Raspberri Pi-talvez mais uma opção para 'weather server'?



HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Utilizar o meteohub numa micro-máquina dessas? Se for possível é deveras interessante. :thumbsup:

Tenho bastante pena que a Davis não tenha um weatherlink versão linux.

Essa versão (WL Linux) a correr no server onde está alojado o site e ligado ao dataloggerIP era um mimo.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Utilizar o meteohub numa micro-máquina dessas? Se for possível é deveras interessante. :thumbsup:

Tenho bastante pena que a Davis não tenha um weatherlink versão linux.

Essa versão (WL Linux) a correr no server onde está alojado o site e ligado ao dataloggerIP era um mimo.
Pois, mas se a versão MAC do WL pelos vistos também não é uma aposta pois anda sempre umas versões atrás, muito menos parece que seja uma versão linux.
Há, no entanto , pesquisando um pouco pelo google parece haver algumas soluções que tiveram (algum?) sucesso a ligar a VP2 a pc's com linux
De qualquer modo, é uma questão de se ir seguindo o projecto do Raspberri e ir fazendo pressing junto do meteohub para ver se é possível combinar ambos.
Cumps
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O WView suporta diversas estações e corre em Linux :)

http://www.wviewweather.com/

Já testei e é porreiro.

Em tempos fiz um script em PHP para ler directamente os dados da Davis para o Site. Liga ao DL IP da Davis e obtêm os dados em tempo real:

http://www.meteomoita.com/daviscom/test.php

Se só aparecer a mensagem "connected" voltem a fazer F5 até aparecerem os dados (depois de aguardarem uns 10 segundos).

Com muita paciência, tempo e trabalhinho conseguia fazer uma coisa completa. Qualquer dia :D
 

jpedrodias

Cirrus
Registo
1 Mar 2012
Mensagens
6
Local
Seixal
Sim, parece-me que é uma solução perfeita

Aqui está o meu RaspberryPi a correr wview desde ontem em modo Simulator e a publicar os dados no wunderground e num site pessoal.


wxStationGraphAll



Custo anual para manter um Raspberry:

Potência: 3.5 Watts, ou seja,
C = (0.0035 x 24 x 365.25) x Preço do kwh
C = (0.0035 x 24 x 365.25) x 0,14€) = 4.30



Custo anual para manter um computador:

Potência: 200 Watts (depende muito do computador)
C = (0.200 x 24 x 365.25) x Preço do kwh
C = (0.200 x 24 x 365.25) x 0,14€) = 245

Poupança anual de 240
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, parece-me que é uma solução perfeita

Aqui está o meu RaspberryPi a correr wview desde ontem em modo Simulator e a publicar os dados no wunderground e num site pessoal.


wxStationGraphAll



Custo anual para manter um Raspberry:

Potência: 3.5 Watts, ou seja,
C = (0.0035 x 24 x 365.25) x Preço do kwh
C = (0.0035 x 24 x 365.25) x 0,14€) = 4.30



Custo anual para manter um computador:

Potência: 200 Watts (depende muito do computador)
C = (0.200 x 24 x 365.25) x Preço do kwh
C = (0.200 x 24 x 365.25) x 0,14€) = 245

Poupança anual de 240


Excelente :thumbsup: E a estabilidade da coisa ao longo de muitos dias, já se podem tirar conclusões ?
 

jpedrodias

Cirrus
Registo
1 Mar 2012
Mensagens
6
Local
Seixal
Excelente :thumbsup: E a estabilidade da coisa ao longo de muitos dias, já se podem tirar conclusões ?



Dos testes feitos até agora:

- foi encontrado um bug (é mais uma omissão) no software que faz com que não arranque em caso de falha de electricidade mas em menos de 24h foi criado um FIX que será submetido como melhoramento no site oficial do wview;

- e por questões performance, não é ideal para criar os templates html+imagens e fazer upload por ftp. Se for mesmo necessário, ele aguenta-se mas como não gosto da ideia de o ter em sobrecarga, prefiro que apenas faça o upload para o wunderground e depois vou buscar os dados a esse site (ou por php ou por javascript)



Próximo passo é fazer liga-lo a uma estação real e ver como se aguenta... diz-se no google groups wview que com a wmr88 não precisa de qualquer configuração.
 

jpedrodias

Cirrus
Registo
1 Mar 2012
Mensagens
6
Local
Seixal
O desenvolvedor(?) do meteohub também já tem um rpi e estará a desenvolver uma versão do software para esta plataforma.
No entanto eu gosto de visualizar os dados do weatherlink no pc desktop.
Haverá alguma forma de ter o weatherlink a correr no pc desktop e a ir buscar os dados a um destes 'mini-pc'?


Se bem me lembro, a última vez que corri a versão para vmware do meteohub, não era mais do que o wview com uns "add-ons" personalizados pelo autor.

Mas na minha opinião, em vez de dar 60 € pela licença do meteohub (mais 30 pelo equipamento), pelos mesmos 60 € que se gasta na licença pode-se comprar DOIS RaspberryPi. Ou até, podes gastar-se 30€ com o RaspberryPi e os outros 30€ com um kitt solar.


Em relação ao ver os dados no desktop, já vi por aqui quem tenha conseguido com php, ler os dados da estação e publicá-los na net. E com os dados na net, tem-se acesso a eles mesmo longe do desktop, aliás o planeta inteiro tem acesso a eles.