Previsões segundo os Modelos - Dezembro 2006

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Sabado dia 9 pelas 9horas temos uma -3 e uma -33 a 500hPa, com uma 529dam aqui no Porto :surprise: :w00t:

Com esta configuração actual já arriscava cota de neve 500 para muitas zonas no Norte :cold:

Mas que grande saída esta das 12h :D :D :D

grande saida mesmo vamos rezar para que se mantenha e acima de tudo que a precipitação se mantenha pois mais do que o frio o meu medo e que nao exista nenhuma precipitação quando a iso 0 estiver a afectar-nos...
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
grande saida mesmo vamos rezar para que se mantenha e acima de tudo que a precipitação se mantenha pois mais do que o frio o meu medo e que nao exista nenhuma precipitação quando a iso 0 estiver a afectar-nos...

Pois é, isso aconteceu muito no ano passado, quando o frio em altura ainda não tinha entrada havia precipitação á farta, e quando finalmente entrava ia-se-nos a precipitação para Espanha e nós ficavamos a chupar no dedo :mad:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ainda temos de nos lembrar que basta a depressão não descer tanto ou descer demasiado e esfuma-se por completo a entrada de NW.....
Mas vamos acreditar que é desta! :thumbsup: :rolleyes:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Na saida das 18z a situação para o próximo fim de semana continua parecido à saida das 12z, mas para a próxima quarta o GFS retira algum frio a 850hPa...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
grande saida mesmo vamos rezar para que se mantenha e acima de tudo que a precipitação se mantenha pois mais do que o frio o meu medo e que nao exista nenhuma precipitação quando a iso 0 estiver a afectar-nos...


Ate no Sul...

Como eu disse se a frente que passou calha a passar entre a 1 e as 4 da manha tinha nevado a 500m de altitude, pois estou a registar minimas na cota 0 e em pleno clima sub-tropical de 7 graus celsius!! agora imaginem a 500m!!!

Estou neste momento a uma volta de 9 Graus!!!:shocking:

Cheira-me a Gelo no ar!! e por curiosidade foi á serra esta tarde e vi algumas celulas a despejarem agua com fartura e cubrirem os montes mais altos, cerca de 600 m do lado espanhol !!!:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
]ToRnAdO[;18579 disse:
Ate no Sul...

Como eu disse se a frente que passou calha a passar entre a 1 e as 4 da manha tinha nevado a 500m de altitude, pois estou a registar minimas na cota 0 e em pleno clima sub-tropical de 7 graus celsius!! agora imaginem a 500m!!!

Estou neste momento a uma volta de 9 Graus!!!:shocking:

Cheira-me a Gelo no ar!! e por curiosidade foi á serra esta tarde e vi algumas celulas a despejarem agua com fartura e cubrirem os montes mais altos, cerca de 600 m do lado espanhol !!!:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Estás a exagerar, mínimas de 7ºC nesse "clima sub-tropical" são normais! Em janeiro de 2005, VRSA teve uma mínima absoluta de -1,6ºC (e nem foi record) e uma média das mínimas de 3,9ºC. Eu sei, foi um mês frio, mas prova que o clima aí não é tao quente como queres fazer querer :D

Esses 9ºC é que são interessantes, pois eu tenho neste momento 11,8ºC :maluco:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Estás a exagerar, mínimas de 7ºC nesse "clima sub-tropical" são normais! Em janeiro de 2005, VRSA teve uma mínima absoluta de -1,6ºC (e nem foi record) e uma média das mínimas de 3,9ºC. Eu sei, foi um mês frio, mas prova que o clima aí não é tao quente como queres fazer querer :D

Esses 9ºC é que são interessantes, pois eu tenho neste momento 11,8ºC :maluco:

:huh: pois eu por aqui tenho 11.4ºc :D
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Estás a exagerar, mínimas de 7ºC nesse "clima sub-tropical" são normais! Em janeiro de 2005, VRSA teve uma mínima absoluta de -1,6ºC (e nem foi record) e uma média das mínimas de 3,9ºC. Eu sei, foi um mês frio, mas prova que o clima aí não é tao quente como queres fazer querer :D

Esses 9ºC é que são interessantes, pois eu tenho neste momento 11,8ºC :maluco:

Eu sei que esta zona é fria, alias e bastante fria sob a influencia de noratadas poix se formos a considerar estou num litoral bem interiorizado!!!!!:eek:

é normal quando em pleno Dezembro, janeiro e fevereiro as temp. abaixem um pouco!!! numa media de 5Cº de minima e 14 de max!!!

O que nao esta a ser normal e a variavel de temperatura de min com max!!!

Outra coisa: JA NAO NEVA UMA SEMANA SEGUIDA EM VRSA Á 57 ANOS salvo erro!!! pois para um clima sub-tropical, nevar nao faz parte do diccionario


A anomalia climatica esta bem acentuada por aqui!!! Temp: 9.2Cº
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Pois bem, estive a reparar e esta descansado fil que -foi um 'foco' de frio que esta a passar por aqui!!! poix daqui a 1 hora devera aumentar ara os 11C e gradualmente para os 16C para o resto da noite!!!
assim o meu clima sub-tropical com alguns picos de nortada!!! :huh: deixa-me assim poix e muito instavel de noite e muito estavel de dia!!!

para tu veres a variaçao de temp: aqui é de 4C em dia e estou a ter á 5 dias uma media de 9Cº!!!

Boa noite a todos:thumbsup:
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
As amplitudes térmicas são tipicas do interior não sei se será correcto considerar-se clima sub-tropical a essa região :) até pelos niveis de precipitação reduzidos A precipitação de chuvas nos climas sub-tropicais é intensa, atingindo média de até 2.000 mm/ano. Esse é um tipo de clima temperado Mediterrânico com um perfume do agreste " temperado continental " nas noites mais frias
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Só para relembrar, pode ser útil...
fórmula de cálculo da espessura

exemplo : 520- (( 1030-1000)X0.8) = 520- 24 = 496 DAM

Nas cartas a 500hPa são em isolinhas com um intervalo de 18 dam.
A espessura é medida em Decametros, o quanto o ar está quente ou frio na camada mais baixa da Troposfera até 5km, embora não tão apuradas como as de 850hPa

Tendo como exemplo evento a 14 Janeiro de 1987, i.e,
http://www.wetterzentrale.de/archive...0119870112.gif

532- ((1010-1000)X0.8)= 532-8=> igual a 524 DAM


Para dia 08 :
532 -((1015-1000)X 0.8)=???
bem não digo mais nada vou esperar e depois ver...:rolleyes:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Só para relembrar, pode ser útil...
fórmula de cálculo da espessura

exemplo : 520- (( 1030-1000)X0.8) = 520- 24 = 496 DAM

Nas cartas a 500hPa são em isolinhas com um intervalo de 18 dam.
A espessura é medida em Decametros, o quanto o ar está quente ou frio na camada mais baixa da Troposfera até 5km, embora não tão apuradas como as de 850hPa

Tendo como exemplo evento a 14 Janeiro de 1987, i.e,
http://www.wetterzentrale.de/archive...0119870112.gif

532- ((1010-1000)X0.8)= 532-8=> igual a 524 DAM


Para dia 08 :
532 -((1015-1000)X 0.8)=???
bem não digo mais nada vou esperar e depois ver...:rolleyes:

:palmas: :palmas: :palmas: :uau: :uau: :uau: :assobio: :assobio: :assobio: