Que temperatura tens dentro de casa ?

Sigo com 26,9ºC e Hr de 41%.

E eu com 27,2ºC e 52% :dry:

Apesar de tudo fechado. Encosta-se a mão à janela e está quente. Talvez lá para as 4h consiga um gradiente interior/exterior negativo, mas se fôr menos de 3ºC sem vento de nada servirá. Foi assim a noite passada.

Claramente em subida a temperatura aqui nos rés-do-chão, a zona mais fresca da casa habitualmente. O que safa é que a humidade é baixa.
Sigo com 27,0ºC e Hr de 40%.

Lentamente a subir aqui no rés-do-chão.
27,2ºC e 41% de hr.

Como estará a meio da semana?:huh:

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
No interior será bem pior, com localidades com máximas de pelo menos 40°c e mínimas tropicais, quem não tem AC de facto é difícil...

Pegando neste post, e dado que aqui me parece o local mais correto para continuar a discussão, não consigo entender como se consegue viver a mais de 20 quilómetros do mar sem ar condicionado neste país.

Eu que vivo a meia dúzia de quilómetros tenho a casa entre os 27 e 30ºC, sendo uma casa recente com um bom isolamento térmico. Imagino no interior, e/ou em casas de construção mais antiga. :calor:

Pegando neste post, e dado que aqui me parece o local mais correto para continuar a discussão, não consigo entender como se consegue viver a mais de 20 quilómetros do mar sem ar condicionado neste país.

Eu que vivo a meia dúzia de quilómetros tenho a casa entre os 27 e 30ºC, sendo uma casa recente com um bom isolamento térmico. Imagino no interior, e/ou em casas de construção mais antiga. :calor:
Falando na minha experiência pessoal, as construções mais antigas (entre 50 e 100 anos) na minha região tinham características que caíram em desuso (janelas pequenas, paredes mais grossas, paredes caiadas de branco, sótão com respiradouros, chaminés típicas e telhados inclinados) e permitiam uma certa comodidade térmica, quer no Inverno, quer no Verão. Era até curioso que estas características eram, em alguns casos, semelhantes nas diferentes regiões do interior de Portugal, adaptadas aos diferentes tipos de materiais de construção e às especificações de cada área geográfica.
Na casa dos meus avós, no Verão, nunca era necessário um AC, pois a casa era fresca dadas as suas características. Mas também tenho a dizer que, naquele então, eram raras as sucessões de dias com temperaturas tropicais durante a noite.
Agora, se falarmos em construções mais recentes e padronizadas a outras realidades, ai sim é impraticável viver sem um arrefecimento ou aquecimento, consoante a época do ano. Na casa em que vivo, com o agravante de viver na cidade com médias diárias mais altas do país (Portalegre), o calor é uma verdadeira loucura e só com ventiladores e com o AC é que se vai sobrevivendo às noites tropicais...
Para se ter uma ideia, com referência a um termómetro "rasco e incerto" do LIDL, as temperaturas actualmente no meu quarto rondam os 29ºC, valor que tenho a certeza que é errado. Como esse termómetro tem normalmente um desvio, creio que a temperatura deverá ser muito próxima dos 30,5ºC/31ºC. Na cozinha, com um termómetro de mercúrio muito antigo, tenho sempre temperaturas acima dos 30ºC... Só o AC reduz este sofrimento, mas este ano irá pesar na carteira.

Aqui em Beja a casa é mais ou menos antiga mas é um último andar, ou seja acumula calor ainda mais do que o normal. Estes dias de temperaturas altíssimas têm sido um sofrimento, quase todas as divisões atingem os 30-31ºC. As paredes viradas a Sul ficam literalmente quentes ao tocar, e o pouco vento noturno não chega para arrefecer as casas.

A sala tem ar condicionado, mas é uma marca mais "low cost" e menos eficiente, e que lhe custa muito mais a arrefecer a sala, que ainda tem alguma dimensão.

Em Portalegre tivemos de instalar ar condicionado nos quartos exatamente por causa disto (apesar de não ser um último andar), foi uma salvação para estes verões.

Última edição:
Eu aqui sigo com 27,4ºC e 42% de Hr.
+ 0,2ºC que há 24h, até não é mau de todo a lenta subida.
No 1º andar é que está mais quente, mas como abro a janelas todas as noites, lá se vai levando a vida com o mínimo de (des)conforto.

27,3ºC, apesar dos 25ºC exteriores em média das várias estações, só que... não há vento algum.
Fiz a experiência de alternar a Kestrel entre o exterior/interior na janela da marquise aberta e parece um daqueles filmes de portais dimensionais, como se houvesse uma cortina invisível, para cá, para lá, aumenta, diminui, aumenta diminui, num percurso de menos de 2 metros. :scared:
Lá 26,1ºC, cá 27,5ºC.

Última edição: