ACalado
Cumulonimbus
Vamos ter festa na segunda semana da Fevereiro...
![]()
![]()
![]()
![]()
daqui até la isso ainda dá muitas voltas vai e não volta vai ser como este episodio... ficamos mais uma vez a ver os espanhois a postar fotos de nevoes nos foruns

Vamos ter festa na segunda semana da Fevereiro...
![]()
![]()
![]()
![]()
daqui até la isso ainda dá muitas voltas vai e não volta vai ser como este episodio... ficamos mais uma vez a ver os espanhois a postar fotos de nevoes nos foruns![]()
Temos de ter calma, que este episodio vai dar muitas supresas, só hoje começou e pouco sabemos quando acaba![]()
, frio vamos ter e muito e a precipitação tb irá aparecer
![]()
![]()
![]()
oxalá que sim luper pois este frio está a ser tão mal aproveitado sem preciptação, falta sempre algo![]()
como esteve a noite e manha por ai?
Boas era o que eu aqui discutia ontem com o GranNevada (que é todo IM e tal). Eu nem formação académica de jeito tenho na área, umas cadeiras de geografia física e pouco mais, mas mesmo do pouco que sei dá para avaliar o mau desempenho deste nosso serviço público de meteorologia, e na minha humilde opinião
![]()
:assobio:.
A mancha que vêm no radar do IM (só está a funcionar o de Loulé) pode ser de nevoeiro baixo e muito húmido, tanto que dá alguma reflectividade "enganando o radar", só o Angelstorm nos poderá esclarecer sobre o assunto. Quanto ao estar desligado o radar de Coruche... muita coincidência, pois era o que de alguma forma ainda rastreava o Centro e um pouco do Norte de Portugal. Parece-me é que há muitas jogadas do IM nestes momentos de maior incerteza e imprevisibilidade
![]()
A única razão de não aparecer o nevoeiro no radar meteo é a baixa altitude. correcto?
o nevoeiro não aparece no radar![]()
bem, nao quero tar a dizer coisas erradas, por isso vou dizer o que penso se bem me lembro da formacao radar que tive:![]()
as goticulas de nevoeiro nao teem dimensao suficiente para ser "apanhadas" no feixe do radar. nao e pela altitude. se assim fosse, as nuvens mais acima sem ser nevoeiro, apareciam.. certo?
João oliveira não encontro o tal ficheiro do power point apenas aparece isto:
File details:
File Name: weather radar.rar
Size: 5.66 MB
Description: weather radar
Mas não sendo só existe outra alternativa... no IM nada funciona nem os radares![]()
Por acaso não trabalhas no IM... não?![]()
![]()
Carrega onde diz:
Here are your downloading options:
Upgrade to FileFactory Premium!
(Faster download speeds, pause and resume support, download accelerator support, multiple simultaneous downloads and more!)
Download for free with FileFactory Basic<-
Olha que eu não tenho essa experiência, e não tive aulas, quando o nevoeiro é muito húmido, ao ponto de deixar 0,5mm ou coisa parecida, aparece sim e é bem vísivel, será que estavas distraído nesse momento
.
E atenção não estou a dizer que ontem era com toda a certeza nevoeiro! Como eu disse pode ser nevoeiro. Mas não sendo só existe outra alternativa... no IM nada funciona nem os radares![]()
Por acaso não trabalhas no IM... não?![]()
João oliveira não encontro o tal ficheiro do power point apenas aparece isto:
File details:
File Name: weather radar.rar
Size: 5.66 MB
Description: weather radar
bem, continuando:![]()
ja tamos a falar de 2 coisas diferentes acho eu: 1 é nevoeiro ou estratos que possam mesmo precipitar, logo aí há particulas com dimensão suficiente, que até podem ser "acusadas" na imagem do radar.
outra coisa é mesmo a nuvem, o nevoeiro em si. ha milhentas equaçoes e dezenas de produtos que se podem extrair do radar. o que o IM põe no site é a intensidade da precipitação a superficie, que ja por si é 1 aproximaçao, de nao sei quantas equaçoes, logo nunca é realmente CERTA.. e o que la aparece ou é chuva, ou sao particulas com dimensao suficiente (insectos, poeiras) ou ainda e agora a mais relevante para esta discussao: ecos anomalos de objectos a baixa altitude, em condiçoes de propagaçao anomala do feixe. estas condiçoes sao p.ex: inversoes termicas. ora aqui está, situaçoes propicias a nevoeiro! portanto é frequente em situaçoes dessas aparecerem até valores a vermelho dificeis de filtrar. mas continuo na minha (posso tar errado): não é o nevoeiro que la aparece, mas sim ecos dificeis de filtrar em situações favoráveis a nevoeiro: ou seja, tar nevoeiro nao implica que lá apareça, nem lá aparecer implica que esteja. pode coincidir. tenho dito![]()
sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções. e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !
bem agora já chega, ja tou farto de escrever![]()
So clicar onde diz:
Download for free with FileFactory Basic e depois em Click here to begin your download
Que exagero KIM....Dizer mal sem conhecimento de causa é fácil....Além disso, maior parte das vezes muitos dos comentário que por aqui andam são injustos para o IM.
O mais provavel é o radar ter tido um avaria...
bem, continuando:![]()
ja tamos a falar de 2 coisas diferentes acho eu: 1 é nevoeiro ou estratos que possam mesmo precipitar, logo aí há particulas com dimensão suficiente, que até podem ser "acusadas" na imagem do radar.
outra coisa é mesmo a nuvem, o nevoeiro em si. ha milhentas equaçoes e dezenas de produtos que se podem extrair do radar. o que o IM põe no site é a intensidade da precipitação a superficie, que ja por si é 1 aproximaçao, de nao sei quantas equaçoes, logo nunca é realmente CERTA.. e o que la aparece ou é chuva, ou sao particulas com dimensao suficiente (insectos, poeiras) ou ainda e agora a mais relevante para esta discussao: ecos anomalos de objectos a baixa altitude, em condiçoes de propagaçao anomala do feixe. estas condiçoes sao p.ex: inversoes termicas. ora aqui está, situaçoes propicias a nevoeiro! portanto é frequente em situaçoes dessas aparecerem até valores a vermelho dificeis de filtrar. mas continuo na minha (posso tar errado): não é o nevoeiro que la aparece, mas sim ecos dificeis de filtrar em situações favoráveis a nevoeiro: ou seja, tar nevoeiro nao implica que lá apareça, nem lá aparecer implica que esteja. pode coincidir. tenho dito![]()
sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções. e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !
bem agora já chega, ja tou farto de escrever![]()