Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Minho disse:
Não sei se estou a dizer um disparate... Mas nas terras acima dos 900 metros poderemos assistir a um blizzard... Eu pelo menos não me lembro de vento tão forte com uma iso inferior a 0ºC.... :cold: :cold:


sim se houver uma boa acumulação de neve não chão e com esse vento tão forte pode haver um blizzard nas terras altas ai depois não há limpa neves que cheguem para desimpedirem as estradas!!
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Uma ideia, então esta ventania, não poderá fazer com que as isos a 850 possam baixar devido a tanta circulação de ar? :eek:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
LUPER disse:
Uma ideia, então esta ventania, não poderá fazer com que as isos a 850 possam baixar devido a tanta circulação de ar? :eek:
Vamos ver o que nos reserva essa baixa pressão... Com a pressão que tem no seu núcleo se resolve cruzar a peninsula de Norte a Sul.... não sei o que aconteceria. Como vimos em 20/01 as surpresas acontecem.... ;)
 
Última edição:

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Era ai que eu queria chegar, vejo tanta instabilidade na atmosfera, que para mim tudo pode acontecer.

Além disso, já viram quantos dias vamos ter isos de -2 a -4 a norte de Coimbra? Acham que isso não provoca um arrefecimento acrecentado, +ela duração do fenomeno? Não esquecendo que a humudade será mais do que muita, algo pode acontecer.

Afinal em Sines nevou com uma -3 ou -4 e uma -30, ou seja, neve à cota 0, com essas condições. :D
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
LUPER disse:
Era ai que eu queria chegar, vejo tanta instabilidade na atmosfera, que para mim tudo pode acontecer.

Além disso, já viram quantos dias vamos ter isos de -2 a -4 a norte de Coimbra? Acham que isso não provoca um arrefecimento acrecentado, +ela duração do fenomeno? Não esquecendo que a humudade será mais do que muita, algo pode acontecer.

Afinal em Sines nevou com uma -3 ou -4 e uma -30, ou seja, neve à cota 0, com essas condições. :D

Sinceramente acho que estaremos a sonhar demasiado alto, mas a esperança é sempre a última a morrer...

Mas não me parece infelizmente, tendo em conta os dados que temos de momento :(
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
tozequio disse:
Sinceramente acho que estaremos a sonhar demasiado alto, mas a esperança é sempre a última a morrer...

Mas não me parece infelizmente, tendo em conta os dados que temos de momento :(

A -5 np fim de janeiro practicamente ficou-se pelo Tejo, e viram a neve que caiu a sul do Tejo à cota 0 :w00t:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
LUPER disse:
A -5 np fim de janeiro practicamente ficou-se pelo Tejo, e viram a neve que caiu a sul do Tejo à cota 0 :w00t:
Em Melgaço no sábado de manhã nem cota -5 tinhamos e a primeira gota que caiu foi logo em forma de neve...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
LUPER disse:
Era ai que eu queria chegar, vejo tanta instabilidade na atmosfera, que para mim tudo pode acontecer.

Além disso, já viram quantos dias vamos ter isos de -2 a -4 a norte de Coimbra? Acham que isso não provoca um arrefecimento acrecentado, +ela duração do fenomeno? Não esquecendo que a humudade será mais do que muita, algo pode acontecer.

Afinal em Sines nevou com uma -3 ou -4 e uma -30, ou seja, neve à cota 0, com essas condições. :D

Pois, o problema é mesmo esse. A humidade elevada favorece a fusão da neve. Nessas condições é necessário uma temperatura ainda mais baixa para a neve chegar ao solo sem fundir.
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Sinceramente axo que vamos ter muita neve, mas as cotas irão ser altas, axo que o episodio de 29 de Janeiro está longe de acontecer tendo em conta os últimos modelos das 18 horas. Vamos ver o que vem aí a seguir para tirar-mos melhores conclusões. :(
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Uma coisa não tenho duvidas e todos já devem saber os melhores dias vão ser o final de sábado e domingo, muita chuva muito vento(90/100km/h) e neve em cotas que se baixarem dos 900 ou 800m já me surpreende,outro factor importante é o factor vento que vai provocar um efeito de sensação de frio bastante intenso nas terras altas em particular. :)
 
Última edição:

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
miguel disse:
Uma coisa não tenho duvidas e todos já devem saber os melhores dias vão ser o final de sábado e domingo, muita chuva muito vento(90/100km/h) e neve em cotas que se baixarem dos 900 ou 800m já me surpreende,outro factor importante é o factor vento que vai provocar um efeito de sensação de frio bastante intenso nas terras altas em particular. :)

Essa do vento é que não me agrada, por experiência própria, quando faz muito vento geralmente neva pouco.

Agora...o blizzard, já era sonhar de mais, claro que não digo que não aconteça, em cotas elevadas.
 
Última edição: