Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
No Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros existem muitos locais com potencial assinalável, (...)
Seria interessante saber se alguém aqui do fórum alguma vez fez registos de temperatura, nem que fosse passar de carro pelo local ao inicio da manhã( apos uma madrugada de céu limpo e vento nulo).


Edit: Boas @nelson972 , tens alguns dados?

Desde há um ano que não tenho a disponibilidade que gostaria para participar mais activamente nesta comunidade. Contudo, sempre que posso, reporto algumas situações que julgo pertinentes ou interessantes. Como por ex. fotos de Alvados, a minha terra natal e onde vou ao fim de semana.
No caminho para o trabalho (Alcanena), passo por Mira de Aire e Minde , às 6,30 h.; No termómetro do carro noto que Minde regista cerca de 3 graus a menos que Mira . O frio acumula-se nesse extremo do polje. Em dias de inversão terei todo o gosto em reportar neste tópico (esperemos por Janeiro :) ).
É frequente também o fundo do vale ficar com uma camada de de nevoeiro.
Quanto ao vale (polje) de Alvados , vizinho deste, tenho a noção de ser mais frio em varias situações.
Duas depressões localizadas entre Mira de Aire e Alvados são ainda mais frias, sendo as geadas mais visíveis e intensas aí do que nessas localidades.
Se eu puder ponho um dos meus Auriol de madrugada em Alvados e reporto ...

Edit : ou em Minde, na zona Sul, onde a estrada para a serra deixa o vale e começa a subir.
 
Última edição:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado pelo relato Nelson972, interessante essa diferença de 3ºC, possivelmente até poder ser maior,visto que é uma medição itinerante.
Caso consigas colocar o sensor em Alvados, depois partilha por aqui os dados.
Essa informação seria útil, pois assim já dava para ter alguma ideia do potencial da zona.
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Duas depressões localizadas entre Mira de Aire e Alvados são ainda mais frias, sendo as geadas mais visíveis e intensas aí do que nessas localidades.
Se eu puder ponho um dos meus Auriol de madrugada em Alvados e reporto ...
Sim, penso que essas duas depressões (uvala localmente conhecida por Mindinho) são das três localizações, a com mais potencial.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Interessante esse sitio(Mindinho), possivelmente, a geada intensa observada/relatada pelo Nelson972 prende-se com o facto de a zona ser muito mais abrigada.

5wjxa8.jpg
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, tenta proteger o sensor com algo, em tempos chegava a usar metade inferior de uma garrafa de 1,5 l, só mesmo para o sensor não apanhar a humidade, que pode interferir na leitura. :D
Sei por experiencia própria o comportamento da humidade num vale, é impressionante, às 18 horas já pode estar nos 90%, fica logo tudo molhado/humido num instante, certamente que já notaste isso por aí.

Para a semana também tenciono fazer medições em 2 sitios com potencial nos arredores de Mafra, espero bem que os modelos continuem como estão.
Entretanto depois coloco aqui mais informações.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Excelente local ,com certeza vais registar mínimas bastante frias .
Este circulo azul está a uma cota cerca 250m , que é inferior ao seu redor . Ar frio vai descer colina a baixo até aí!:cold:

02V91tY.jpg


Depois coloca aqui o registo do sensor, estou curioso !! ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Excelente local ,com certeza vais registar mínimas bastante frias .
Este circulo azul está a uma cota cerca 250m , que é inferior ao seu redor . Ar frio vai descer colina a baixo até aí!:cold:

Depois coloca aqui o registo do sensor, estou curioso !! ;)

Sim, em principio o ar frio fica retido,pouco se movimenta, por um lado é bom, pois pode intensificar a inversão, mas por outro, pode ocorrer aqueles nevoeiros de inversão num instante e condicionar o arrefecimento nocturno.
Estou igualmente curioso, potencial não falta, agora na práctica, vamos ver.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@nelson972 chegaste a proteger o sensor?
Na Barreira de Água, hoje registou-se uma minima de 3,8ºC, vai ser interessante comparar com os teus valores.
Para a semana, aí Alvados teve ter umas minimas negativas.
 
Última edição:

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Não, só esta tarde tenho tempo para ir lá e proteger devidamente o sensor . Depois informo da leitura. :)

Edit (12:30h) : Temperatura cerca das 06:30h, pelo termometro do carro , mira de aire 7,5°…minde 7° … Alcanena 11,5°
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ando à dias com um termômetro solar que regista min/max no carro, e esta noite a mim foi 5.4C. Faz reset às 0h. Tou a pensar mete-lo algures no jardim.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e DaniFR

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,

Se tudo correr bem, no próximo Sábado(dia 6) vou instalar um sensor e datalogger, num ponto que é um dos mais frios do concelho de Mafra, isto segundo os meus familiares e agricultores da região.
O objectivo é registar as temperaturas minimas do dia 7 e 8 do presente mês, e com o auxilio do datalogger perceber a intensidade da inversão.

O vale do rio Cuco inicia-se na zona da tapada de Mafra, e termina na praia da ribeira d´ilhas.
O sensor será colocado na cota 35 m, a uma distância de 3,7 kms do mar, numa área onde existe a confluência de uma ribeira (do Pereiro) e na proximidade de um valeiro. O vale tem orientação E-O, as vertentes apresentam desníveis na ordem dos 100-120 metros.

152m1hv.jpg


Linha vermelha- Rio Cuco
Linha azul- Rio Pereiro
Linha Amarela- riacho proveniente do valeiro
Área oval - Zona de análise

w8vtpx.jpg


Como vou fazer o registo habitual no 2ºlocal de seguimento, vai ser interessante comparar as minimas dos dois vales, que distam entre eles 2 kms.
Vamos ver como corre, nao quero levar nenhum tiro de um agricultor lá no vale do cuco. :D
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Que acham da Granja do Marquês, ao pé da Base Área, aquela zona tem potencial ? Que material estão a usar ?

Sim tem, aquilo é uma varzea enorme, já cheguei a ver gelo na estrada.
Ou então fazes mais uns kms e vais à zona do Cheleiros, por lá as inversões são a sério. :cold:
 
Última edição:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ou então fazes mais uns kms e vais à zona do Cheleiros, por lá as inversões são a sério. :cold:

O problema não são os kms mas sim o material que o mais provável é ser fanado :p.

Cheleiros não é mau, o problema é que há imensos terrenos agrícolas, não há muito sitio onde colocar o sensor sem ser visto.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo