Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Interessante. Hei-de investigar. :thumbsup:

G1M405H.jpg
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas.
Aqui pela margem sul já tenho uma série de locais identificados para efectuar umas medições. Na próxima situação que seja propícia a inversões, farei o teste.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Verdade, juntamente com a própria orografia local e rede hidrográfica ajuda a perceber a razão de tamanho arrefecimento nocturno.
Aquela pequena garganta da ribeira do rego(zona da arriba fossil a caminho da praia) deve ser um importante contributo no ar frio que depois se concentra em cota mais baixa.
O rectângulo preto é a localização da estação(para contextualizar). Esta estação e respectiva inversão tal como Dunas de Mira, simplesmente destroem o mito que uma potente inversão é sinónimo de montanhas e vales encaixados/grandes desníveis.
uploading picture

---

14 graus e mais um bom dia de sol.
Esta manhã ainda apanhei uns restos da inversão do Pisão, o termómetro marcava 6,3 graus.

Trouxe a conversa para este tópico mais adequado ao tema.
Sem dúvida, existem também pequenas linhas de água muitas vezes formadas a partir de eventos de forte precipitação que se concentram junto ás terras da costa e acabam por gerar alguma humidade em toda aquela área. Depois tens outras zonas como a Azinhaga das Perdizes na Fonte da Telha com um enorme potencial para registar Inversões notáveis. A própria Lagoa de Albufeira, perto do Observatório de Avifauna é um autêntico congelador ao ar livre.

Azinhaga das Perdizes:

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Puxei a conversa para este tópico, o mais indicado.


Aqui 6.6ºC, depois de uma mínima de 3.7ºC


Hoje junto ao Rio Vouga por volta das 7h40 registei -2.7ºC, tinha apanhado -1.8ºC na ponte, mas não fiquei satisfeito com o valor, por isso desci ao rio!! :D

Acredito que se o termómetro tivesse lá passado a noite a mínima fosse bem mais baixa, talvez por volta dos -4ºC

rXkeMui.jpg

Não liguem à hora!
https://www.google.com/maps/place/B...a00ebc04f806990!8m2!3d40.7440419!4d-7.8317535
Esse mapa está centrado precisamente onde tirei a foto, com a ponte a Oeste.

No regresso, junto a um afluente do Vouga em Cepões apanhei -1.1ºC e já na cidade, junto ao Rio Pavia, na zona do Parque de Santiago, estavam 0.2ºC e uma ligeira névoa.



Mais uma foto do Vouga
vIZ0zKA.jpg

Boa iniciativa!
Estive a ver o vale, a uns 3 kms montante desse sitio é bem mais encaixado o vale, tendo uma encosta de grande declive exposta a No, deve ser um troço bem gélido.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, isto das inversões tem muito que se lhe diga,já apanhei grandes fiascos pois eram sitios que aparentemente tinham grande potencial mas só o facto de serem fundos de vale com muita floresta densa o ar frio simplesmente não entrava/acumulava.
Fazes bem, pois o interessante é que muitas vezes há sectores do vale mais frios que outros, e a curtas distância entre eles.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia pessoal,

E tal como tinha mencionado ontem, hoje lá fui ver o que o Vale do Alambre valia a nível de inversão, e tal como esperado, vale muito ;) Infelizmente esqueci-me de fazer reset no auriol, e não levei a mínima que registava em consideração, dado que já o tinha usado antes noutros locais! Contudo sai de casa às 8.00h com 5.2ºc , e às 8.14h quando cheguei ao local onde tinha deixado o auriol de noite, o mesmo registava -0.2ºc , hoje não sei se terei oportunidade de o deixar lá novamente, mas se o tiver irei fazê.lo para tentar perceber bem até onde aquilo desce mesmo :cold:

-> Local onde deixei o sensor

xamfAeC.png


-> Alguns registos que fiz pela zona

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Beautiful Cirrus Cloud Sky in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Winter, cold, frost and temperature in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Beautiful Cirrus Cloud Sky in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Boas Ricardo,

Belas fotos como sempre.
Arrastei a conversa de forma a falarmos sobre as inversões da tua zona.
Há um estudo sobre as inversões da Arrábida, liderado pela expert na área Prof. Dra. Maria João Alcoforado.
O estudo é antigo mas muito interessante, na altura instalaram um sensor precisamente no dos locais mais frios da Arrábida, vale da ribeira da Ajuda.

Não se ja tinhas visto o referido estudo.
Aqui tens, é so fazer download do pdf.
https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1870

Acho curioso esta info.





Pelo que percebi fizeste o registo no ponto assinaldo a verde.
Um dia que tenhas possibilidade e interesse em fazer registos no tal vale da ribeira da Ajuda(assinalado a preto), era também muito interessante, pois aquele buraco deve ser um sitio com potente inversão. :cold:

 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Região fantástica para se estudar inversões. Nunca aprofundei este tema na zona em questão devido á distância em si, mas tenho uma ideia de certos spot's que podem ser promissores, nomeadamente na vertente Sul da Serra.

Este vale na imagem abaixo é um bom exemplo disso, já fiz aqui uma caminhada perto deste local e logo de manhã a sensação térmica era terrível.

Parque_Natural_da_Arr%C3%A1bida_.jpg


Em Palmela, a Encumeada dos Moinhos parece ser também uma área apetecível, é uma pena a falta de Estações aqui na margem sul que certamente dariam registos notáveis.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boas Ricardo,

Belas fotos como sempre.
Arrastei a conversa de forma a falarmos sobre as inversões da tua zona.
Há um estudo sobre as inversões da Arrábida, liderado pela expert na área Prof. Dra. Maria João Alcoforado.
O estudo é antigo mas muito interessante, na altura instalaram um sensor precisamente no dos locais mais frios da Arrábida, vale da ribeira da Ajuda.

Não se ja tinhas visto o referido estudo.
Aqui tens, é so fazer download do pdf.
https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1870

Estudo interessante, muito obrigado!

As inversões térmicas são uma autêntica dor de cabeça, cientificamente falando! :hehe:

Como diz o João, há zonas que parecem ter um potencial muito maior que outros locais e depois vamos a ver a diferença não é muita... Aqui na região de Sesimbra, moro em Sampaio a cerca de 140 m de altitude e não tenho inversão, ou é fraca. Já na Maçã, a apenas 40 m de desnível, existem inversões significativas. A passear com o carro de noite também já observei boas inversões na estrada do Calhariz a 100 m de altitude, que vai das Pedreiras até aos Casais da Serra, junto à vertente da Serra do Risco, que se eleva junto ao mar a cerca de 370 m.

Quanto ao local referido, o Vale da Ribeira da Ajuda, fiquei com curiosidade. Hei-de lá passar de noite e comparar com as inversões nestes locais que referi mais perto de casa. O local parece ter muito mais potencial, e haverá certamente inversão, mas suspeito que na prática não será muito diferente dos observados na estrada do Calhariz ou na Maçã.

Mais curiosiodade ainda tinha era de poder ter observações de certos vales encaixados no acidentado SW da Costa Vicentina, nomeadamente entre Aljezur/Odeceixe e a Serra de Monchique. Já lá assisti a fénomenos muito surpreendentes de inversões de manhã muito cedo mesmo nos barrancos junto às praias, tais como sentir arrefecimentos brutais e aparecimento de geada quando descemos os mesmos, muito repentinamente. Há lá buracos que nunca apanham sol durante estes meses!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigado @jonas_87 , não tinha conhecimento do estudo , muito interessante mesmo como o Jorge referiu :thumbsup: Contudo não acredito que seja muito mais forte a nível de inversão que o Alambre, mas agora fiquei curioso ;) Eu conheço bem a zona ribeira da Ajuda, dado que a família da minha mulher em tempos teve uma quintinha na localidade de Casal da Ribeira , mais propriamente no Pomarinho, onde a mesma corre bem em Invernos rigorosos, coisa que ultimamente não temos tido! A ribeira da Ajuda é muito extensa, é a mãe de quase todas as ribeiras da Arrábida, dado que praticamente todas lá vão desaguar , inclusive uma que conheces bem, a de Alcube, e a do Alambre, onde fiz os registos esta manhã, a da Ajuda termina (desagua) na Comenda.
Quanto ao nevoeiro de irradiação , as minhas últimas fotos comprovam isso mesmo, aqueles cinco vales ( Comenda, Aldeia grande, Rasca, Alambre e Picheleiros ) são muito potentes , em dias de hoje com muito sol, amanhã è quase garantido o forte nevoeiro :D Fiz um pequeno esquema, para quem não conhece muito bem a zona, onde a azul representa as ribeiras que mencionei , agora já só falta deixar um sensor ali perto deste local, hoje voltei a deixar no Alambre para registar a mínima, dado que a noite promente :cold:

Local onde o deixarei quando tiver tempo , e coincidir num dia favorável a inversão forte.

FPyvpqX.png


Esquema que tinha referido em cima.

UFykn1u.png


Foto tirada da Serra da Achada ( Sesimbra), que ilustra bem o dito nevoeiro mencionado no estudo.

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Só uma nota final, de salientar que a zona que o @Jorge_scp referiu (Maçã, Calharis até aos Casais da Serra ainda não teve uma inversão forte este Outono/Inverno, hoje por exemplo registei mais quase 6ºc quando passei por lá, do que no Alambre, em relação à publicação do @criz0r , acredita que a vertente Sul e Oeste da Serra de São Luís é muito mais forte que o Vale de Barris que mostras na foto amigo, é daqueles sítios que engana bem ;)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado @jonas_87 , não tinha conhecimento do estudo , muito interessante mesmo como o Jorge referiu :thumbsup: Contudo não acredito que seja muito mais forte a nível de inversão que o Alambre, mas agora fiquei curioso ;) Eu conheço bem a zona ribeira da Ajuda, dado que a família da minha mulher em tempos teve uma quintinha na localidade de Casal da Ribeira , mais propriamente no Pomarinho, onde a mesma corre bem em Invernos rigorosos, coisa que ultimamente não temos tido! A ribeira da Ajuda é muito extensa, é a mãe de quase todas as ribeiras da Arrábida, dado que praticamente todas lá vão desaguar , inclusive uma que conheces bem, a de Alcube, e a do Alambre, onde fiz os registos esta manhã, a da Ajuda termina (desagua) na Comenda.
Quanto ao nevoeiro de irradiação , as minhas últimas fotos comprovam isso mesmo, aqueles cinco vales ( Comenda, Aldeia grande, Rasca, Alambre e Picheleiros ) são muito potentes , em dias de hoje com muito sol, amanhã è quase garantido o forte nevoeiro :D Fiz um pequeno esquema, para quem não conhece muito bem a zona, onde a azul representa as ribeiras que mencionei , agora já só falta deixar um sensor ali perto deste local, hoje voltei a deixar no Alambre para registar a mínima, dado que a noite promente :cold:

Local onde o deixarei quando tiver tempo , e coincidir num dia favorável a inversão forte.

FPyvpqX.png


Esquema que tinha referido em cima.

UFykn1u.png


Foto tirada da Serra da Achada ( Sesimbra), que ilustra bem o dito nevoeiro.

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Só uma nota final, de salientar que a zona que o @Jorge_scp referiu (Maçã, Calharis até aos Casais da Serra ainda não teve uma inversão forte este Outono/Inverno, hoje por exemplo registei mais quase 6ºc quando passei por lá, do que no Alambre, em relação à publicação do @criz0r , acredita que a vertente Sul e Oeste da Serra de São Luís é muito mais forte que o Vale de Barris que mostras na foto amigo, é daqueles sítios que engana bem ;)


Boas Ricardo,

Estive analisar a orografia ao detalhe e conclui que o ar frio da ribeira da Ajuda corre de oeste para Este, e para além de ser muito abrigado, recebe ar frio de vários lados, assim como gera também ar frio pois tem uma vertente exposta a norte.

Não me admirava nada que fosse mais frio que o local onde fizeste registos. :D
O sensor do referido estudo terá sido instalado na zona do rectângulo verde.


Já agora consegues enviar o link do google maps desse sitio onde pensas fazer o registo, só para perceber a localização e respectivo enquadramento.