Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
tozequio disse:
Deixámos metada do fórum acordado a noite toda à espera de um nevão imaginário :lmao:

Mas mais 1 vez digo, foi uma noite muito divertida ;)
"ha e tal vamos esperar pela imagem de satelite das 1h, sera k a frente ta a vir para norte ou para sul? nao eu digo k vai afectar o pais todo e vai nevar em todo o lado :lmao: :lmao: / temos de arranjar limpa neves pra brisa :lmao: :lmao: / sera k vou estrear a minha pá nova :lmao: :lmao: /quem quer escrever um aviso pa sic/tvi :lmao: alguns dos episodio k me lembre e k eu tb participei como e claro :lmao: :lmao:
 


tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
spiritmind disse:
"ha e tal vamos esperar pela imagem de satelite das 1h, sera k a frente ta a vir para norte ou para sul? nao eu digo k vai afectar o pais todo e vai nevar em todo o lado :lmao: :lmao: / temos de arranjar limpa neves pra brisa :lmao: :lmao: / sera k vou estrear a minha pá nova :lmao: :lmao: /quem quer escrever um aviso pa sic/tvi :lmao: alguns dos episodio k me lembre e k eu tb participei como e claro :lmao: :lmao:

:lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Zoelae disse:
Calmem aí todos que eu não sou nenhum salvador.

Quanto á Covilhã, eu não conheço muito bem aí o microclima, não vivo aí.

O que reparo é k tem sempre temperaturas muito elevadas para a sua altitude e para estar tão prox da serra da estrela. Não te dou grandes esperanças.
O que acho é que o frio afectará mais o Nordeste, e a cota 500m não é para todos Tozéquio
se te estas a referir as temperaturas do INM esquece pois eles tem a estaçao meterologica montada no aerodromo ou seja na parte baixa e plana da cidade onde a altura e 300m :D por isso e k sao uns cromos pois a temperatura k eles metem no site nunca e a temperatura real da cidade...
neste momento tenho -1.0c e vivo a 750m e eles no site tem 1.5ºc a difrença é grande
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fil disse:
Há mais meteogramas personalizados aqui:

http://www.arl.noaa.gov/ready/cmet.html

Quanto á tua pergunta spiritmind, acho que com temperatura baixa a 850hPa e alta a 500hPa podes ter perfeitamente 0ºC ou temperatura negativa á superficie mas estar a chover. Com temperatura a 850hPa alta mas 500hPa baixa, podes ver nevar com 4ºC ou mais graus :D

As duas são importantes. Só ainda não percebi aquilo do dam que o Seringador tanto fala :hehe:

O dam é a representação de decametros. Nos mapas 500hPA Geopotencial são "colorizados" em função da espessura da atmosfera entre os 1000hPA e os 500hPa. Assim, quanto temos 520 significa 520 dam = 520 x 10 m = 5200 metros. Esta será a espessura da atmosfera. Quanto mais baixa significa que mais "comprimida" está a coluna de ar, logo o frio está mais próximo da superfície.
Uma espessura de 519 é quase 100% de certeza neve.
Penso que o frio em altitude é importantíssimo porque contribuí em muito para a inestabilidade. Quanto maior o diferencial entre a temperatura superficial a a temperatura a 500hPa mais instabilidade temos.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Minho disse:
O dam é a representação de decametros. Nos mapas 500hPA Geopotencial são "colorizados" em função da espessura da atmosfera entre os 1000hPA e os 500hPa. Assim, quanto temos 520 significa 520 dam = 520 x 10 m = 5200 metros. Esta será a espessura da atmosfera. Quanto mais baixa significa que mais "comprimida" está a coluna de ar, logo o frio está mais próximo da superfície.
Uma espessura de 519 é quase 100% de certeza neve.
Penso que o frio em altitude é importantíssimo porque contribuí em muito para a inestabilidade. Quanto maior o diferencial entre a temperatura superficial a a temperatura a 500hPa mais instabilidade temos.

ora aki esta uma explicação simples de compreender muito obrigado minho, ou seja pelo k se ve nos gfs e bom k um esteja mais alto k outro
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
spiritmind disse:
se te estas a referir as temperaturas do INM esquece pois eles tem a estaçao meterologica montada no aerodromo ou seja na parte baixa e plana da cidade onde a altura e 300m :D por isso e k sao uns cromos pois a temperatura k eles metem no site nunca e a temperatura real da cidade...
neste momento tenho -1.0c e vivo a 750m e eles no site tem 1.5ºc a difrença é grande
Aí parece k o efeito da continentalidade é menor
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Minho disse:
O dam é a representação de decametros. Nos mapas 500hPA Geopotencial são "colorizados" em função da espessura da atmosfera entre os 1000hPA e os 500hPa. Assim, quanto temos 520 significa 520 dam = 520 x 10 m = 5200 metros. Esta será a espessura da atmosfera. Quanto mais baixa significa que mais "comprimida" está a coluna de ar, logo o frio está mais próximo da superfície.
Uma espessura de 519 é quase 100% de certeza neve.
Penso que o frio em altitude é importantíssimo porque contribuí em muito para a inestabilidade. Quanto maior o diferencial entre a temperatura superficial a a temperatura a 500hPa mais instabilidade temos.
Mais um site com termos acessiveis para quem quiser saber mais sobre essa coisa estranha de Altura Geopotencial, que é diferente de Geopotencial.

http://www.meteoasturias.com/cursosmeteo/mapas/cap6.htm :D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Minho disse:
O dam é a representação de decametros. Nos mapas 500hPA Geopotencial são "colorizados" em função da espessura da atmosfera entre os 1000hPA e os 500hPa. Assim, quanto temos 520 significa 520 dam = 520 x 10 m = 5200 metros. Esta será a espessura da atmosfera. Quanto mais baixa significa que mais "comprimida" está a coluna de ar, logo o frio está mais próximo da superfície.
Uma espessura de 519 é quase 100% de certeza neve.
Penso que o frio em altitude é importantíssimo porque contribuí em muito para a inestabilidade. Quanto maior o diferencial entre a temperatura superficial a a temperatura a 500hPa mais instabilidade temos.

Bem explicado, obrigado ;)

A saída das 00h é muito boa para aqui para Bragança, neve quase certa para esta noite :)

Não acredito é que neve em Vila Real :(
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
No domingo de manhã vou pra boticas. alguem me sabe dizer a q cota está boticas?
e ja agora, n haverá hipotese de pisar uns flocos de neve logo de manhã? :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boticas, está a uma cota excelente para a Neve mas é melhor ir hoje ao fim do dia pq o fluxo de NE vindo do UK vai chegar!

http://www.ecmwf.int/samples/d/animate/catalog/samplers/banner/rh_and_wind!700%20hPa!0!Europe!pop!od!oper!w_uv_rh!2006022400!!!step/
;)
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Bom dia a todos,

Seringador gostaria de saber as tuas previsões para a serra do açor que fica a cerca de 30KMs da estrela. A minha terra fica a uma altitude aprox. de 650mts. Será que vai nevar desta vez? :cold:
Abraços
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Zoelae disse:
Mais um site com termos acessiveis para quem quiser saber mais sobre essa coisa estranha de Altura Geopotencial, que é diferente de Geopotencial.

http://www.meteoasturias.com/cursosmeteo/mapas/cap6.htm :D

Nos mapas de espessura de 1000hPa-500hPa normalmente a medida utilizada são os decametros geopotenciais (gpdm) e não simplesmente metros. Isto porque o ar à medida de que se desloca pela superfície terrestre vai perdendo ou ganhando energia potencial pois junto dos polos a força gravítica é menor que no equador. Ou seja a mesma coluna de ar a 500hPa deverá ter uma altura diferente do equador para os polos. Vai daí, resolveu-se criar a altura geopotencial, que não é mais do que normalizar todos os pontos da mesma superfície isobárica de modo a que sejam comparáveis entre si.
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pedro Canelas disse:
Bom dia a todos,

Seringador gostaria de saber as tuas previsões para a serra do açor que fica a cerca de 30KMs da estrela. A minha terra fica a uma altitude aprox. de 650mts. Será que vai nevar desta vez? :cold:
Abraços

Boas Pedro

Bem as hipóteses estão a 50 a 60% desde que ocorra precipitação de hoje à noite e amanhã pq depois a cota sobe para 800/900m ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Minho disse:
Nos mapas de espessura de 1000hPa-500hPa normalmente a medida utilizada são os decametros geopotenciais (gpdm) e não simplesmente metros. Isto porque o ar à medida de que se desloca pela superfície terrestre vai perdendo ou ganhando energia potencial pois junto dos polos a força gravítica é menor que no equador. Ou seja a mesma coluna de ar a 500hPa deverá ter uma altura diferente do equador para os polos. Vai daí, resolveu-se criar a altura geopotencial, que não é mais do que normalizar todos os pontos da mesma superfície isobárica de modo a que sejam comparáveis entre si.

Sim Minho temos de ter isso em conta! :)

Aqui têm um site com o cálculo automático do dam;)
http://www.medvale.demon.co.uk/thk.htm