Radar meteorológico no norte do país (Serra da Freita, Arouca)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Radar no Norte para quê?

Se fosse a região mais populosa do país ainda compreendia...
Se houvesse níveis de precipitação consideráveis também...
Se houvessem grandes diferenças climáticas podia compreender...

Assim sendo mais vale monitorizar o Algarve e o Alentejo.


Quando começaram a construir a rede, de início só havia recursos para dois, e a escolha centro/sul em vez de centro/norte foi devido ao regime de precipitação ser geralmente mais perigoso a sul.
Está uma explicação disso umas páginas atrás neste tópico:


3 - Idealmente os 3 sistemas de radar deveriam ser instalados em simultâneo (ou quase), tendo em vista proteger as respectivas áreas de cobertura. Todas elas são habitadas por cidadãos portugueses (e não só) e são Portugal.
No entanto, atendendo a uma sempre necessária gestão de recursos (humanos e materiais), foi necessário obedecer a uma série de critérios a que já tive oportunidade de me referir em tempos. O regime torrencial da precipitação no nosso território, acentua-se para sul...este facto justificou, apenas numa óptica de gestão de recursos, o início pela zona de Lisboa e do Algarve.
No norte, em especial no noroeste, os valores da precipitação média anual são os mais elevados do território, mas estão essencialmente associados à passagem de sistemas frontais, num regime relativamente "bem comportado". No sul, os fenómenos de cheia repentina podem ser mais gravosos, embora eles também possam ocorrer no norte.

Por outro lado, a razão pelo qual o radar ficará em Arouca, não se prende apenas com a distância ao litoral...mas também com a localização de parques eólicos. Estes parques de aerogeradores colocal sérios problemas à eficácia da exploração operacional com radares (meteorológicos e não só e em toda a Europa, não apenas em Portugal).


Para mim uma razão perfeitamente aceitável dada a limitação de recursos, as maiores tragédias de cheias rápidas tem sido historicamente a sul e nas ilhas (e neste caso sim, as ilhas tem muito maiores razões de queixa quanto ao critério), o que não era suposto era ter-se parado tantos anos. Só por curiosidade, deixo aqui um parágrafo que consta do Plano de Actividades de 2005 do IM. Já lá vão 5 anos ...


Projecto para Ampliação e Modernização da Rede Nacional de Radares
Meteorológicos, com
Ampliação e modernização da rede nacional de radares meteorológicos envolvendo o
projecto, aquisição e instalação de nova estação para cobertura da parcela norte do
território, e aquisição de novo equipamento de teste e medida.
Designadamente, em 2005 prevê-se realizar as seguintes actividades:
Selecção definitiva do local para instalação da futura estação de radar do Norte do
Continente e aquisição do respectivo terreno;
Elaboração do caderno de encargos para aquisição do radar do Norte do Continente e
equipamentos associados;
Aquisição de equipamentos de teste e medida considerados de primeira prioridade,
tendo em vista melhorar os padrões de manutenção e calibração radioeléctrica dos
vários sistemas de radar da rede.

http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/institucionais/PA2005_IM_final.pdf
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Acabou de dar uma reportagem no Telejornal da RTP1 sobre o radar de Coruche que está avariado, o IM não tem 40 mil euros para reparar, que vergonha de país é este Portugal, um tornado que causou 15 milhões de euros de prejuízo e o governo não disponibiliza 40 mil euros para o IM. Portugal não passa de um país do 3º mundo, sim do 3ºmundo em comparação com os outros países europeus. Fomos mesmo mediocres. :buh::disgust: Assim, é complicado acusar o IM do que quer que seja já que nem verbas existem para a manutenção dos radares. Vergonhoso.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bom, resta mobilizar as partes interessadas, nomeadamente as câmaras municipais e os respectivos planos municipais de protecção civil. 40 mil euros repartidos pelos 40 ou 50 municípios que ficam debaixo do alcance do radar dá 1000 euros a cada um deles.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Comentário infeliz. Em 1997 não existiam estes radares quando o mau tempo varreu o Algarve e Alentejo. O que se pretende é que todo o país fique debaixo do alcance dos radares e todos lamentamos que se tenha chegado a este ponto. E repara que na quinta-feira caíram 53mm em Sagres em menos de uma hora e na quarta-feira, 35mm em Olhão em pouco mais de 20 minutos, já para não falar que Monchique nesse tal ano de 1997 levou com 273mm em menos de 24h...


Tenha calma. Não quiz desprezar nenhuma região e é óbvio que todo o território tem de estar coberto por radares.

No entanto, é um facto que a maior precipitação, a maior diversidade climática e a região com maior densidade populacional é o Norte.

Daí o facto inaceitável de não existir acesso público a esses dados.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Na zona de Arouca
Região Norte deverá ter radar meteorológico em 2013



É no Norte do país que chove mais, que as altitudes vão dos zero até perto dos 2000 metros e ocorrem com mais frequência diferentes tipos de precipitação, granizo e neve incluídos. "Mas é a única região de Portugal continental que ainda não é coberta por radar meteorológico", chama a atenção Sérgio Barbosa, coordenador da Divisão de Observação Remota do Instituto de Meteorologia. Para o ano, a lacuna deverá começar a ser resolvida, com a construção da torre e das infra-estruturas para instalar um radar no Pico do Gralheiro, no concelho de Arouca.

O Instituto de Meteorologia ainda procura financiamento para o projecto, que custa 2,9 milhões de euros. "Esperamos ter financiamento para iniciar a construção", diz Sérgio Barbosa. Se tudo correr bem, o radar começará a funcionar em 2013.

O Sul e o Centro já estão cobertos por radares meteorológicos, um no Algarve e outro em Coruche, embora uma avaria neste último, que o deixou inoperacional há duas semanas e o impossibilitou de acompanhar o tornado de Tomar, só deva estar resolvida nos primeiros meses do próximo ano, refere Sérgio Barbosa. Na Madeira, depois das chuvas torrenciais de 20 de Fevereiro deste ano, está-se em fase de escolha do local para um radar, e na ilha Terceira já existe um aparelho destes pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos.

Ao contrário dos radares do Algarve e de Coruche, o do Norte terá uma tecnologia que permitirá não só distinguir o tipo de partículas na atmosfera - se é neve, granizo, chuva -, como ter uma noção mais rigorosa da sua intensidade.

http://jornal.publico.pt/noticia/17...-ter-radar-meteorologico-em-2013-20839031.htm
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Na zona de Arouca
Região Norte deverá ter radar meteorológico em 2013
...

O Sul e o Centro já estão cobertos por radares meteorológicos, um no Algarve e outro em Coruche, embora uma avaria neste último, que o deixou inoperacional há duas semanas e o impossibilitou de acompanhar o tornado de Tomar, só deva estar resolvida nos primeiros meses do próximo ano.
...

http://jornal.publico.pt/noticia/17...-ter-radar-meteorologico-em-2013-20839031.htm


Esperemos é que o de Loulé não se lembre de se "apagar" :p
Os primeiros meses de 2011 devem ir até...ao verão :calor:

:lmao:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ué! Pensei que a reparação era feita de imediato.

Acho que os escadotes de madeira que utilizavam para as reparações foram proibidas pela ASAE por terem caruncho...:lol::p

Por mim até nem faz falta a falta (!) do radar. Este serve perfeitamente quando está on.
E o prazo de 2013 para o radar em Arouca deverá ser 2031:(
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Já está reparado, o IM já transmite.

Ainda fala mal do I.M. Prometeram hoje que devia estar reparado no inicio de 2011, umas horas depois está a funcionar. Há coisas fantásticas, não há?

Acho que o radar não está propriamente avariado mas sim à espera de uma revisão. Quando podem, lá o ligam um pouco...ver quanto dura.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Ainda fala mal do I.M. Prometeram hoje que devia estar reparado no inicio de 2011, umas horas depois está a funcionar. Há coisas fantásticas, não há?

Acho que o radar não está propriamente avariado mas sim à espera de uma revisão. Quando podem, lá o ligam um pouco...ver quanto dura.

então veremos quando estará pronto o do norte
2030?:P
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
então veremos quando estará pronto o do norte
2030?:P

Vá lá, pelo menos achas que é um ano antes do Aristocrata. Optimista, hein. :rolleyes:

Agora a sério, o radar está programado para 2013, será em 2013 que estará pronto. Este típico pessimismo tuga, ainda por cima no período em que vivemos as vezes tira-me do sério. Só falta criar aqui uma bolsa de apostas ou uma poll para adivinhar em que ano estará pronto. :(

Este generalizado tipo de comentários às vezes soa a (se fosse eu) estaria pronto em 2030.

Sem stress, aguardemos serenamente... :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não se trata de crítica fácil o que aqui fazemos mas uma constatação.
E até nem é directamente uma crítica ao IM. Sei (e sabemos) que os seus profissionais são pessoas competentes mas com limitações financeiras\estruturais importantes. E isso obsta a que tenhamos um melhor serviço. Não há dúvidas nisso.
Mas seria fundamental é impor aí uma cultura de "verdade" - Pode-se pedir que redijam uma comunicação a explicar o que se passa, seria no mínimo elegante da parte das estruturas dirigentes.
É esta cultura de "verdade" que precisamos em Portugal, sem ela abre-se todo um campo cheio de incertezas, dúvidas, etc.

Já foi dito que o radar teve uma avaria, e que deverá levar algum tempo a reparar, isso tem sido dito imensas vezes na comunicação social nos últimos dias, não sei que explicações querem mais. E não sei qual é o espanto, radares não são propriamente bicicletas que se arranjem em meia hora se a avaria for importante. Nos últimos anos tenho visto radares em Espanha avariados meses e meses. Esperemos que esta situação se resolva rápido.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Pessoal, já foi avançada mais alguma data para a entrada em funcionamento do radar de Arouca??;)