Problemas no fórum? Coloca aqui!



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Tenho reparado já há algum tempo que a previsão do Jet Stream aos 300 hPa não está disponivel nos modelos GFS cá do fórum, que se está a passar?
Obrigado pela atenção.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No ECM, o output passa dos ventos para a temperatura:

KMpfjq7.png


64R19cs.png
 
  • Gosto
Reactions: Vince

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Talvez alguma moderação necessária no tópico dos incêndios, no que se refere a fotografias... Fotos e imagens de satélite poderão ser motivadoras para algumas mentes mais perturbadas...

Peço à moderação a eliminação da minha mensagem que ontem publiquei, pois faltou colocar o meu nome nas fotografias... Publiquei hoje novamente as fotografias já com o meu nome.

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-junho-2015.8274/page-13#post-495182
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,027
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Talvez alguma moderação necessária no tópico dos incêndios, no que se refere a fotografias... Fotos e imagens de satélite poderão ser motivadoras para algumas mentes mais perturbadas...

Sem dúvida uma questão a merecer discussão urgente. Penso que seria interessante e útil termos uma opinião profissional ou talvez acesso a estudos de psicologia sobre pirómanos para perceber se a difusão de imagens sobre incêndios pode incentivar as acções de fogo posto. Por um lado há essa questão, mas por outro há o carácter informativo, instrutivo e fomentador das consciências para o problema dos fogos e da sua prevenção e combate. Para mim as imagens permitem-me conhecer e compreender melhor para prevenir e estudar a relação da evolução dos fogos com o ordenamento da paisagem e com a meteorologia; para todas as mentes bem intencionadas acho que as imagens pelo horror que representam, podem actuar como um forte catalisador da iniciativa pessoal para as acções de prevenção, para uma atitude constante de vigilância, para uma intervenção imediata com alerta das actuações suspeitas ou perigosas que testemunhem, para um espírito crítico sobre o ordenamento do território e defesa da paisagem natural.

A ausência de imagens pode alhear as boas consciências, que acreditamos serem a esmagadora maioria, especialmente das populações urbanas que sentem o problema dos fogos com algo lá longe que não lhes diz respeito. Ao verem as terríveis imagens de qualquer incêndio, mais do que um simples texto ou notícia escrita vulgarizada, ao compreenderem a destruição de vida que significam, a perda de riqueza, a desgraça de populações, isso mobiliza-as a tornarem-se activas para a prevenção e a contribuirem pelo menos com a sua opinião e força cívica para políticas que minimizem esta catástrofe.
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e jonas_87

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
São fotos circunstanciais, são relatos, não vejo problema nelas.

Às vezes quando vejo grandes fotos de incêndios já meio artísticas, também torço o olho, mas é um bocado irrelevante, quando há incêndios as próprias TV's abrem os telejornais com directos que acho muito piores, e os próprios jornais enchem-se de fotografias tipo espectáculo. A coisa dá para os dois lados, uma fotografia impactante ajuda as pessoas a perceber a gravidade de uma situação.

Já que se fala nisso, acho que há outra coisa mais importante que se calhar se deveria reflectir. Refiro-me à questão das localizações das EMA do IPMA, às vezes penso que se calhar não é boa ideia se divulgar a localização exacta das mesmas dado que volta e meia são assaltadas e vandalizadas. Fiquei a pensar nisso aqui há dias.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já que se fala nisso, acho que há outra coisa mais importante que se calhar se deveria reflectir. Refiro-me à questão das localizações das EMA do IPMA, às vezes penso que se calhar não é boa ideia se divulgar a localização exacta das mesmas dado que volta e meia são assaltadas e vandalizadas. Fiquei a pensar nisso aqui há dias.

Tens razão, por exemplo, quando criei o tópico Localização de algumas EMAS´s, foi no sentido de melhor compreensão das leituras das respectivas estações, agora, se há pessoas mal intencionadas, claro que sim, o que é uma pena.
Voçês,administradores, não conseguem fazer com que determinados tópicos só sejam lidos apenas por membros do forum? Se calhar a ideia não tem cabimento, mas pronto é uma sugestão.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Tens razão, por exemplo, quando criei o tópico Localização de algumas EMAS´s, foi no sentido de melhor compreensão das leituras das respectivas estações, agora, se há pessoas mal intencionadas, claro que sim, o que é uma pena.
Voçês,administradores, não conseguem fazer com que determinados tópicos só sejam lidos apenas por membros do forum? Se calhar a ideia não tem cabimento, mas pronto é uma sugestão.

Entendo a sugestão mas... Quem nos garante que todos os membros do fórum são bem intencionados (por mais que queiramos acreditar que sim ;) )?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como referes, sempre houve interesse em saber as condições de determinadas estações, normal aqui no fórum, e há muitos outros tópicos disso ao longo dos anos, antes desse teu.
Vou ver se haverá possibilidade de limitar a membros com mais de x mensagens, isso deixa de fora eventuais curiosos de passagem, e fica acessível apenas a membros já com um bom histórico. Mas para já não sei se é possível.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como referes, sempre houve interesse em saber as condições de determinadas estações, normal aqui no fórum, e há muitos outros tópicos disso ao longo dos anos, antes desse teu.
Vou ver se haverá possibilidade de limitar a membros com mais de x mensagens, isso deixa de fora eventuais curiosos de passagem, e fica acessível apenas a membros já com um bom histórico. Mas para já não sei se é possível.

Não querendo ofender ninguém mas penso que o histórico do fórum nada tem a ver com intenções pessoais desse género. A internet é vasta. É pouco provável que seja um fórum, especialmente este, que motive alguém a vandalizar. Acredito que sejam os locais a vandalizar já que sabem a localização. Não creio que alguém faça longas viagens para vandalizar (já assaltar é diferente). Não acho que se deva apagar o tópico. Quanto muito que se omita os detalhes mais específicos. Para a obtenção destes, há sempre outros meios. Por exemplo, e relativamente à rede hidrometeorológica dos Açores, só falta mesmo estarem no sítio as coordenadas de GPS. Até a rede sísmica dos Açores é vandalizada e, do meu conhecimento, não há propriamente um catálogo da sua localização.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, não é para apagar, saber as localizações e condições exactas é importante em muitas discussões no âmbito do fórum.
E como referes, quem está mesmo mal intencionado consegue com algum trabalho, pouco ou muito, encontrar o que quer.
De qualquer forma, seria mais para evitar dar a papinha "toda feita" centralizada num local a algum grupo mais organizado, a certa altura tenho ideia que havia roubos de paneis solares por exemplo, que já é um outro tipo de criminalidade, em que haver um tópico com muita informação condensada poderia ser tentador.
Há de se arranjar uma solução equilibrada.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Gostaria de perguntar à moderação/administração se é possível alterar o período em que se pode editar posts, é muito irritante ver erros, ou falhas de pontuação, nos dias seguintes à publicação dos meus posts e não ser possível corrigir. Na minha opinião os membros deviam ter o direito de editar os seus posts ou mesmo apaga-los se assim o entenderem, pelo menos num prazo maior do que aquele que está actualmente estabelecido.

Serei eu o único a ter esta opinião? É só a mim que isto acontece? :unsure: