc0oJrh.png

Sendo que esse amanhã é esta madrugada e parte da manhã com o centro de Efrain a dar os últimos suspiros de vida pois decidiu vir morrer à Península.

Vejam o radar em modo animado, interessante pormenor pois vê-se parte da circulação do que resta do centro de Efrain que traz essas ultimas chuvas

Sr8CvA3.png

Quanto ao futuro, eu até tinha apostado que o Natal e Ano Novo seria frio e seco, mas ainda não vai ser agora, parece que pelo menos mais duas rondas não nos livramos.

Depois os pormenores e eventual gravidade ou não, dependem da localização desses fluxos húmidos de sudoeste e do tempo que estão quase estacionários

Sem dúvida um situação a acompanhar, até porque já temos várias saídas operacionais de alguns modelos a modelar esta situação! :eek:

d635d58948300e455da93e0a60ba3171.gif
Mas estão a "modelar" a realidade que está chegar aos Açores como se pode ver nesta imagem das 9:00? Ainda acham que isto pode mudar? É um facto bem real e não um devaneio...
1671182539798.webp