Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
E que tal darem a indicação que as pessoas devem permanecer em suas casas, evitando até deslocações para trabalhar. Pelo menos para as zonas previstas de maior impacto. Com tanta árvore, e mesmo algumas estruturas, que vão colapsar será perigoso estar no exterior.
Isso aqui em Lisboa, nunca me lembro de te acontecido...
Este ano devido ao calor no Verão e tendo em conta que aqui em casa, ambos trabalhamos num local sem condiçoes nenhumas a nivel de tempo, chegando ao ponto de suportarmos 30 graus nos gabinetes, a nossa Presidente, enviou-nos a todos para casa e em teletrabalho total e estivemos quase todo o mes de Agosto em casa...
Mas isto foi algo interno...
Que eu tenha conhecimento nunca em Lisboa, em circusntancia nenhuma se fecharam escolas ou se mandou alguém para casa...
Aqui ninguém tem medo de nada, é casa roubada , trancas á porta...
Mas sim, com estas previsoes e com tanta arvore velha em solos saturados de agua, se calhar pelo menos amanha de manha, as pessoas nao terem que se deslocar...
Eu, também vou ter que sair amanha, que é dia de trabalho presencial em Alfragide...espero que não aconteça nada durante a noite ou manha.

Vale o que vale, cada um com a sua opinião...

Ele tem razão, recebemos todos a mesma mensagem (eu até recebi em dose dupla), mas em grande parte dos locais não se vão atingir rajadas até 140km/h. Isso será mais restrito à zona onde o centro da depressão entrar e acho que deve ficar bem claro. Vai ser uma noite ventosa, é um facto, mas penso que não será nada fora do comum para janeiro em grande parte do território.
No entanto, há sempre o risco de quedas de estruturas e de árvores e as pessoas devem-se prevenir, sendo que neste último caso é um risco acrescido devido aos solos saturados.

A incerteza diz respeito à zona que poderá ser mais afetada porque este tipo de depressões são difíceis de modelar.

Como os efeitos desta depressão serão sentido durante a madrugada não faz sentido fechar escolas, etc. No ano passado também tivemos algo semelhante com a depressão Martinho, mas não se encerrou nada porque ocorreu de madrugada.

Última edição:
ECMWF 12 Z indica que o centro entra algures entre o Porto e Aveiro como uma depressão muito cavada de 975 a 976 hpa.

Faltam poucas horas para o evento, é acompanhar em nowcasting e logo saberemos qual o modelo que mais se aproximou da realidade, como estaremos de localização do sistema, chuva, vento, neve etc..

1769538809218.webp

1769538785037.webp

1769538760645.webp

1769539123357.webp

1769539696406.webp

Destaque também para o possível nevão em Trás-os -Montes:

1769539741185.webp

Última edição:
falar em fechar escolas e ficar em casa não faz sentido até porque o pior está previsto ocorrer de madrugada. No ano passado também tivemos algo semelhante com a depressão Martinho, mas não se encerrou nada porque ocorreu de madrugada.
O fecho das escolas penso que é essencial que seja feito para o período da manhã, porque não se sabe quais vão ser as condições posteriores de circulação nas estradas nos distritos sob Aviso Vermelho, quiçá também sob Laranja..
Estamos a pensar não nas escolas urbanas, das grandes cidades, mas nas escolas das pequenas localidades.
Haverá certamente impedimentos e interdições de estradas que só ao fim da madrugada, quando os alunos já estiverem a sair para a escola, a apanhar transportes privados ou públicos, especialmente nos meios não citadinos, serão conhecidos e nem todos poderão atempadamente ser conhecidos. Refiro-me a queda de árvores, de postes vários, desde iluminação pública a linhas de eletricidade, taludes e barreiras, inundações locais, transbordo de ribeiras que já estão de resto a decorrer.
Portanto, sim, concordo em absoluto com o fecho de escolas no período da manhã nas zonas onde o IPMA em articulação com a Protecção Civil entender que haverá condições e consequências mais gravosas.

Vale o que vale, cada um com a sua opinião...
Não concordo com tudo, mete o acento na incerteza da zona mais atingida mas depois por outro lado vai dizendo que para norte não e que pode abranger até mais a sul incluindo Setúbal. Se é incerto, e é, então não meta a colherada da sua opinião que não tem mais meios de previsão do que o próprio IPMA.
Estas opiniões difundidas para a larga audiência das redes sociais não é correcta, deve limitar-se ao que é oficial e não procurar protagonismo.

O fecho das escolas penso que é essencial que seja feito para o período da manhã, porque não se sabe quais vão ser as condições posteriores de circulação nas estradas nos distritos sob Aviso Vermelho, quiçá também sob Laranja..
Estamos a pensar não nas escolas urbanas, das grandes cidades, mas nas escolas das pequenas localidades.
Haverá certamente impedimentos e interdições de estradas que só ao fim da madrugada, quando os alunos já estiverem a sair para a escola, a apanhar transportes privados ou públicos, especialmente nos meios não citadinos, serão conhecidos e nem todos poderão atempadamente ser conhecidos. Refiro-me a queda de árvores, de postes vários, desde iluminação pública a linhas de eletricidade, taludes e barreiras, inundações locais, transbordo de ribeiras que já estão de resto a decorrer.
Portanto, sim, concordo em absoluto com o fecho de escolas no período da manhã nas zonas onde o IPMA em articulação com a Protecção Civil entender que haverá condições e consequências mais gravosas.
Concordo na integra.
Lembro-me da ultima vez que houve uma grande temporal de noite aqui em Lisboa (já nao me lembro exctamente quando, mas foi nos ultimo inverno, penso eu) que os estragos só se viram ás primeiras luzes do dia..
Aqui á minha frente, acordamos com arvores gigantes arrncadas pela raiz, e uma estrada semi cortada por uma uma arvore imensa que caiu de 2 carros, que veio parar á estrada...
Eu pessoalmente nunca tinha visto nada assim, foi uma terrivel mas só de manha tivemos a real percepção do que tinha acontecido naquela noite...
O que se está aqui a falar é nas consequencias do que poderemos encontrar, obviamente nao em todas as zonas do pais, mas mas mais afectadas ao que se irá passar de noite...
Sinceramente nao se parece que vai ser uma noite fácil, mas também nao será uma manha fácil...
Será com toda a certeza uma manha de muito trabalho e esperemos sinceramente que nao existam perdas significativas de bens ou até de outra ordem...

Não concordo com tudo, mete o acento na incerteza da zona mais atingida mas depois por outro lado vai dizendo que para norte não e que pode abranger até mais a sul incluindo Setúbal. Se é incerto, e é, então não meta a colherada da sua opinião que não tem mais meios de previsão do que o próprio IPMA.
Estas opiniões difundidas para a larga audiência das redes sociais não é correcta, deve limitar-se ao que é oficial e não procurar protagonismo.
Só partilhei porque é mais uma opinião, porque todos os que aqui andam gostam e entendem um pouco destas coisas da Meteorologia, mas não concordo também com estas partilhas por amigos ou conhecidos via redes sociais, aliás existe um certo site e senhor que nao é este, que em certas redes sociais que faz sempre previsões completamente insanas e apocalípticas, o que assusta imenso as pessoas e é de todo desaconselhável...
Quando me falam nesta pessoa eu digo logo que nada daquilo é verdadeiro, é só protagonismo puro e duro...

Sei que há imprevisibilidade do landfall mas digam-me como e que existem modelos a dizer que é na zona do Porto, outro em Aveiro, outro em Coimbra e já há em Leiria. Podem elucidar-me?

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Só partilhei porque é mais uma opinião, porque todos os que aqui andam gostam e entendem um pouco destas coisas da Meteorologia, mas não concordo também com estas partilhas por amigos ou conhecidos via redes sociais
Ainda me lembro perfeitamente, que poucas horas antes do Leslie entrar no continente, no boletim meteorológico da RTP, o IPMA disse que não seríamos afetados pela tempestade, e depois foi o que foi...

Sei que há imprevisibilidade do landfall mas digam-me como e que existem modelos a dizer que é na zona do Porto, outro em Aveiro, outro em Coimbra e já há em Leiria. Podem elucidar-me?

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
Está nas mensagens anteriores, as cartas de cada modelo/saída são elucidativas da incerteza.

Nesta carta do ECMWF, modelada às 12h de hoje, temos o pior do vento a entrar entre Aveiro e a Figueira da Foz.
O vento estimado, no caso as rajadas, rondará os 144 e os 180 km\h, transpondo da escala anexa.
E toda a costa até ao Alentejo Pode ver ainda rajadas com força de furacão.

Não me admira que tenham enviado notificações generalizadas.
Basicamente todo o país será afectado por vento muito forte a vento de furacão.
Nesta configuração, apenas seria poupado o extremo norte, o que no caso do nordeste transmontano traria bastante neve, devido a ter uma entrada húmida mais continental durante umas horas.

ecmwf.webp