Referendo sobre a permanência na UE no Reino Unido

As sondagens viraram na Escócia.

Não se pode confiar mais em sondagens, falharam em Espanha e falharam neste referendo. Mas as que agora existem dão vitória à independência. Contudo duvido que a UE acolha bem os escoceses, os espanhóis por exemplo têm medo que isto dê força à Catalunha.

A região imaginária da nossa esquerda e parte do centro/direita o tal Sul da Europa de esquerda, onde não existem movimentos de direita, ou movimentos anti-imigração,etc,etc está a trocar as voltas ao nosso BE, PCP e ala esquerda do PS.
Espanha que na imaginação destes comentadores iria virar á esquerda, fez exactamente o contrário;
Em Itália surge um movimento chamado 5 estrelas de direita, sendo que toda a direita e movimentos paralelos vencem a esquerda;
Grecia a extrema direita neo-nazi cresce nesse pais e tenderá a crescer mais.

A região imaginária da nossa esquerda e parte do centro/direita o tal Sul da Europa de esquerda, onde não existem movimentos de direita, ou movimentos anti-imigração,etc,etc está a trocar as voltas ao nosso BE, PCP e ala esquerda do PS.
Espanha que na imaginação destes comentadores iria virar á esquerda, fez exactamente o contrário;
Em Itália surge um movimento chamado 5 estrelas de direita, sendo que toda a direita e movimentos paralelos vencem a esquerda;
Grecia a extrema direita neo-nazi cresce nesse pais e tenderá a crescer mais.
A esquerda levou uma valente bofetada de luva branca nas eleições em Espanha. Era ver a Catarina tão radiante no congresso de domingo ( e a aplaudir de pé o representante do Podemos), é depois nem um pio sobre o assunto.
O Podemos foi relegado para o lugar que merece e espero que continue a descer ainda mais.

Só tenho pena que parte do crescimento do Partido Popular tenha sido à custa Ciudadanos. Fazia bem também em Espanha um rejuvenescimento da direita.
Entretanto , em Inglaterra, continua o folclore do referendo. Juncker quer expulsar à força ( e de imediato) os eurodeputados britânicos ( que também não sei o que ainda fazem lá ; deve ser pelo bom salário que auferem) .
O RU, que pelos vistos,não faz a menor ideia do que irá fazer. Já se fala que, como o referendo parece que não foi vinculativo, o próximo Governo ( onde Cameron até se poderá recandidatar) e Parlamento poderão não ratificar o referendo.
O que, por um lado, mantinha tudo como estava, mas por outro seria descrédito total do Estado Britânico.

A esquerda levou uma valente bofetada de luva branca nas eleições em Espanha. Era ver a Catarina tão radiante no congresso de domingo ( e a aplaudir de pé o representante do Podemos), é depois nem um pio sobre o assunto.
O Podemos foi relegado para o lugar que merece e espero que continue a descer ainda mais.

Só tenho pena que parte do crescimento do Partido Popular tenha sido à custa Ciudadanos. Fazia bem também em Espanha um rejuvenescimento da direita.
Entretanto , em Inglaterra, continua o folclore do referendo. Juncker quer expulsar à força ( e de imediato) os eurodeputados britânicos ( que também não sei o que ainda fazem lá ; deve ser pelo bom salário que auferem) .
O RU, que pelos vistos,não faz a menor ideia do que irá fazer. Já se fala que, como o referendo parece que não foi vinculativo, o próximo Governo ( onde Cameron até se poderá recandidatar) e Parlamento poderão não ratificar o referendo.
O que, por um lado, mantinha tudo como estava, mas por outro seria descrédito total do Estado Britânico.

Penso que o descrédito não será assim tão grande (seria maior se de facto o referendo fosse vinculativo e houvesse um segundo referendo para 'desacreditar o primeiro'). Mas pronto, são perspectivas...

Penso que o descrédito não será assim tão grande (seria maior se de facto o referendo fosse vinculativo e houvesse um segundo referendo para 'desacreditar o primeiro'). Mas pronto, são perspectivas...

Sem dúvida que a realização de novo referendo seria descredibilizante. No entanto, segundo vários analistas, comeca a ser forte a possibilidade de realização de novo referendo.
Segundo um analista político , que não fixei o nome, quando se realizar novas eleições, é provável que o novo Governo marque novo referendo. Talvez já para Janeiro ou Fevereiro do próximo ano.

US secretary of state John Kerry said there were " a number of ways" to prevent the UK's exit from the EU. "I don't as secretary of state want to throw them out today. I think that would be a mistake," he was quoted as saying by AFP news agency at an event in Colorado. He said UK officials had "no idea" how to negotiate the exit.

https://euobserver.com/tickers/134108

Pois há :D e já estão a ser implementadas :D. Abordei isso no tópico da Política. É a democracia moderna :D

---

EU Commission chief Juncker has said “the general view [among EU leaders] is that there would be no [EU] treaty change” in order to make deep reforms after Brexit. “Nobody in the room was asking me to engage on a different reform path. We have to speed up the reform process that is already ongoing”, he said. EU Council chef Tusk said “it’s too early to draw conclusions” from Brexit.

https://euobserver.com/tickers/134113

As reformas só se aplicam aos pacóvios. Os grandes líderes nunca se enganam :D

aquilo que podia servir os países do sul na tentativa de mudar as políticas globais da UE transformou-se numa palhaçada.

e o mais espantoso é um grupo de anormais tentar assaltar o partido trabalhista porque o Corbyn foi o único que defendeu como pode a europa pela esquerda. Muitos descontentes não lhe deram o voto e em certa medida ainda bem.

isto descambou para o impensável.
um país ingovernável... os camerons, os boris, os farages... aquela gente merece!

Se a eleição do Bush em 2000 foi corrupta nem quero ver como será a de Novembro. Ainda por cima o voto é eletrónico. Hehehehe :D

Bons velhos tempos. Antigamente seria um choque generalizado ter um diplomata estrangeiro falar abertamente sobre reverter decisões democráticas de um país soberano. Agora quase que se aplaude.

Habituem-se. Não só vai piorar mas como as más decisões afetarão todos mais cedo ou mais tarde, incluindo os que concordam com esta medida agora (as nações mais fracas continuarão na mediocridade). Até na Rússia ainda há fãs do Estaline. Pudera, o pior da ditadura nunca afeta todos :rolleyes:

Para salvar a democracia impõe-se o fascismo. Épico. Hehehehe :D

Última edição:
Sem dúvida que a realização de novo referendo seria descredibilizante. No entanto, segundo vários analistas, comeca a ser forte a possibilidade de realização de novo referendo.
Segundo um analista político , que não fixei o nome, quando se realizar novas eleições, é provável que o novo Governo marque novo referendo. Talvez já para Janeiro ou Fevereiro do próximo ano.

A questão é saber se sempre vão accionar o artigo 50. Podia ser descredibilizante e nesse ponto eu concordo porque houve votos num determinado sentido, mas não podemos esquecer que foi por uma margem muito escassa e que se está a levantar ao de cima antigas feridas e enormes fracturas na sociedade e nos países do Reino Unido (por isso aqui a descredibilização tanto vale para um lado como para o outro). É muito importante não esquecer as consequências que isso trará (que poderá levar à cessação como um todo) porque a Escócia e a Irlanda não querem sair da EU (e nisso o referendo também foi muito claro). Vai ser interessante ver como irão tratar este complexo assunto/puzzle...

Se a eleição do Bush em 2000 foi corrupta nem quero ver como será a de Novembro. Ainda por cima o voto é eletrónico. Hehehehe :D

Bons velhos tempos. Antigamente seria um choque generalizado ter um diplomata estrangeiro falar abertamente sobre reverter decisões democratas de um país soberano.

Habituem-se. Não só vai piorar mas como as más decisões afetarão todos, incluindo os que concordam com esta medida. Basta que hajam as circunstâncias certas :rolleyes: Até na Rússia ainda há fãs do Estaline. Pudera, o pior da ditadura nunca afeta todos

No que está a bold, penso que quem votou no Brexit (mais concretamente a Inglaterra) esse deve ter sido um dos motivos. Não há regime que não caia ao fim de algum tempo, seja por circunstâncias/factores externos como por factores internos (como aconteceu com a URSS).

Última edição:
em face da palhaçada a que estamos a assistir... um novo referendo ia dar que resultado? provavelmente o mesmo ou ainda mais brexit.

Bons velhos tempos. Antigamente seria um choque generalizado ter um diplomata estrangeiro falar abertamente sobre reverter decisões democráticas de um país soberano. Agora quase que se aplaude.

Habituem-se. Não só vai piorar mas como as más decisões afetarão todos mais cedo ou mais tarde, incluindo os que concordam com esta medida agora (as nações mais fracas continuarão na mediocridade). Até na Rússia ainda há fãs do Estaline. Pudera, o pior da ditadura nunca afeta todos :rolleyes:

Para salvar a democracia impõe-se o fascismo. Épico. Hehehehe :D

Que provas tens para afirmar que a eleição de Bush foi corrupta?
Só apenas pelo facto do irmão dele ser o Governador da Florida?
Se formos por aí, também se pode desconfiar das votações na altura de Al Gore nos ( muitos Estados) detidos pelo Partido Democrata.

Também não fui apreciador da governação de Bush, mas daí a dizer que as eleições foram forjadas, vai uma grande distância. E ainda para mais numa área onde os States estão bem à nossa frente.

Ao contrário do que muitas vezes dá a impressão, nos EUA existem 2 grandes partidos. E onde o Partido Democrata é tanto ou mais poderoso que o Partido Republicano. E sendo também financiado por muitos capitalistas e milionários, que tão pouco aprecias. :D