Queda de meteorito na Rússia - 15 Fevereiro 2013

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eis que acordo e vejo uma noticia que me surpreende.

A Rússia teve hoje de noite um meteoro que explodiu ao entrar na atmosfera e centenas de meteoritos colidaram no soloe causaram centenas de feridos e danos materiais. Foi numa região da Rússia central.

Isto no dia em que o 2012 DA14 passa a 27.000 km. Nao me parece que seja uma coincidencia, embora o possa ser.

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-21468116

Vejam o vídeo dos meteoros a cruzar o céu e dos danos materiais.

A minha teoria é que este asteroide já se fracturou quando passou junto a outros planetas (ou até em passagens anteriores junto à Terra), e agora viaja com fragmentos associados. Poderá até ser os restos de um asteroide muito maior. Ou seja, o pedaço maior passa a 27.000 km da sueprfície, mas pedaços pequenos podem se calhar colidir hoje com a Terra.

Vou olhar mais para o céu esta noite na esperança de ver mais meteoritos.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Asteróide 2012 DA14 irá passar "tangente" à Terra no dia 15/02/2013

Queda de meteorito na Rússia fez mais de 150 feridos

Publicado às 08.29



Pelo menos 150 pessoas ficaram feridas, esta sexta-feira, por estilhaços provocados pela queda de um meteorito na região dos montes Urais, na Rússia, revelou o Ministério do Interior russo.

ng2383627.JPG



foto OOO SPETSZAKAZ/REUTERS

Meteorito atingiu zona residencial da cidade de Tcheliabinsk

"Pelo menos 150 pessoas tiveram de receber assistência médica depois da queda de pedaços de meteorito", explicou um porta-voz do ministério à agência Interfax

O meteorito caiu, esta sexta-feira de manhã, a cerca de 80 quilómetros da cidade de Tcheliabinsk, na região com o mesmo nome, explicou um porta-voz governamental à agência Interfax.

"Patrulhas reforçadas garantem a ordem pública nos edifícios atingidos e onde se registaram avarias e foram tomadas medidas para proteger a propriedade", acrescentou a fonte.

As autoridades locais encerraram todas as escolas e jardins de infância, devido ao facto de a maior parte terem ficado sem vidros nas janelas.

"Hoje, em Tchilabinski, a temperatura é de 18 graus negativos, por isso decidimos encerrar todas as escolas e infantários", anunciou Guennadi Onischenko, dirigente dos serviços sanitários da Rússia.


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3054579
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Mais uns videos impressionantes:





De facto, pode apenas ser uma coincidência, ou o asteróide que vai passar à tarde perto da Terra, pode vir "acompanhado" de um ou outro meteorito mais pequeno ou de uma pequena nuvem de pequenos meteoritos, em que um ou outro poderão ser maiores, como foi o caso deste na Rússia. Um situação interessante, de facto...
 
Editado por um moderador:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Meteorito caiu na Rússia, Governo fala em mais de 250 feridos

PÚBLICO 15/02/2013 - 07:49

Governo russo confirma queda de objecto celeste na região dos Urais. Fotos e vídeos mostram o que parece ser um meteorito. Ministério do Interior refere que há mais de 250 feridos e danos materiais em seis cidades

Um objecto não identificado caiu nesta sexta-feira em território russo, na região dos Urais. O Ministério da Defesa russo já confirmou o facto e de acordo com a agência russa de notícias Interfax, tratou-se de um meteorito que entrou na atmosfera e se desintegrou durante a queda.

O ponto de impacto situar-se-á perto da cidade de Cheliabinsk, a leste dos montes Urais. Diferentes fontes falam na existência de dezenas de feridos, mas os números não coincidem: agências e jornais internacionais têm números que variam entre "dezenas", 50 e uma centena de feridos. A agência France Presse apresenta o balanço mais gravoso: mais de 250, três dos quais em estado grave, segundo informações prestadas por um porta-voz do ministério do Interior. A mesma fonte descreve que há estragos materiais em seis cidades.

No site do ministério da Defesa russo foi publicada uma foto que mostra duas colunas de fumo, sobre uns edifícios, e que testemunham a passagem do meteorito. Nas agências de notícias há imagens semelhantes, bem como de estragos materiais provocados pela queda deste objecto celeste, como vidros partidos num pavilhão desportivo.

O governo russo diz que não há danos nas unidades militares existentes na região. Mas há relatos de feridos civis e danos materiais provocados pela chuva de detritos que ocorreu quando o meteorito se desintegrou e que, quando chocaram com o solo, provocaram ondas de choque que partiram vidros e janelas. Há quem relate a existência de explosões, mas as informações ainda são escassas.

"Definitivamente não foi um avião [em queda]", disse um responsável da protecção civil, ouvido pela agência Reuters. "Estamos a tentar reunir informação e não temos, até agora, qualquer dado sobre mortes."

Testemunhas na cidade de Cheliabinsk ouvidos pela mesma agência britânica dizem ter visto, às primeiras horas da manhã, objectos brilhantes a caírem do céu. Ouviram estrondos, sentiram edifícios a abanar e os alarmes de carros dispararam na mesma altura.

No Youtube há diversos vídeos filmados a partir de carros em movimento que mostram claramente o voo de um objecto muito luminoso, a grande velocidade, e que provoca um grande clarão, deixando um rasto de fumo à passagem. Num dos vídeos vê-se ainda o que parece ser a desintegração desse objecto em partículas mais pequenas.

Um blogger russo, Ilya Varlamov, reuniu no blogue alojado na plataforma Livejournal (a mais popular na Rússia), um conjunto de vídeos, imagens e testemunhos publicados online (disponível aqui, em língua russa). Algumas das imagens testemunharão a destruição provocada pelas ondas de choque. Em alguns vídeos é bem audível o que parece ser uma explosão seguido de vidros a partirem-se.

Outro vídeo mostra o medo de estudantes que se encontravam na escola.

(Vídeos postados no post anterior pelo ecobcg)
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Duas coisas a interessantes na minha opinião:
1º O brilhar do asteróide pouco antes de cair num dos vídeos. Parece a luz do Sol.

2º A quantidade de câmaras de filmar instaladas nos carros na Rússia. Ao que parece são as seguradoras que solicitam a instalação destas com vista a combater a fraude.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já vão em mais de 400 feridos, alguns em estado grave.

O ponto de impacto situar-se-á perto da cidade de Cheliabinsk, a leste dos montes Urais. A agência russa Interfax diz que os feridos são 474, 14 dos quais foram hospitalizados.

Público
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Já começam a aparecer algumas imagens.
Edifícios atingidos:
01.jpg

02.jpg

04.jpg

08.jpg

13.jpg

Ver aqui

Há bastantes feridos, por ter sido atingidas zonas urbanas:(


---------------------------

Também começam a aparecer algumas imagens associadas mas falsas.
Esta parece-me falsa, mas carece de confirmação:

hhp8_8Hlg7g.jpg


:confused::facepalm:
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Bendita atmosfera.
Não percebi ainda se realmente é um meteorito, i.e, se chegou a atingir a superfície, ou se foi apenas um meteoro que se desintegrou explosivamente, criando uma valente onda de choque. Ao que parece há relatos da queda de pequenos meteoritos decorrentes da desintegração.

A Rússia é pródiga. Não sei se recordam do epissódio Tunguska, em 1908.

http://http://en.wikipedia.org/wiki/Tunguska_event

Pelas imagens em cima (prédio a arder9 deve ter mesmo chegado a atingir a superfície.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=EhaYFFUs-uU"]2013.2.15 ãƒ*ã‚·ã‚¢ã®ãƒã‚§ãƒªãƒ£ãƒ“ンスク州ã«éš•çŸ³ãŒæ¿€çª - YouTube[/ame]

Através deste vídeo, percebe-se que desde que é filmado o rasto do meteorito até à chegada do som da explosão/desintegração do mesmo, terão decorrido, pelo menos, uns 30 segundos, o que indicia que essa maior explosão se deva à desintegração do meteorito a cerca de 10km de altitude. Depois provavelmente terão caído alguns fragmentos no solo, resultantes dessa mesma desintegração.