Previsão frontal do MetOffice:
Dia de hoje, 6ª, continua o pós-frontal em corrente polar marítima com aguaceiros, mais ou menos espaçados, mais ou menos alinhados segundo a direcção do vento em geral de Oeste. Isto significa que um local pode apanhar aguaceiros com maior frequência do que outros relativamente perto ou até apanhar nenhum. Possibilidade de trovoadas e granizo. Ao chegar a noite, também estará a chegar a nebulosidade alta/média do sistema frontal associado à nova depressão, nomeada 'Marta'.
Sábado dia 7, ao meio-dia a superfície frontal quente atravessou a Região Sul e a zona mais a sul do Centro, litoral e interior.
Para norte da frente quente, haverá condições para neve nas serras mais altas do interior.
A posição exacta do centro de Marta é algo diferente entre todos os modelos, aqui o UKMO prevê que esteja às 12h em frente ao Cabo Mondego com 998 hPa.
Os cerca de quase 20 hPa de gradiente de pressão entre o centro e a costa de Marrocos aliado ao movimento relativamente rápido do centro para Leste produzirá os ventos mais intensos para o litoral e terras altas do Sul, mas também segundo alguns modelos para a AML. Dependerá claro de esta ser a posição de entrada do centro e da configuração de isóbaras da depressão ser esta, mas há variações consoante os modelos.
A esta hora, o UKMO prevê que a frente fria esteja a entrar pela costa oeste, em movimento muito rápido para Leste.
Até à noite de Sábado a frente fria terá varrido toda a metade sul da península Ibérica e chegará ao Mediterrâneo.
Mas Marta terá entretanto desenvolvido uma configuração alongada envolvendo a oclusão que vai sendo formada pela região central, e a sul a frente fria terá criado uma ondulação que poderá fazer persistir a precipitação pelo litoral sul do continente. Pelo Centro o vento será de noroeste, forte no interior, de N/NNE no Norte.
Esta configuração da depressão e frentes pode ser bastante diferente na previsão por outros modelos.
Durante o dia de Domingo os últimos aguaceiros pós-frontais evoluirão de Noroeste durante a madrugada/manhã, enfraquecendo, depois virão de Oeste fracos e dispersos ao início da tarde, altura em que começará a aparecer nebulosidade alta da superfície frontal quente do sistema frontal associado à nova depressão sucedânea de Marta. A frente quente entrará Domingo à noite no continente, provavelmente em oclusão pela frente fria imediatamente posterior.
2ªfeira a oclusão terá atravessado o continente e logo de seguida nova frente quente estará prestes a entrar pelo litoral oeste ao início da tarde.
3ªfeira dia 10, assim que aquela frente quente entrar, aumentará o vento à aproximação de frentes frias em corrente forte de WSW.
2ª e 3ª feira serão assim dois dias de bastante chuva, novamente em todo o continente mas especialmente no Norte e Centro.