Queda de meteorito na Rússia - 15 Fevereiro 2013

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Fragmento gigante do meteorito que caiu na Rússia encontrado oito meses depois


Um fragmento gigante do meteorito que caiu em fevereiro passado na região dos montes Urais (centro-oeste da Rússia), que provocou na altura mais de mil feridos, foi hoje retirado de um lago, segundo a televisão russa.

O fragmento, com cerca de metro e meio de comprimento, foi resgatado do lago Tchebarkoul, que fica perto da zona de impacto do meteorito. A operação, que envolveu mergulhadores, foi transmitida em direto na televisão.

Durante os trabalhos, o fragmento acabou por dividir-se em pelo menos três partes.

Os cientistas envolvidos na operação não conseguiram determinar o peso exato do fragmento, uma vez que a balança utilizada no local estragou-se depois de ultrapassada a fasquia dos 570 quilos.

"Segundo os primeiros testes, podemos afirmar que é um fragmento de um meteorito", afirmou o professor da universidade de Tcheliabinsk, Serguei Zamozdra, em declarações à agência Interfax.

"É o maior fragmento do meteorito e estará provavelmente entre os 10 maiores meteoritos alguma vez encontrados", sublinhou Zamozdra.

Outros peritos citados pelas agências internacionais admitiram a necessidade de testes suplementares.

Mais de 12 fragmentos identificados aparentemente como meteoritos foram retirados do lago Tchebarkoul desde fevereiro passado, mas apenas quatro reuniam as características exactas.

A 15 de fevereiro, um meteorito caiu a cerca de 80 quilómetros da cidade de Tcheliabinsk, na região dos montes Urais.

Segundo a agência espacial norte-americana, a NASA, o meteorito, cuja queda provocou mais de 1500 feridos, incluindo 319 crianças, tinha uma massa de cerca de 10 mil toneladas quando entrou na atmosfera.

Lusa


Fonte : http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/10/16/fragmento-gigante-do-meteorito-que-caiu-na-russia-encontrado-oito-meses-depois-1
 
  • Gosto
Reactions: CptRena