Remodelação do Tópico Seguimento Mensal

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Remodelação do Tópico Seguimento Mensal

O Fórum MeteoPT cresceu imenso nos últimos meses, tanto em membros como em posts. Para continuar a auferir da mesma simplicidade de leitura actual ou consulta posterior dos tópicos de seguimento, optou-se agora pela divisão do seguimento meteorológico em regiões com afinidades climáticas.

geral.gif


Assim o seguimento passa a ser feito nos seguintes tópicos:

-> Litoral Norte
-> Interior Norte e Centro
-> Litoral Centro
-> Sul
-> Açores e Madeira



Equipa MeteoPT





norte-1.gif





interior.gif





litoral.gif





sul.gif





ilhas.gif
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Novidades no fórum

Remodelação do Tópico Seguimento Mensal

O Fórum MeteoPT cresceu imenso nos últimos meses, tanto em membros como em posts. Para continuar a auferir da mesma simplicidade de leitura actual ou consulta posterior dos tópicos de seguimento, optou-se agora pela sua divisão por regiões com afinidades meteorológicas/climáticas.

Já o tinha feito no tópico de seguimento do Sul, mas uma vez que aqui parece melhor enquadrado, aqui lhes deixo a transcrição do meu feedback perante tal mudança radical:


Não concordo em absoluto com esta sectarização de zonas :nono:. Se Portugal fosse um país maior, tipo Espanha ou França, seria lógico. Agora num país pequeníssimo como o nosso não faz sentido. Peço desculpa, mas é a minha opinião.
Com esta divisão, haverá membros com os quais deixarei de interagir, pois estaremos em zonas diferentes. Para não falar que os que estamos na zona Sul, nos iremos sentir sozinhos; porque somos poucos membros registados e ainda menos os que escrevemos com alguma frequência; porque é uma zona que meteorológicamente falando é pobre em fenómenos meteorológicos (como aliás em quase tudo o resto :()

E pior ainda, será a zona Açores e Madeira.

Aparentemente pode parecer melhor arrumado, mas é dividir e sub-dividir, logo mais complexo se torna para a consulta, com cliques por todo o lado para quem quiser estar a par do que sucede pelo país de Norte a Sul.

Espero que isto não leve à morte prematura da participação mais assídua dos membros de zonas mais mortas :unsure:
Pois muitas vezes o ver um tópico muito participativo incentiva a participar, ver um tópico onde escrevem 3 ou 4 membros... :disgust:

O tempo irá dizer se foi ou não uma boa estratégia. ;)
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Novidades no fórum

Já o tinha feito no tópico de seguimento do Sul, mas uma vez que aqui parece melhor enquadrado, aqui lhes deixo a transcrição do meu feedback perante tal mudança radical:

Apoiado:thumbsup:

Assim a interacção entre membros está limitada a pequenas porções de região.:sad:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Novidades no fórum

Com esta divisão, haverá membros com os quais deixarei de interagir, pois estaremos em zonas diferentes. Para não falar que os que estamos na zona Sul, nos iremos sentir sozinhos; porque somos poucos membros registados e ainda menos os que escrevemos com alguma frequência; porque é uma zona que meteorológicamente falando é pobre em fenómenos meteorológicos (como aliás em quase tudo o resto )

E pior ainda, será a zona Açores e Madeira.

Aparentemente pode parecer melhor arrumado, mas é dividir e sub-dividir, logo mais complexo se torna para a consulta, com cliques por todo o lado para quem quiser estar a par do que sucede pelo país de Norte a Sul.

Espero que isto não leve à morte prematura da participação mais assídua dos membros de zonas mais mortas
Pois muitas vezes o ver um tópico muito participativo incentiva a participar, ver um tópico onde escrevem 3 ou 4 membros...

O tempo irá dizer se foi ou não uma boa estratégia.

O mês de Janeiro foi completamente caótico ao nível da organização do fórum. Alguém que queria saber o tempo que fez na Madeira no dia 20, terá de vasculhar por centenas de posts, muitos deles repetido com coisas do tipo: "já neva em Bragança?". Algo cuja resposta se encontra 1 ou 2 páginas atrás, embora apenas tivessem passado 5 minutos após ter sido postada. Isto porque a afluência foi. Chegámos a ter mais de 1000 posts por dia.

Por isso, e neste ponto, faz todo o sentido algo mais organizado, não se perdendo os extremos de São Miguel, por entre os dizeres da trovoada ou da neve. E se assim pensarmos, tudo o que não tem a ver com o acontecimento extremo da altura, cai em vazio, e perde-se, porque ninguém liga.

Em relação à interacção com os membros, espera-se que esta não seja quebrada. Quando nevar na Covilhã, todos poderemos comentar e interagir com as noticias que de lá nos chegam, da mesma forma que quando trovejar no Algarve, todos poderão e deverão interagir com as imagens de satélite, radar...
No fundo o que se pretende é uma melhor organização.

Aliás, o bom, bom seria não deixar morrer mas dar mais vida às regiões mais paradas. Principalmente aos Açores e à Madeira. Os membros lá são poucos, mas também é verdade que nos esquecemos, às vezes um pouco deles. E o seguimento da neve há umas semanas nas Flores, ficou como que esquecida. Um acontecimento do qual todos tivemos oportunidade de participar.
Há webcams, há os satélites, as EMA's. Há uma necessidade de promover a interacção na observação do estado do tempo de um determinado sitio que não o nosso, e promover a interacção.

Não se restrinjam apenas à vossa região. As regiões servem para uma melhor organização e não para separar ninguém. E óptimo seria se as regiões com menos membros, pudessem assim crescer.

Março é à partida um mês para todos os gostos: neve, chuva, vento, sol, AA.
Por isso achamos que faz todo o sentido fazer este teste durante este mês. :)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Novidades no fórum

Em condições normais, isto é, quando se relatam apenas temperaturas, humidades, pressão, etc, parece-me boa ideia e divisão.:)

Contudo, na existência de fenómenos metereológicos interessantes (chuva intensa, vento forte, neve, trovoada, etc), torna-se difícil a percepção do que se está a passar pelo país, exigia que saltassemos de tópico para tópico, o que convenhamos não é prático.:(

Será possível nestes casos, que infelizmente são limitadas no tempo, unificar temporariamente as várias regiões?:huh:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Re: Novidades no fórum

Fui hoje surpreendido com as alterações no forum relativas ao seguimento...
Embora compreenda perfeitamente os argumentos dos administradores/moderadores, não concordo com os mesmos.
É verdade que se torna difícil seguir os tópicos em altura de maior afluência, mas regra geral isso passa-se nos seguimentos especiais, e não no seguimento normal.
Vamos ter tópicos de seguimento parados durante muito tempo...
Regionalizar o seguimento, é aumentar o trabalho que se tem a ter uma noção abrangente do real estado do tempo no país, obrigando-nos a recorrer a diversos tópicos para saber como seguem as coisas de norte a sul.
Além disso, limitará, creio, as interacções entre membros, o que, não sendo objectivo dos tópicos, por vezes se reveste de interesse...
Talvez seja eu que sou reticente às mudanças, mas neste caso, e com o devido respeito, não concordo com as mesmas...
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Novidades no fórum

Concordo com o que o André disse, mas acho que numa situação de seguimento especial seria bom ter um tópico onde todos juntos pudessemos relatar o que se passa na nossa zona, para uma melhor avaliação e acompanhamento do evoluir de uma determinada situação.
:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Novidades no fórum

Concordo com o que o André disse, mas acho que numa situação de seguimento especial seria bom ter um tópico onde todos juntos pudessemos relatar o que se passa na nossa zona, para uma melhor avaliação e acompanhamento do evoluir de uma determinada situação.
:thumbsup:

Apenas uma coisa que julgo relevante. Ainda agora por exemplo e perante uma questão do membro Aurélio postei no seguimento Sul. Com esta nova organização foi fácil, imediatamente, ver e responder.
Digo isto apenas para tirar um pouco aquela ideia que estes tópicos "regionalizados" passaram a ser nichos de quem posta nas respectivas regiões. Respeito os pontos a favor e contra que têm sido ditos e percebo todos os pontos de vista. Mas acho que existem potenciais desta nova organização que se calhar ainda não estão a ser totalmente analisados pelos membros.

Já agora jpmartins que falaste nos seguimentos especiais, eu até acho, na minha modesta opinião, o contrário! Acho que é nesses seguimentos que é possível um maior acompanhamento a nível regional, nos vários tópicos, com uma maior organização. Sem centenas de posts em poucas horas no mesmo tópico! E estando tudo dividido em zonas, é possível observar bem aquilo que se passa nos diferentes sítios sem grandes confusões , em que certa altura já ninguém percebe bem onde se situam os pontos de "maior acção". É claro que tudo tem que ter uma prática, de ser testado no real! É por isso que acho que foi boa ideia avançar com este modelo, afim de ser testado. Modelo este que é utilizado noutros foruns de meteorologia internacionais :)

Se não resultar paciência , claro :) Mas nunca se sabe sem tentar, não é verdade? ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Novidades no fórum

É verdade que se torna difícil seguir os tópicos em altura de maior afluência, mas regra geral isso passa-se nos seguimentos especiais, e não no seguimento normal.
Vamos ter tópicos de seguimento parados durante muito tempo...
Regionalizar o seguimento, é aumentar o trabalho que se tem a ter uma noção abrangente do real estado do tempo no país, obrigando-nos a recorrer a diversos tópicos para saber como seguem as coisas de norte a sul.
Além disso, limitará, creio, as interacções entre membros, o que, não sendo objectivo dos tópicos, por vezes se reveste de interesse...
Talvez seja eu que sou reticente às mudanças, mas neste caso, e com o devido respeito, não concordo com as mesmas...

Há algo que não foi explicado! :p

Com os seguimentos regionais, deixa de haver seguimentos especiais..

No entanto, sempre que houver algo mais interessante para acompanhar, por exemplo: chuva forte no litoral norte, ou uma qualquer tempestade nos Açores, automaticamente, o nome actual dos seguimentos é alterado.

Por exemplo:

Seguimento Litoral Norte - Seg. Especial Chuva, Vento forte, 7 a 10 de Março de 2009.

Com o ponto de exclamação no lado esquerdo a chamar à atenção.

Assim que o tempo voltar ao normal, retoma-se o titulo anterior:
Seguimento Litoral Norte - Março 2008.

Assim sendo, fica tudo em sequência, (como uma espécie de diário meteorológico sem quebras da região "x"), e ninguém perde pitada do que vai acontecendo pelo país.

Esta é a nossa ideia. :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Novidades no fórum

Sim, talvez não estivesse a ponderar todos os pontos, não passa de uma questão de habito.

Sim, e isso nem sempre é fácil, é mesmo o tempo a solução! Aproveito para chamar a atenção para um facto positivo! Vejam o que está a acontecer por exemplo com o seguimento dos Açores e Madeira! Excepcional, a meu ver...
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Re: Novidades no fórum

Há algo que não foi explicado! :p

Com os seguimentos regionais, deixa de haver seguimentos especiais..

No entanto, sempre que houver algo mais interessante para acompanhar, por exemplo: chuva forte no litoral norte, ou uma qualquer tempestade nos Açores, automaticamente, o nome actual dos seguimentos é alterado.

Por exemplo:

Seguimento Litoral Norte - Seg. Especial Chuva, Vento forte, 7 a 10 de Março de 2009.

Com o ponto de exclamação no lado esquerdo a chamar à atenção.

Assim que o tempo voltar ao normal, retoma-se o titulo anterior:
Seguimento Litoral Norte - Março 2008.

Assim sendo, fica tudo em sequência, (como uma espécie de diário meteorológico sem quebras da região "x"), e ninguém perde pitada do que vai acontecendo pelo país.

Esta é a nossa ideia. :)

Embora com as reservas manifestadas, vamos dar então o benefício da dúvida, e esperar que tudo corra bem, e que as mudanças sejam, de facto, positivas...:thumbsup:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Novidades no fórum

Há algo que não foi explicado! :p

Com os seguimentos regionais, deixa de haver seguimentos especiais..

No entanto, sempre que houver algo mais interessante para acompanhar, por exemplo: chuva forte no litoral norte, ou uma qualquer tempestade nos Açores, automaticamente, o nome actual dos seguimentos é alterado.

Por exemplo:

Seguimento Litoral Norte - Seg. Especial Chuva, Vento forte, 7 a 10 de Março de 2009.

Com o ponto de exclamação no lado esquerdo a chamar à atenção.

Assim que o tempo voltar ao normal, retoma-se o titulo anterior:
Seguimento Litoral Norte - Março 2008.

Assim sendo, fica tudo em sequência, (como uma espécie de diário meteorológico sem quebras da região "x"), e ninguém perde pitada do que vai acontecendo pelo país.

Esta é a nossa ideia. :)

Este ponto é fundamenta!!
Sou contra este tipo de organização dividida por regiões no seguimento normal, pois a meu vai fazer com que certas zonas não tenham a mesma vivacidade o que pode afectar o interesse de novos membros dessas zonas, e claro a interacção regular com outros membros.
Por outro lado parece-me que em seguimentos especiais (de Inverno) de grande número de participantes este organização seja de mais fácil consulta e seguimento.
Mas como o Vitamos referiu experimentar é a melhor solução. :thumbsup: