Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
Acho muito pouco provável, visto que o movimento é para SE pelo que passará ao lado, agora quem sabe bastam apenas uns kil.ómetros, mas dúvido muito que aconteça:(

seringador repara no centro depressionario, da-me impressao ele esta a sugar a banda nublosa que esta sob marrocos, e com o passar no meditterraneo irá carregar forças, acho que ainda podemos ter um supresa no interior centro e sul do pais;)

http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bi...nt=12&intervall=30&refresh=10&playmode=Endlos

seringador repara no centro depressionario, da-me impressao ele esta a sugar a banda nublosa que esta sob marrocos, e com o passar no meditterraneo irá carregar forças, acho que ainda podemos ter um supresa no interior centro e sul do pais;)

http://wind.met.fu-berlin.de/cgi-bi...nt=12&intervall=30&refresh=10&playmode=Endlos

Pois, mas é por isso que eu acho que agora está a enfraquecer...

Lembras-te da tua foto espectacular que tiraste ontem ?Havia imensas nuvens no litoral que passaram ao largo de Lisboa, Setubal, deslocaram-se sempre sobre o Oceano ao largo da costa Alentejana, costa do Algarve e Mar de Oberan para depois alimentar o caldeirão da depressão.

Se olharmos para o loop desde essa altura vemos que agora o que está a "alimentar" a depressão está a passar muito mais sobre terra, em Marrocos.

Além do mais as Iso's dos 500 e 850 do GFS já não são tão favoráveis a partir das 18h...

Mas isto sou eu a especular que não percebo nada disto...

Pois, mas é por isso que eu acho que agora está a enfraquecer...

Lembras-te da tua foto espectacular que tiraste ontem ?Havia imensas nuvens no litoral que passaram ao largo de Lisboa, Setubal, deslocaram-se sempre sobre o Oceano ao largo da costa Alentejana, costa do Algarve e Mar de Oberan para depois alimentar o caldeirão da depressão.

Se olharmos para o loop desde essa altura vemos que agora o que está a "alimentar" a depressão está a passar muito mais sobre terra, em Marrocos.

Além do mais as Iso's dos 500 e 850 do GFS já não são tão favoráveis a partir das 18h...

Mas isto sou eu a especular que não percebo nada disto...

boas sim e uma opiniao valida sim senhor mas mesmo assim penso que o interior alentejano pelo menos ainda vai ver queda de neve debil hoje ;) quanto a foto acho que te estas a referir a uma foto do miguel ou do santos pois eu nao estou no litoral estou na covilha no interior centro ;)
abraço

Comparação do vapor de água entre as 06:00 e as 12:00 de hoje.

meiodiaanm8.jpg
meiodiabrm6.jpg

Na 1ª imagem vemos aquilo que despejou imensa neve na Extremadura espanhola e norte do Huelva.

Na 2ª imagem, seis horas mais tarde, onde está a seta vê-se que vem aí uma "2ª vaga" ** e parece ter também bastante água, mas menos do que a desta manhã.

Neste momento essa "2ª vaga" já está a chegar à Extremadura espanhola e no Radar espanhol não parece estar a descarregar nada por aí além comparado a de hoje de manhã.

E para piorar, o último Run do GFS para as 18:00 h mantem a ISO -5 muito lá para o norte :mad:

** PS: Os entendidos que digam qual o nome mais apropriado em vez de "vaga" :D

]ToRnAdO[;26764 disse:
Vamos ter festa esta noite!! pelo menos eu e os Alentejanos mais interiorizados!!
Vince tiveste bem:thumbsup: :thumbsup:

Mas eu tenho muitas duvidas, se comparares uma imagem com outra vês que a primeira tem muito mais água, e a segundo quando chegar a Portugal já não vem tão compacta como está na imagem, e o mais importante, as temperaturas já não estão nem de perto nem de longe tão espectaculares como estavam esta manhã.

Acho que o Alentejo esta manhã ficou a 50-100km de um dia histórico, enfim, fica para a próxima ...:) Pode ser que sobrem uns farrapos de neve... que os espanhois comem tudo :)

Boas

Depois desta euforia e na próxima 2ªfeira para o Sul alguma animação, venha a pasmaceira e os bons estados de tempo até ao quarto minguante;)
depois logo se esperará;)

Uma imagem bonita, parece quase um furacão com o seu olho:

imgxl8.jpg

E tal como nos furacões, o que está marcado com um circulo é um sinal claro de enfraquecimento:

img2qt4.jpg

Estado
Fechado para novas mensagens.