Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Discordo totalmente Dan:huh:

O IM não fala de 800 a 700, menciona 1200 e depois " ao longo do dia desce de entre 800-1000", ou desce para os 800 ou para os 1000, o que revela mais uma vez a falta de confiança do IM:p o que não é a mm coisa, mesmo tendo em conta o teu comentário:nono: ;)
ás 00h do dia 22 a cota vai ser de 1000m depois desce para 700 ás 06 da manhã depois para 500/600 ás 12h e depois para as 00 de 23 poderá ser 400m se houver precipitação;)
Mas isto é a minha opinião de observação:rolleyes:

Mesmo em Portugal, que é um país relativamente pequeno, as cotas não vão ser, nem costumam ser, iguais em todo o território. Por isso, acho aceitável que coloquem as cotas com um intervalo de valores. A esta distância é também aceitável que as previsões sejam feitas com uma maior margem de erro para cima. O cenário ainda não está totalmente definido.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Epá eu ainda estou com algumas duvidas. Será que poderemos dizer que é a 2º onda de frio de este Inverno? Que me dizem vcs? Será?:D :D :D :D :D

Pode ser que sim.

Onda de frio corresponde a 6 dias consecutivos com temperatura mínima inferior em 5ºC ao valor médio da temperatura mínima.

Já agora, onde e quando foi a primeira onda de frio deste Inverno?
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Mesmo em Portugal, que é um país relativamente pequeno, as cotas não vão ser, nem costumam ser, iguais em todo o território. Por isso, acho aceitável que coloquem as cotas com um intervalo de valores. A esta distância é também aceitável que as previsões sejam feitas com uma maior margem de erro para cima. O cenário ainda não está totalmente definido.

mas isso já sabemos que Portugal é um País pequeno e que o relevo não é igual;) :D e, tb já sabemos que 72h é um espaço temporam muito grande para o IM:D :lmao: :lmao: e de facto não acho ceitável.:disgust:
Agora se bem te recordas no ano passado dia 29 Jan só a 24h deram cota entre 600 a 400, quando pelo menos aqui já se sabia que iria ser menos...
Enfim, mas compreendo a tua posição de sempre defender um dos lados:unsure: :unsure:
falta de segurança em previsões é um mal comum....preferem sempre aguardar...:sad: :sad: :p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pode ser que sim.

Onda de frio corresponde a 6 dias consecutivos com temperatura mínima inferior em 5ºC ao valor médio da temperatura mínima.

Já agora, onde e quando foi a primeira onda de frio deste Inverno?

Pensava que eram 5 dias, já que para a onda de calor são considerados 5 dias

e...:rolleyes:
mais uma vez relembro que se tivessemos já a média de 1971/2000 haveria mais considerações relativas ás ondas de frio, pq os dados em que se baseia o IM para esses indicadores é da média 61-90, onde existiram duas décadas frias, ou seja 2/3 da time serie;)

mas não vamos voltra a esta conversa pq já foi discutida

Bem vamos a ver se os dias primaveris como alguns membros aplelidam, se continuam....
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Epá eu ainda estou com algumas duvidas. Será que poderemos dizer que é a 2º onda de frio de este Inverno? Que me dizem vcs? Será?:D :D :D :D :D

É só uma questão de tempo...:rolleyes: e já alguém se lembrou de avisar o pessoal do cachecol (leia-se a senhora)? .... eu, pela minha parte, já comecei ...

(a primeira não foi na 1ª quinzena de Dezembro? ...falou-se mt por aqui) :cool:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Já agora, onde e quando foi a primeira onda de frio deste Inverno?

Tens memória curta Dan, lá pq as nossas autoridades não mencionem, só falam de quente, aquecimento, etc, foi em Dezembro pq existiram mais de 60% das localidades com temperaturas consecutivas abaixo da média por mais de 5 dias, nalguns casos foram anomalias de 7 e 8ºC, mas enfim o que é que há-de fazer...
é a corrente do momento:disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É só uma questão de tempo...:rolleyes: e já alguém se lembrou de avisar o pessoal do cachecol (leia-se a senhora)? .... eu, pela minha parte, já comecei ...

(a primeira não foi na 1ª quinzena de Dezembro? ...falou-se mt por aqui) :cool:

Alguém me pode explicar a história da senhora do cachecol :) :) é que quando vocês falam nisso eu fico a apanhar do ar...
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Pensava que eram 5 dias, já que para a onda de calor são considerados 5 dias

e...:rolleyes:
mais uma vez relembro que se tivessemos já a média de 1971/2000 haveria mais considerações relativas ás ondas de frio, pq os dados em que se baseia o IM para esses indicadores é da média 61-90, onde existiram duas décadas frias, ou seja 2/3 da time serie;)

mas não vamos voltra a esta conversa pq já foi discutida

Bem vamos a ver se os dias primaveris como alguns membros aplelidam, se continuam....

No site deles está a informação que são 6 dias:

http://www.meteo.pt/pt/didatica/fenom_climatologico/ondacalor.html

Agora resulta interessante que não têm a mesma referência para Onda de frio. :rolleyes:
Será que os devemos de apelidar como TENDENCIOSOS?? :p :hehe:

A propósito se forem ao site do IM e lá no canto superior direito fizerem uma pesquisa com as palavra onda de frio o que vos aparece!? :D ;)

Está demais até o seu motor interno de busca está víciado! :lmao: :lol:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Ouvi na Tv que o frio que ai vem é NORMAL o que não é normal é os 20ºC que tem estado nalgumas regiões!!enfim :huh: no coment:disgust: devíamos era de apanhar com a -10 em cima para ver se esta gente abria os olhos quando tiverem de andar a meio da tarde só com os olhos a mostra vão pensar duas vezes :cold: :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.