Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
E as condições são as mesmas para Castela e Leão daquelas que são para a Galiza ?
E , fora disso , a Galiza é muito grande .
Pode nevar no NORTE da Galiza a 200-300 m . e nós aqui no Minho , muito perto da Galiza , não vermos nem sequer um floco !!!
JÁ ACONTECEU MUITAS VEZES ...
E vai acontecer outra vez ...

Eu sei que vocês querem muito ver neve por aí, também eu, mas daí a afirmares que não cairá por aí nenhum floco :rolleyes: Só se o estas a afirmar na espectativa de não criar ilusões, peferindo antes seres apanhado de surpresa num momento de pessimismo...

O q pensas então q vai acontecer nas próximas 48/72 horas, Grandnevada?

Isso gostava eu de saber :D

Frio e neve nas terras altas , para já ( 2 - 3 dias ) .
Depois , logo se verá , mas vejo pouca precipitação :rolleyes:

Isto vem muito de NE e isso não me agrada ---- muito seco ---- vamos ver :rolleyes:

Eu sei que vocês querem muito ver neve por aí, também eu, mas daí a afirmares que não cairá por aí nenhum floco

Eu nunca afirmei isso !!!
Espero bem que venha a neve , já não a vejo , a sério , desde 1987 .
Só que "isto não me cheira" . É tudo muito seco ...

ESPERO ENGANAR-ME :D

A run das 18h tirou um pouco de frio na madrugada de segunda para terça, no entanto prolongou a (pouca) precipitação para quarta-feira no litoral.

A grande incógnita parece-me mesmo que é a preciptação, porque se houver penso que poderá cair alguns floquitos por volta dos 300-400 metros na madrugada de segunda para terça. :hmm:

(...)
Quanto ao IM Português faço-te um desafio : durante 10 ou 20 dias vê a previsão e depois compara com aquilo que realmente aconteceu . Vais ficar surpreendido com a percentagem de acertos !!! (...)

E o que pensas que faço há alguns anos? :confused:
Só se for aí para a tua região, pois olha que para aqui (Alentejo-Extremadura), é para esquecer. Ainda mais, o IM é tão vago, tão simplista nas previsões, que apenas as colocam para as capitais de distrito, sendo que a "verdade" meteorológica das restantes localidades, é ignorada em tais previsões. Depois sucedem disparidades muito grandes, em muitos dias. Ainda esta semana as previsões seja de temperatura, seja do estado de tempo, eram como o dia ao pé da noite e porquê? Devido à instalação do amigo nevoeiro, e repara, não foi um dia, foi quase uma semana sempre igual. Basta veres no seguimento e cruzares com as previsões do nosso IM. Achas isso correcto? Já para não falar no secretismo (negócio!!!!) que envolve os dados que as EMA's debitam. E refiro-me simplesmente aos valores da normal, médias etc, isso sim seria ser um serviço público. Olha se não me engano foi a ti que te pediram uma fortuna, não foi. Vergonhoso. E quem lhes paga o trabalho e os equipamentos, sou eu e tu e cada um de nós.

tens uma certa razao no que dizes na parte dos avisos , mas pelo menos um aviso de descidas de temperaturas acentuadas devia existir na pagina do inm ( com aquelas tretas todas das medidas que se devem tomar)já nem digo no site da snbpc ;) pois o inm espanhol no dia de ontem lançou um aviso a dizer as condiçoes meterologicas adversas a nivel de frio. mas mais vele prevenir do que remendiar e essa pareçe nao ser a politica do inm pois vao aguentando as coisas a ver como elas se desenrolam até agora tem tido sorte, tiveram sorte quando foi o gordon pois deram o alerta 12h antes, no episodio de 29 janeiro do ano passado ficaram admiradissimos por ter nevado em todo o litoral (tb nao preveram isso) ou seja quando estamos em cima do acontecimento já nao vale de nada dizer o que esta a acontecer a frase tipica do inm " é uma situação normal" e depois acontecem cheias pois nao deram tempo a populaçao para se prevenir ect.... quanto a situação dos aguaceiros eu sei que os aguaceiros podem ser de forma solida ou liquida, entao pk motivo nao puseram tb aguaceiros na guarda e puseram a indicação de neve? isto e um forum de amigos nao quero de maneira alguma desfazer no trabalho de pessoas profissionais pois eu sou apenas um amador que gosta de meterologia, e precisarei dela mais tarde para exercer a minha profissao mas so tou a dar uma opiniao e a fazer uma chamada de atençaoo para alguns aspectos mais nada ;)

grannevada agardecia que me explicasses algumas dessas questoes que fiz ;)

Depois sucedem disparidades muito grandes, em muitos dias. Ainda esta semana as previsões seja de temperatura, seja do estado de tempo, eram como o dia ao pé da noite e porquê? Devido à instalação do amigo nevoeiro, e repara, não foi um dia, foi quase uma semana sempre igual. Basta veres no seguimento e cruzares com as previsões do nosso IM. Achas isso correcto? Já para não falar no secretismo (negócio!!!!) que envolve os dados que as EMA's debitam. E refiro-me simplesmente aos valores da normal, médias etc, isso sim seria ser um serviço público. Olha se não me engano foi a ti que te pediram uma fortuna, não foi. Vergonhoso. E quem lhes paga o trabalho e os equipamentos, sou eu e tu e cada um de nós.

Uma previsão a nível geral não pode ter em conta que em determinada região haja nevoeiro , por exemplo . Por isso é uma previsão geral .

Sim , foi a mim que pediram um BALÚRDIO pelos dados de Braga . Nem te digo quanto :eek: :eek: :eek: :angry: :angry: :angry:
Tenho aqui guardada a carta que eles me enviaram :angry: :angry: :angry:

Mas eu dei-lhes a volta :D . Tenho os dados diários de Braga , TODINHOS , desde o dia 1 de Janeiro de 1943 áté hoje :D :D :D

E as condições são as mesmas para Castela e Leão daquelas que são para a Galiza ?
E , fora disso , a Galiza é muito grande .
Pode nevar no NORTE da Galiza a 200-300 m . e nós aqui no Minho , muito perto da Galiza , não vermos nem sequer um floco !!!
JÁ ACONTECEU MUITAS VEZES ...
E vai acontecer outra vez ...

Eu sei que vocês querem muito ver neve por aí, também eu, mas daí a afirmares que não cairá por aí nenhum floco :rolleyes: (...)

Eu nunca afirmei isso !!!
Espero bem que venha a neve , já não a vejo , a sério , desde 1987 .
Só que "isto não me cheira" . É tudo muito seco ...

ESPERO ENGANAR-ME :D

Eu também não o inventei GranNevada ;)

E eu também espero que te enganes :D! Que nos enganemos todos e possamos ter umas surpresas... :w00t:

Off topic : está aqui um nevoeiro que não se vê 10 metros à frente :D

spiritmind : já te disse - Espanha não é Portugal . Eles deram avisos , sim . E para onde ? Vê bem e depois contesta .

Uma previsão a nível geral não pode ter em conta que em determinada região haja nevoeiro , por exemplo . Por isso é uma previsão geral .

Sim , foi a mim que pediram um BALÚRDIO pelos dados de Braga . Nem te digo quanto :eek: :eek: :eek: :angry: :angry: :angry:
Tenho aqui guardada a carta que eles me enviaram :angry: :angry: :angry:

Mas eu dei-lhes a volta :D . Tenho os dados diários de Braga , TODINHOS , desde o dia 1 de Janeiro de 1943 áté hoje :D :D :D

Pois num país minúsculo, como o nosso, essas previsões gerais estão que metem dó. Será tão custoso e tão complicado que ao clicar sobre a região Alentejo, ou Minho ou outra qualquer não colocassem mais detalhes nas previsões? Sabes onde elas são detalhadas...

Só um exemplo: Teletempo – Serviço Telefónico, mas custa dinheirito, e aqui sim até falam do tempo para Elvas e se for preciso para a minha rua, o problema é que são chamadas de valor acrescentado :rolleyes:

O que acabam por conseguir é isso mesmo que tu fizeste, tornarmo-nos uns "piratas" dos dados meteorológicos :D . Não há outra saída.

Estado
Fechado para novas mensagens.