Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Vamos ter festa na segunda semana da Fevereiro...

rtavn38414yb.th.png


:lmao: :lmao: :lmao:

daqui até la isso ainda dá muitas voltas vai e não volta vai ser como este episodio... ficamos mais uma vez a ver os espanhois a postar fotos de nevoes nos foruns :huh:
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
daqui até la isso ainda dá muitas voltas vai e não volta vai ser como este episodio... ficamos mais uma vez a ver os espanhois a postar fotos de nevoes nos foruns :huh:

Temos de ter calma, que este episodio vai dar muitas supresas, só hoje começou e pouco sabemos quando acaba:lol: :lol: , frio vamos ter e muito e a precipitação tb irá aparecer :cold: :cold: :cold:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Temos de ter calma, que este episodio vai dar muitas supresas, só hoje começou e pouco sabemos quando acaba:lol: :lol: , frio vamos ter e muito e a precipitação tb irá aparecer :cold: :cold: :cold:

oxalá que sim luper pois este frio está a ser tão mal aproveitado sem preciptação, falta sempre algo :(
como esteve a noite e manha por ai?
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
oxalá que sim luper pois este frio está a ser tão mal aproveitado sem preciptação, falta sempre algo :(
como esteve a noite e manha por ai?

Tem chovido uns aguaceiros, mas as nuvens têm caracteristicas muito convectivas, ou seja, muito bom aspecto. Relembro que o episodio está apenas a começar, olhem pro GME e vejam bem o que ele marca:rolleyes:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boas era o que eu aqui discutia ontem com o GranNevada (que é todo IM e tal :rolleyes:). Eu nem formação académica de jeito tenho na área, umas cadeiras de geografia física e pouco mais, mas mesmo do pouco que sei dá para avaliar o mau desempenho deste nosso serviço público de meteorologia, e na minha humilde opinião :wacko: :nono: :assobio:.

A mancha que vêm no radar do IM (só está a funcionar o de Loulé) pode ser de nevoeiro baixo e muito húmido, tanto que dá alguma reflectividade "enganando o radar", só o Angelstorm nos poderá esclarecer sobre o assunto :unsure:. Quanto ao estar desligado o radar de Coruche... muita coincidência, pois era o que de alguma forma ainda rastreava o Centro e um pouco do Norte de Portugal. Parece-me é que há muitas jogadas do IM nestes momentos de maior incerteza e imprevisibilidade :rolleyes:

o nevoeiro não aparece no radar :rolleyes:
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
A única razão de não aparecer o nevoeiro no radar meteo é a baixa altitude. correcto?
Deixo-vos aqui duas aprensentações em power point de das aulas onde se falou de weather radar's nos aviões, o modo de funcionamento é igual:

link:

http://www.filefactory.com/file/537294

So clicar onde diz:

Download for free with FileFactory Basic e depois em Click here to begin your download
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A única razão de não aparecer o nevoeiro no radar meteo é a baixa altitude. correcto?

bem, nao quero tar a dizer coisas erradas, por isso vou dizer o que penso se bem me lembro da formacao radar que tive: :hehe:
as goticulas de nevoeiro nao teem dimensao suficiente para ser "apanhadas" no feixe do radar. nao e pela altitude. se assim fosse, as nuvens mais acima sem ser nevoeiro, apareciam.. certo?
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
o nevoeiro não aparece no radar :rolleyes:

bem, nao quero tar a dizer coisas erradas, por isso vou dizer o que penso se bem me lembro da formacao radar que tive: :hehe:
as goticulas de nevoeiro nao teem dimensao suficiente para ser "apanhadas" no feixe do radar. nao e pela altitude. se assim fosse, as nuvens mais acima sem ser nevoeiro, apareciam.. certo?

Olha que eu não tenho essa experiência, e não tive aulas :rolleyes:, quando o nevoeiro é muito húmido, ao ponto de deixar 0,5mm ou coisa parecida, aparece sim e é bem vísivel, será que estavas distraído nesse momento :p.
E atenção não estou a dizer que ontem era com toda a certeza nevoeiro! Como eu disse pode ser nevoeiro. Mas não sendo só existe outra alternativa... no IM nada funciona nem os radares :lmao:
Por acaso não trabalhas no IM... não? :rolleyes: :lmao:

João oliveira não encontro o tal ficheiro do power point apenas aparece isto:

File details:

File Name: weather radar.rar
Size: 5.66 MB
Description: weather radar
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Exactamente, agora que leio com mais cuidado, diz o seguinte:

As pequenas gotas de água que constituem as nuvens cirros não são capazes de produzir um eco detectável.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Mas não sendo só existe outra alternativa... no IM nada funciona nem os radares :lmao:
Por acaso não trabalhas no IM... não? :rolleyes: :lmao:

Que exagero KIM....Dizer mal sem conhecimento de causa é fácil....Além disso, maior parte das vezes muitos dos comentário que por aqui andam são injustos para o IM.

O mais provavel é o radar ter tido um avaria...
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Carrega onde diz:

Here are your downloading options:

Upgrade to FileFactory Premium!
(Faster download speeds, pause and resume support, download accelerator support, multiple simultaneous downloads and more!)

->Download for free with FileFactory Basic<-

Obrigado João! :thumbsup: Aprender é sempre bom! :w00t:

No entanto contínuo a afirmar, que aundo o nevoeiro que temos por aqui é muito denso e húmido, ao ponto de deixar preciitação no pluviometro, o radar acusa-o! :unsure:

Isto ainda é uma fantasia, mas já viram as previsões para 3ªF dia 6 de Fevereiro... :w00t:

gfs2372e5776b63ek.jpg
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Olha que eu não tenho essa experiência, e não tive aulas :rolleyes:, quando o nevoeiro é muito húmido, ao ponto de deixar 0,5mm ou coisa parecida, aparece sim e é bem vísivel, será que estavas distraído nesse momento :p.
E atenção não estou a dizer que ontem era com toda a certeza nevoeiro! Como eu disse pode ser nevoeiro. Mas não sendo só existe outra alternativa... no IM nada funciona nem os radares :lmao:
Por acaso não trabalhas no IM... não? :rolleyes: :lmao:

João oliveira não encontro o tal ficheiro do power point apenas aparece isto:

File details:

File Name: weather radar.rar
Size: 5.66 MB
Description: weather radar

bem, continuando: :p
ja tamos a falar de 2 coisas diferentes acho eu: 1 é nevoeiro ou estratos que possam mesmo precipitar, logo aí há particulas com dimensão suficiente, que até podem ser "acusadas" na imagem do radar.
outra coisa é mesmo a nuvem, o nevoeiro em si. ha milhentas equaçoes e dezenas de produtos que se podem extrair do radar. o que o IM põe no site é a intensidade da precipitação a superficie, que ja por si é 1 aproximaçao, de nao sei quantas equaçoes, logo nunca é realmente CERTA.. e o que la aparece ou é chuva, ou sao particulas com dimensao suficiente (insectos, poeiras) ou ainda e agora a mais relevante para esta discussao: ecos anomalos de objectos a baixa altitude, em condiçoes de propagaçao anomala do feixe. estas condiçoes sao p.ex: inversoes termicas. ora aqui está, situaçoes propicias a nevoeiro! portanto é frequente em situaçoes dessas aparecerem até valores a vermelho dificeis de filtrar. mas continuo na minha (posso tar errado): não é o nevoeiro que la aparece, mas sim ecos dificeis de filtrar em situações favoráveis a nevoeiro: ou seja, tar nevoeiro nao implica que lá apareça, nem lá aparecer implica que esteja. pode coincidir. tenho dito :hehe:

sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções :lol: . e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !

bem agora já chega, ja tou farto de escrever :lmao:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
bem, continuando: :p
ja tamos a falar de 2 coisas diferentes acho eu: 1 é nevoeiro ou estratos que possam mesmo precipitar, logo aí há particulas com dimensão suficiente, que até podem ser "acusadas" na imagem do radar.
outra coisa é mesmo a nuvem, o nevoeiro em si. ha milhentas equaçoes e dezenas de produtos que se podem extrair do radar. o que o IM põe no site é a intensidade da precipitação a superficie, que ja por si é 1 aproximaçao, de nao sei quantas equaçoes, logo nunca é realmente CERTA.. e o que la aparece ou é chuva, ou sao particulas com dimensao suficiente (insectos, poeiras) ou ainda e agora a mais relevante para esta discussao: ecos anomalos de objectos a baixa altitude, em condiçoes de propagaçao anomala do feixe. estas condiçoes sao p.ex: inversoes termicas. ora aqui está, situaçoes propicias a nevoeiro! portanto é frequente em situaçoes dessas aparecerem até valores a vermelho dificeis de filtrar. mas continuo na minha (posso tar errado): não é o nevoeiro que la aparece, mas sim ecos dificeis de filtrar em situações favoráveis a nevoeiro: ou seja, tar nevoeiro nao implica que lá apareça, nem lá aparecer implica que esteja. pode coincidir. tenho dito :hehe:

sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções :lol: . e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !

bem agora já chega, ja tou farto de escrever :lmao:

Antes de mais, sejas bem vindo, ter aqui alguem do IM é um prazer para este forum, talvez assim possamos compreender algumas coisas. Espero que tragas boa informação e que sejas uma mais valia.:thumbsup:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
So clicar onde diz:

Download for free with FileFactory Basic e depois em Click here to begin your download

Que exagero KIM....Dizer mal sem conhecimento de causa é fácil....Além disso, maior parte das vezes muitos dos comentário que por aqui andam são injustos para o IM.

O mais provavel é o radar ter tido um avaria...

Já me admirava que não aparecesse o meu amigo Alex :D

Olha o IM sou eu que o pago, junto com os impostos de todos os que descontam, como tal queria era ser bem servido. Eu tenho uma pena deles... :disgust: Esse teu tom sentimentalista é realmente desnecessário :cool:. O IM é um organismo, não uma pessoa. Tem lá pessoas a trabalhar, isso sim. E certamente muita gente com capacidade, tu por exemplo já aqui demonstraste que és jeitoso :p, mas o problema são as directrizes, é a máquina estatal que certamente não deixa trabalhar e dar mostra do que realmente valem muitas das pessoas que lá estão.
E no fim a imagem que transparece é esta que está à vista... :sad
Voltamos à velha questão, sendo avaria, como me explicas que tantas EMA's, radar e até satélite deixem de funcionar em momentos de extrema importância :rolleyes: ultimamente até tem estado melhor, será da pressão que exerce o haver um grupo de gente amadora que os observa à lupa? É que desde que existe este fórum até já bateram records de visitas, ou terá também sido apenas uma coincidência? ;)

http://www.meteo.pt/pt/media/arqui_noticias/web_acessos_4tri_2006
"Site do IM regista média mensal de 1 521 834 visitantes no último trimestre de 2006

Data: 5 de Janeiro de 2007
Autor: IM


Inserindo-se numa estratégia delineada a pensar nas necessidades mais prementes do utilizador comum, o projecto WEB do IM assenta os seus alicerces na disponibilização, de uma forma apelativa, de informação e produtos meteorológicos, climatológicos e sismológicos, com base numa gestão dinâmica dos conteúdos, com consistência na informação disponibilizada e adequação dos tempos de resposta.

Resultado imediato deste projecto é o reforço do valor da Instituição e respectivo reposicionamento em termos de referência Nacional ao nível da divulgação/distribuição de informação (meteorológica, climatológica e sismológica), visível pelo número de acessos à página.

Neste seguimento, o IM congratula-se de apresentar as estatísticas dos acessos à sua Página WEB no quarto trimestre de 2006. Assim, o último trimestre de 2006 registou um total de 4 565 502 visitantes, traduzindo-se em 1 521 834 de média mensal de acessos. Neste último trimestre os recordes de acessos registaram-se dia 25 de Outubro, com um total de 73 818, dia 24 de Novembro com um total de 91 053 e o dia 5 de Dezembro com um total de 81 421.
"

http://web.meteo.pt/resources/im/pdfs/documentos/acessos_4tri_06.pdf

Tu e muitos outros defensores acérrimos, e no fundo compreendo porquê :cool:, do IM, devem entender que a existência deste fórum e outros que possam entretanto surgir, estão a marcar um antes e um depois no panorama meteorológico nacional. O tempo o dirá! :thumbsup: ;)
Nunca tanto se falou de meteorologia como hoje ao ponto de o estado vir a incluir na sua grelha de programas um espaço para a meteorologia feita e apresentada por meteorologistas. Ou será que também isto foi uma coincidência!? :rolleyes:

bem, continuando: :p
ja tamos a falar de 2 coisas diferentes acho eu: 1 é nevoeiro ou estratos que possam mesmo precipitar, logo aí há particulas com dimensão suficiente, que até podem ser "acusadas" na imagem do radar.
outra coisa é mesmo a nuvem, o nevoeiro em si. ha milhentas equaçoes e dezenas de produtos que se podem extrair do radar. o que o IM põe no site é a intensidade da precipitação a superficie, que ja por si é 1 aproximaçao, de nao sei quantas equaçoes, logo nunca é realmente CERTA.. e o que la aparece ou é chuva, ou sao particulas com dimensao suficiente (insectos, poeiras) ou ainda e agora a mais relevante para esta discussao: ecos anomalos de objectos a baixa altitude, em condiçoes de propagaçao anomala do feixe. estas condiçoes sao p.ex: inversoes termicas. ora aqui está, situaçoes propicias a nevoeiro! portanto é frequente em situaçoes dessas aparecerem até valores a vermelho dificeis de filtrar. mas continuo na minha (posso tar errado): não é o nevoeiro que la aparece, mas sim ecos dificeis de filtrar em situações favoráveis a nevoeiro: ou seja, tar nevoeiro nao implica que lá apareça, nem lá aparecer implica que esteja. pode coincidir. tenho dito :hehe:

sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções :lol: . e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !

bem agora já chega, ja tou farto de escrever :lmao:

Bem vindo sejas! Até que enfim, és então o mais corajoso de todos! Parabéns, só dignificas já a tua participação e a dor fórum ao teres a sinceridade e a frontalidade de o afirmar!

Tudo o que disseste é verdade e concordo plenamente :thumbsup:! Ora vês que aqueles que tanto vos criticam até têm pontos de vista em comum!
Como falamos sozinhos "tipo autistas", já que ninguém nos confronta com o outro lado, é normal que digamos muita parvoíce e haja exageros, mas com a tua intervenção penso que isso virá a acabar :). No fundo o que queremos é algo comum, boas e fiáveis previsões que resultarão numa maior fiabilidade. Eu não fico feliz quando afirmo que o INM é mais credível que o nosso IM, mas tampouco posso calar o que vejo. ;)
Quanto a não concordares com muitas das previsões que por aqui se fazem, e só um ou dois elementos é que tem conhecimentos, formação e capacidade para as fazerem, o sentimento é recíproco, nós também não concordamos nada com as vossas :lmao: ;). Mas não é por estarmos apenas no contra, é porque verificamos que depois falham! :p E o expoente da discórdia esta precisamente no SAM! Mas tu sabes, aposto que andas por aqui há tanto tempo como eu :rolleyes:.

Quanto aos nevoeiros, e peço desculpa por responder de trás para a frente :hehe:, em próximos dias de nevoeiro "mijão", se houver claro está, eu depois posto para tu verificares se aparece ou não.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.