Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
Também compreendo o ponto de vista de quem está no IM.
Gostaria era que houvesse alguém pertencente ao IM, e que participasse neste fórum, para assim nos explicar muita coisa sobre não apenas o IM, mas sobre todas as matérias que aqui são discutidas. Penso que todos ficaríamos um pouco mais conhecedores da realidade nacional em termos meteorológicos, isto claro sem menosprezar todos os participantes que aqui, todos os dias nos disponibilizam um pouco do seu saber.

Boa pergunta...alguem me pode também dizer porque é que a minha internet de casa não funciona???:lol: :lol:

Como sei que os bolseiros têm um salário muito pequenito será por falta de pagamento? :p ;)

Pelos modelos parece que as entradas são um pouco secas demais... No entanto pode ser que algum aguaceiro faça a diferença.

Off-topic

Quanto ao IM apenas tenho a dizer o seguinte.

Avarias técnicas estão sempre acontecer, por vezes não é fácil descobrir a origem dos problemas, por vezes não dependem so deles. Sem recorrer a qualquer sentimentalismo camuflado, acho que o Instituto de Meterologia Português está a fazer um bom Trabalho. Fazer uma previsão e colocar um estado de alerta não é o mesmo de participar num forum ou numa comunidade amadora de meterologia. O facto de se colocar um alerta laranja pode gerar grandes responsabilidades colocar populações em estado de pânico. A meterologia é um pouco imprevisivel e com uns falhanços perde-se a credibilidade por parte da população no serviço. A informação do Instituto de Meterologia é para milhoes de pessoas e organismos em que muita coisa pode estar em jogo são dados oficiais e têm de prestar contas perante erros sérios.

De reconhecer também os orçamentos apertados em comparação com alguns países, somos um País pequeno sem grandes extremos meterologicos logo temos menos meios disponibilizados que outros onde acontecem as vezes catastrofes naturais por ex. Estados Unidos etc.

O site do Institudo de Meterologia tem gradualmente disponibilizado cada vez mais informação desde a sua secção didáctica a outros registos com uma acessibilidade muito razoável. Por vezes para termos uma ideia teremos de ver as condições com que os profissionais lá trabalham não sabemos. No entanto há sempre melhorias a fazer.

Concordo que o Governo terá de disponibilizar maiores recursos para a meterologia pois pelas alterações climáticas que se presumem num futuro a curto ou médio prazo podem ser importantes para prevenir algumas sequelas menos boas.

Desculpem este Post ser demasiado longo e estar meio desenquadrado com o tópico.

Pronto já sei que aceitaste o trabalho de limpeza da EMA de Trancoso. :D ;)

Agora dentro do tópico, o que acharam da saída das 12h?
Parece-me que aumentou um pouquito a precipitação? Não :unsure:

Também compreendo o ponto de vista de quem está no IM.
Gostaria era que houvesse alguém pertencente ao IM, e que participasse neste fórum, para assim nos explicar muita coisa sobre não apenas o IM, mas sobre todas as matérias que aqui são discutidas. Penso que todos ficaríamos um pouco mais conhecedores da realidade nacional em termos meteorológicos, isto claro sem menosprezar todos os participantes que aqui, todos os dias nos disponibilizam um pouco do seu saber.

(...)
sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções :lol: . e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !

bem agora já chega, ja tou farto de escrever :lmao:

Andas distraído ;)

assino por baixo, acrescentando apenas que apesar de uma ou outra coisa aqui no IM não concordar, de modo geral, tou plenamente de acordo. é fácil falar mal de fora, sem dar valor ao que se faz, e sem ter em conta 1001 restrições orçamentais, políticas, e de ter de fazer decisões importantes, não de debater num FORUM :rolleyes:

Agora que podiam disponibilizar a EMA do Caramulo, isso podiam, não?:rolleyes: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:

era simplesmente lindo luper pois esse tem imensa precipitação :shocking:

luper pk difere tanto com o gfs? o JMA tb e um modelo? explica-me la melhor se nao te importares ;)

Bem ele da utlima vez que eu fiz comparações esteve à altura, foi naquelas chuvadas brutais de Outubro, foi o que pos a preciptação mais proxima da realidade:rolleyes: , será que vamos ter surpresas?

E se de repente o JMA se torna-se realidade?:cold: :cold: :cold:

semttulo19vm.png

semttulo0ux.png

Realmente era algo memorável! Mas eu não acredito muito nesse modelo! :(

Surrealista a previsão de chuva do JMA. Esse modelo não deve ter minimamente em conta o relevo da PI, o Cantábrico é como se não existisse ;)
Simplesmente impossível aquela precipitação sem uma depressão por cima de nós e não nas Baleares...

bem, continuando: :p

sim trabalho no IM.
nao concordo com mtas coisas que cá fazem, incluindo previsões. mas como o Alex disse, o pessoal de fora manda muita "posta de pescada" como se tivesse 100% do que diz e fosse certamente fazer melhor, qd na verdade até acho que arranjam mt defeito onde não há (embora os hajam claro), para além de 1001 teorias e invenções :lol: . e claro que os media tem muita culpa, pois a informação passada ao público na tv e isso é muito distorcida. mas aqui o IM tambem tem culpa, pois devia ser mais rigoroso no que deixa os meios de comunicação transmitir às pessoas. no fundo deixa-se auto-denegrir por não ser exigente com os "intermediários" !

bem agora já chega, ja tou farto de escrever :lmao:

Ora bem-vindo rozzo! Alguém ligado ao IM que resolve discutir connosco é um bom sinal.

Pois as minhas maiores críticas ao IM são:

1) O SIAM que normalmente emite os alertas em função do que se passa nas capitais de distrito e não na região. Ou seja, se Braga tem previsto 30ºC mas vai haver locai no distrito com 35ºC o alerta só tem em conta a temperatura na cidade, pelo menos foi isso que tenho constatado.

2) Não há um histórico das temperaturas que das EMAs que estão na página do IM. Não é pedir muito ter os dados das últimas 24 horas cheguei a enviar um e-mail ao IM e não deram cavaco... depois não se queixem que falamos mal, quem se fecha sobre si sofre consequências...

3) As cotas de neve são sempre muito estranhas. Deviam ser mais específicos por Portugal é específico e bastante montanhoso. Falo de Melgaço, que eu sei que é quase Espanha, mas ainda é Portugal, e as cotas de neve são quase 300 metros inferiores às previsões. Quando vejo 1100 metros já sei que de Lamas de Mouro para cima vai estar tudo cheio de neve... E pelo que sei esta situação também se passa com a zona de Montalegre...

Estado
Fechado para novas mensagens.