Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Entre todos os INM´s da Europa , são dos que mais acertam .
Fala-te a voz da experiência :rolleyes:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Só uma coisa : é PRECISO saber entender uma previsão !!!
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
os do inm pasaram de neve para ceu nublado para a guarda :sad:
não sei o que trazem na cabeça:huh: :huh: :huh:

eu bem digo que vamos ter uma supresa ai vamos vamos

2s16d04.jpg


ó kim tens alguma coisa a comentar????

Tenho!
Espero que não se enganem! :w00t: ;)

Entre todos os INM´s da Europa , são dos que mais acertam .
Fala-te a voz da experiência :rolleyes:

Ainda assim o nosso IM está a muita distância do INM. :rolleyes:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Porquê ?
Em que sentido ?
A mim não me parece ...

boas entao explica-me uma coisas a ver se entendo, pk motivo na ultima actualização metiam neve para a guarda com 6ºc max e -1ºc min e para as penhas da saude que fica em plena serra da estrela metiam aguaceiros moderados?
pk motivo metiam neve para a guarda onde o seu ponto mais elevado situa-se a 1050m de altitude e na previsao descritiva escreviam "aguaceiros que serão de neve acima dos 1200m, pk motivo ainda nao lançaram um alerta de frio para os proximos dias?
quando me lembrar de mais coisas posto mas já ficava satisfeito se me explicasses essas ;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Porquê ?
Em que sentido ?
A mim não me parece ...

Não? Em todo sentido, mairo intervalo de tempo a colocar avisos SAM, mairo grau de acerto e maior dinamismo, até no mesmo site se reflete isto que acabo de referir.

Se indagares, em toda a linha de fronteira, até onde é possível haver recepção dos canais TV espanhóis terrestres, verificarás que são as previsões epanholas que têm mais aceitação e maior credibilidade. Porque tudo se resume, para o comum dos cidadãos a que corresponda o que foi previsto, com o que realmente sucedeu. E o INM espanhol tem um grande grau de acerto. E não acredito que seja apenas "porque a galinha da minha vizinha é melhor que a minha", é por mérito.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Aguaceiros moderados não especifica que tipo de precipitação é ! Pode ser chuva , pode ser neve ...
Além disso , nunca te esqueças que , em relação aos avisos de "mau tempo" , há que ser muito cauto : uma coisa é nós aqui avisarmos que vem aí frio , e neve , e chuva , e vento forte , ou seja lá o que fôr , SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO OU RESPONSABILIDADE , e outra é quando se faz uma previsão para o País inteiro , ou para uma região determinada , TENDO RESPONSABILIDADE , ou seja , tendo os "media" , a protecção civil , as autarquias , a "medir" e a ouvir aquilo que dizemos .
São coisas muito diferentes !!!

Se não fosse assim ... aqui já teríamos avisos de neve a cota zero , com acumulação , em metade do País , ou no País inteiro ...

E , para não ir mais longe , já vi aqui previsões de tornados , grandes trovoadas , ventos ciclónicos , etc , etc , etc , e que depois não deram em nada .

Bem , há que ser cauteloso . Uma coisa é falar entre amigos , como aqui , e outra é falar para todo o Portugal ...
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
E as condições são as mesmas para Castela e Leão daquelas que são para a Galiza ?
E , fora disso , a Galiza é muito grande .
Pode nevar no NORTE da Galiza a 200-300 m . e nós aqui no Minho , muito perto da Galiza , não vermos nem sequer um floco !!!
JÁ ACONTECEU MUITAS VEZES ...
E vai acontecer outra vez ...
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Aguaceiros moderados não especifica que tipo de precipitação é ! Pode ser chuva , pode ser neve ...
Além disso , nunca te esqueças que , em relação aos avisos de "mau tempo" , há que ser muito cauto : uma coisa é nós aqui avisarmos que vem aí frio , e neve , e chuva , e vento forte , ou seja lá o que fôr , SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO OU RESPONSABILIDADE , e outra é quando se faz uma previsão para o País inteiro , ou para uma região determinada , TENDO RESPONSABILIDADE , ou seja , tendo os "media" , a protecção civil , as autarquias , a "medir" e a ouvir aquilo que dizemos .
São coisas muito diferentes !!!

Se não fosse assim ... aqui já teríamos avisos de neve a cota zero , com acumulação , em metade do País , ou no País inteiro ...

E , para não ir mais longe , já vi aqui previsões de tornados , grandes trovoadas , ventos ciclónicos , etc , etc , etc , e que depois não deram em nada .

Bem , há que ser cauteloso . Uma coisa é falar entre amigos , como aqui , e outra é falar para todo o Portugal ...

Embora entenda o teu ponto de vista, no que acabas de explicar. Há realmente uma coisa que nos caracteriza muito, na nossa portugalidade (umas vezes com bons resultados outras nem tanto), e é a cautela. Aqui é um pouco descabida e não digo que o IM agora venha a correr a dizer cuidado pode nevar à cota zero de Norte a Sul só porque vamos ter temperaturas mais frescas, ou que os ventos serão ciclónicos porque existe possibilidade de ventos moderados. Mas que o IM e o SNBPC seguem uma má política na concepção dos avisos SAM isso é óbvio, a função do SNBPC devia de ser preventiva e não meramente de auxílio. Qual o mal de estar preparados para algo que possa vir a existir ainda sem certezas, atempadamente? Pior é por essa mesma incerteza não alertarem ou alertarem tarde e a más horas (digamos com meia dúzia de horas de antecedência ou como algumas vezes ao sabor dos sucessos, o que quer dizer no momento).
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Aguaceiros moderados não especifica que tipo de precipitação é ! Pode ser chuva , pode ser neve ...
Além disso , nunca te esqueças que , em relação aos avisos de "mau tempo" , há que ser muito cauto : uma coisa é nós aqui avisarmos que vem aí frio , e neve , e chuva , e vento forte , ou seja lá o que fôr , SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO OU RESPONSABILIDADE , e outra é quando se faz uma previsão para o País inteiro , ou para uma região determinada , TENDO RESPONSABILIDADE , ou seja , tendo os "media" , a protecção civil , as autarquias , a "medir" e a ouvir aquilo que dizemos .
São coisas muito diferentes !!!

Se não fosse assim ... aqui já teríamos avisos de neve a cota zero , com acumulação , em metade do País , ou no País inteiro ...

E , para não ir mais longe , já vi aqui previsões de tornados , grandes trovoadas , ventos ciclónicos , etc , etc , etc , e que depois não deram em nada .

Bem , há que ser cauteloso . Uma coisa é falar entre amigos , como aqui , e outra é falar para todo o Portugal ...

tens uma certa razao no que dizes na parte dos avisos , mas pelo menos um aviso de descidas de temperaturas acentuadas devia existir na pagina do inm ( com aquelas tretas todas das medidas que se devem tomar)já nem digo no site da snbpc ;) pois o inm espanhol no dia de ontem lançou um aviso a dizer as condiçoes meterologicas adversas a nivel de frio. mas mais vele prevenir do que remendiar e essa pareçe nao ser a politica do inm pois vao aguentando as coisas a ver como elas se desenrolam até agora tem tido sorte, tiveram sorte quando foi o gordon pois deram o alerta 12h antes, no episodio de 29 janeiro do ano passado ficaram admiradissimos por ter nevado em todo o litoral (tb nao preveram isso) ou seja quando estamos em cima do acontecimento já nao vale de nada dizer o que esta a acontecer a frase tipica do inm " é uma situação normal" e depois acontecem cheias pois nao deram tempo a populaçao para se prevenir ect.... quanto a situação dos aguaceiros eu sei que os aguaceiros podem ser de forma solida ou liquida, entao pk motivo nao puseram tb aguaceiros na guarda e puseram a indicação de neve? isto e um forum de amigos nao quero de maneira alguma desfazer no trabalho de pessoas profissionais pois eu sou apenas um amador que gosta de meterologia, e precisarei dela mais tarde para exercer a minha profissao mas so tou a dar uma opiniao e a fazer uma chamada de atençaoo para alguns aspectos mais nada ;)
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Se indagares, em toda a linha de fronteira, até onde é possível haver recepção dos canais TV espanhóis terrestres, verificarás que são as previsões epanholas que têm mais aceitação e maior credibilidade. Porque tudo se resume, para o comum dos cidadãos a que corresponda o que foi previsto, com o que realmente sucedeu. E o INM espanhol tem um grande grau de acerto. E não acredito que seja apenas "porque a galinha da minha vizinha é melhor que a minha", é por mérito.

Isso é outra história ...
NUNCA te fies daquilo que diz o INM Espanhol para comparar com Portugal .
Espanha é grande e as previsões são muito diferentes , como têm de ser .
Mesmo aqui na Galiza , por comparação com o Norte de Portugal , as coisas são MUITO diferentes .

Podes ter neve em Lugo , por exemplo , em Pontevedra , por exemplo , e aqui , NADA DE NADA . Já vi isso muitas vezes .

Há que saber interpretar as previsóes ...

Quanto ao IM Português faço-te um desafio : durante 10 ou 20 dias vê a previsão e depois compara com aquilo que realmente aconteceu . Vais ficar surpreendido com a percentagem de acertos !!!

E nunca te esqueças que é normal que errem alguma vez . TODOS erram ! E para mais em situações "anormais" como esta , por exemplo ...

;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.