Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
E as condições são as mesmas para Castela e Leão daquelas que são para a Galiza ?
E , fora disso , a Galiza é muito grande .
Pode nevar no NORTE da Galiza a 200-300 m . e nós aqui no Minho , muito perto da Galiza , não vermos nem sequer um floco !!!
JÁ ACONTECEU MUITAS VEZES ...
E vai acontecer outra vez ...

Eu sei que vocês querem muito ver neve por aí, também eu, mas daí a afirmares que não cairá por aí nenhum floco :rolleyes: Só se o estas a afirmar na espectativa de não criar ilusões, peferindo antes seres apanhado de surpresa num momento de pessimismo...
 


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
O q pensas então q vai acontecer nas próximas 48/72 horas, Grandnevada?

Isso gostava eu de saber :D

Frio e neve nas terras altas , para já ( 2 - 3 dias ) .
Depois , logo se verá , mas vejo pouca precipitação :rolleyes:

Isto vem muito de NE e isso não me agrada ---- muito seco ---- vamos ver :rolleyes:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Eu sei que vocês querem muito ver neve por aí, também eu, mas daí a afirmares que não cairá por aí nenhum floco

Eu nunca afirmei isso !!!
Espero bem que venha a neve , já não a vejo , a sério , desde 1987 .
Só que "isto não me cheira" . É tudo muito seco ...

ESPERO ENGANAR-ME :D
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
A run das 18h tirou um pouco de frio na madrugada de segunda para terça, no entanto prolongou a (pouca) precipitação para quarta-feira no litoral.

A grande incógnita parece-me mesmo que é a preciptação, porque se houver penso que poderá cair alguns floquitos por volta dos 300-400 metros na madrugada de segunda para terça. :hmm:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
(...)
Quanto ao IM Português faço-te um desafio : durante 10 ou 20 dias vê a previsão e depois compara com aquilo que realmente aconteceu . Vais ficar surpreendido com a percentagem de acertos !!! (...)

E o que pensas que faço há alguns anos? :confused:
Só se for aí para a tua região, pois olha que para aqui (Alentejo-Extremadura), é para esquecer. Ainda mais, o IM é tão vago, tão simplista nas previsões, que apenas as colocam para as capitais de distrito, sendo que a "verdade" meteorológica das restantes localidades, é ignorada em tais previsões. Depois sucedem disparidades muito grandes, em muitos dias. Ainda esta semana as previsões seja de temperatura, seja do estado de tempo, eram como o dia ao pé da noite e porquê? Devido à instalação do amigo nevoeiro, e repara, não foi um dia, foi quase uma semana sempre igual. Basta veres no seguimento e cruzares com as previsões do nosso IM. Achas isso correcto? Já para não falar no secretismo (negócio!!!!) que envolve os dados que as EMA's debitam. E refiro-me simplesmente aos valores da normal, médias etc, isso sim seria ser um serviço público. Olha se não me engano foi a ti que te pediram uma fortuna, não foi. Vergonhoso. E quem lhes paga o trabalho e os equipamentos, sou eu e tu e cada um de nós.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
tens uma certa razao no que dizes na parte dos avisos , mas pelo menos um aviso de descidas de temperaturas acentuadas devia existir na pagina do inm ( com aquelas tretas todas das medidas que se devem tomar)já nem digo no site da snbpc ;) pois o inm espanhol no dia de ontem lançou um aviso a dizer as condiçoes meterologicas adversas a nivel de frio. mas mais vele prevenir do que remendiar e essa pareçe nao ser a politica do inm pois vao aguentando as coisas a ver como elas se desenrolam até agora tem tido sorte, tiveram sorte quando foi o gordon pois deram o alerta 12h antes, no episodio de 29 janeiro do ano passado ficaram admiradissimos por ter nevado em todo o litoral (tb nao preveram isso) ou seja quando estamos em cima do acontecimento já nao vale de nada dizer o que esta a acontecer a frase tipica do inm " é uma situação normal" e depois acontecem cheias pois nao deram tempo a populaçao para se prevenir ect.... quanto a situação dos aguaceiros eu sei que os aguaceiros podem ser de forma solida ou liquida, entao pk motivo nao puseram tb aguaceiros na guarda e puseram a indicação de neve? isto e um forum de amigos nao quero de maneira alguma desfazer no trabalho de pessoas profissionais pois eu sou apenas um amador que gosta de meterologia, e precisarei dela mais tarde para exercer a minha profissao mas so tou a dar uma opiniao e a fazer uma chamada de atençaoo para alguns aspectos mais nada ;)

grannevada agardecia que me explicasses algumas dessas questoes que fiz ;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Depois sucedem disparidades muito grandes, em muitos dias. Ainda esta semana as previsões seja de temperatura, seja do estado de tempo, eram como o dia ao pé da noite e porquê? Devido à instalação do amigo nevoeiro, e repara, não foi um dia, foi quase uma semana sempre igual. Basta veres no seguimento e cruzares com as previsões do nosso IM. Achas isso correcto? Já para não falar no secretismo (negócio!!!!) que envolve os dados que as EMA's debitam. E refiro-me simplesmente aos valores da normal, médias etc, isso sim seria ser um serviço público. Olha se não me engano foi a ti que te pediram uma fortuna, não foi. Vergonhoso. E quem lhes paga o trabalho e os equipamentos, sou eu e tu e cada um de nós.

Uma previsão a nível geral não pode ter em conta que em determinada região haja nevoeiro , por exemplo . Por isso é uma previsão geral .

Sim , foi a mim que pediram um BALÚRDIO pelos dados de Braga . Nem te digo quanto :eek: :eek: :eek: :angry: :angry: :angry:
Tenho aqui guardada a carta que eles me enviaram :angry: :angry: :angry:

Mas eu dei-lhes a volta :D . Tenho os dados diários de Braga , TODINHOS , desde o dia 1 de Janeiro de 1943 áté hoje :D :D :D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
E as condições são as mesmas para Castela e Leão daquelas que são para a Galiza ?
E , fora disso , a Galiza é muito grande .
Pode nevar no NORTE da Galiza a 200-300 m . e nós aqui no Minho , muito perto da Galiza , não vermos nem sequer um floco !!!
JÁ ACONTECEU MUITAS VEZES ...
E vai acontecer outra vez ...

Eu sei que vocês querem muito ver neve por aí, também eu, mas daí a afirmares que não cairá por aí nenhum floco :rolleyes: (...)


Eu nunca afirmei isso !!!
Espero bem que venha a neve , já não a vejo , a sério , desde 1987 .
Só que "isto não me cheira" . É tudo muito seco ...

ESPERO ENGANAR-ME :D

Eu também não o inventei GranNevada ;)

E eu também espero que te enganes :D! Que nos enganemos todos e possamos ter umas surpresas... :w00t:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Off topic : está aqui um nevoeiro que não se vê 10 metros à frente :D
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
spiritmind : já te disse - Espanha não é Portugal . Eles deram avisos , sim . E para onde ? Vê bem e depois contesta .
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Uma previsão a nível geral não pode ter em conta que em determinada região haja nevoeiro , por exemplo . Por isso é uma previsão geral .

Sim , foi a mim que pediram um BALÚRDIO pelos dados de Braga . Nem te digo quanto :eek: :eek: :eek: :angry: :angry: :angry:
Tenho aqui guardada a carta que eles me enviaram :angry: :angry: :angry:

Mas eu dei-lhes a volta :D . Tenho os dados diários de Braga , TODINHOS , desde o dia 1 de Janeiro de 1943 áté hoje :D :D :D

Pois num país minúsculo, como o nosso, essas previsões gerais estão que metem dó. Será tão custoso e tão complicado que ao clicar sobre a região Alentejo, ou Minho ou outra qualquer não colocassem mais detalhes nas previsões? Sabes onde elas são detalhadas...

Só um exemplo: Teletempo – Serviço Telefónico, mas custa dinheirito, e aqui sim até falam do tempo para Elvas e se for preciso para a minha rua, o problema é que são chamadas de valor acrescentado :rolleyes:

O que acabam por conseguir é isso mesmo que tu fizeste, tornarmo-nos uns "piratas" dos dados meteorológicos :D . Não há outra saída.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.