Previsões segundo os Modelos - Dezembro 2006

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Estive a ver a situação de 25-26 Nov 2005. Tendo algumas semelhanças, foi no entanto mais fria e com o anticilone localizado a NE, o que originou um fluxo Norte.

Como se lembram, nesse episódio a cota deve ter andado pelos 400m, com neve em cidades como Viseu e Vila Real. Aqui só tivemos direito a uns floquitos, mesmo com a iso -5ºC a 850 hPa :(
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Estive a ver a situação de 25-26 Nov 2005. Tendo algumas semelhanças, foi no entanto mais fria e com o anticilone localizado a NE, o que originou um fluxo Norte.

Como se lembram, nesse episódio a cota deve ter andado pelos 400m, com neve em cidades como Viseu e Vila Real. Aqui só tivemos direito a uns floquitos, mesmo com a iso -5ºC a 850 hPa :(

Sim Dan de facto foi excelente, mas penso que ainda vai meter mais precipitação, contudo, estamos a esquecer que a precipitação vai ser intensa amanhã e dia 7/8, assim como o vento, espero que não haja problemas, já que os solos a NW estão completamente ensopados, ai vêm mais deslizamentos.....
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
humm yah seringador! tu ek ke sabes! epa deus queira que sim!!!:D ..yah ha falta de precepitaçao pa essas serras!!=\...esperar pa ver! ;) ...i ai pa tua zona? n preves uma nevezinha?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Estive a ver a situação de 25-26 Nov 2005. Tendo algumas semelhanças, foi no entanto mais fria e com o anticilone localizado a NE, o que originou um fluxo Norte.

Como se lembram, nesse episódio a cota deve ter andado pelos 400m, com neve em cidades como Viseu e Vila Real. Aqui só tivemos direito a uns floquitos, mesmo com a iso -5ºC a 850 hPa :(

Essa entrada, da qual coloquei fotos, teve muita pouca precipitação. Uma verdadeira miséria...
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
ainda há 3 dias, :cold: nem vê-lo!!
Agr frio ja há, mas sem chuva!!!
Não me admiro que aqui daqui a dois diazitos os modelos metam agua:lol:
Era sonho, mas não era o unico a querer.;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Estive a ver a situação de 25-26 Nov 2005. Tendo algumas semelhanças, foi no entanto mais fria e com o anticilone localizado a NE, o que originou um fluxo Norte.

Como se lembram, nesse episódio a cota deve ter andado pelos 400m, com neve em cidades como Viseu e Vila Real. Aqui só tivemos direito a uns floquitos, mesmo com a iso -5ºC a 850 hPa :(

No entanto o percorrido marítimo é muito maior... talvez a maior queda de precipitação compense a falta de frio...
E atenção a essa bolsa de -35ºC a 500hPa.... pode originar uma ciclogenese...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Com esta é que não contava, uma -3 a 850hPa e -34ºC a 500hPa, com a linha de 528dam sobre o Porto durante 6 horas consecutivas :surprise: :surprise: :cold:

Dá para sonhar :rolleyes: :D

Aí para Melgaço deve ser suficiente para cair alguma coisa, que achas Minho? ;)

Nem me fales! O meu medo é o que acontece quase sempre nestas situações ou retiram o frio à última da hora ou enganam-se rotundamente na quantidade de precipitação....

Mas sem dúvida, tal como está neste momento o GFS, cairia mais que suficiente, com acumulações interessantes a partir dos 900 metros...
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Nem me fales! O meu medo é o que acontece quase sempre nestas situações ou retiram o frio à última da hora ou enganam-se rotundamente na quantidade de precipitação....

Mas sem dúvida, tal como está neste momento o GFS, cairia mais que suficiente, com acumulações interessantes a partir dos 900 metros...

O meu medo neste momento é o GFS dar uma grande volta e tirar-nos o frio para o fim de semana. Já me contentava bastante com a situação actual, aí vou eu a caminho de Fafe (espero ficar parado nas filas da A7 devido à queda de neve :lmao: )

Já agora alguém sabe qual a cota máxima da A7 entre Guimarães e Fafe? Penso que cerca de 700 metros, mas posso estar enganado :unsure:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O choque térmico para o pessoal é que vai dar que falar... depois de tanta anomalia positiva....
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
DIA 04 DE DICIEMBRE DE 2006 A LAS 19:00 HORA OFICIAL.

PREDICCION VALIDA DESDE LAS 00 HASTA LAS 24 HORAS DEL MARTES
DIA 05.
(ESTA PREDICCION SE ACTUALIZARA A LAS 06 H.O. DEL MARTES 05).

A.- FENOMENOS SIGNIFICATIVOS:

LLUVIAS MODERADAS, PERSISTENTES Y LOCALMENTE FUERTES EN GALICIA.
NEVADAS POR ENCIMA DE LOS 1000M EN CASTILLA Y LEON. RACHAS DE
VIENTO MUY FUERTE EN EL LITORAL DE GALICIA, EN CANTABRIA Y EN
ASTURIAS. INTERVALOS DE VIENTO FUERTE EN ZONAS ALTAS DEL INTERIOR
DE LA PENINSULA Y LITORAL DE ANDALUCIA Y MURCIA

acho que vou para moncorvo este fim de semana...:rolleyes:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O meu medo neste momento é o GFS dar uma grande volta e tirar-nos o frio para o fim de semana. Já me contentava bastante com a situação actual, aí vou eu a caminho de Fafe (espero ficar parado nas filas da A7 devido à queda de neve :lmao: )

Já agora alguém sabe qual a cota máxima da A7 entre Guimarães e Fafe? Penso que cerca de 700 metros, mas posso estar enganado :unsure:

Penso que a seguir a Fafe a autoestrada sobe muito... às tantas mais vale a pena continuar para lá de Fafe ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Entretanto, amanhã temos mais um dilúvio para o Noroeste do País...

rtavn244ao7.png