Seca em Portugal

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O Alqueva permite irrigar 130 mil ha atualmente, com as expansões previstas vai alcançar os 170 mil ha, o que inclui a ligação à barragem do Monte da Rocha que está cronicamente em seca.
No meu ponto de vista, considero um enorme risco essa expansão. Estamos a meio de Maio e o Alqueva já "perdeu" 10% do volume armazenado desde que atingiu o pico em Janeiro.
O Alqueva é uma grande reserva estratégica de água. Aumentar ainda mais a área de irrigação, é fazer do Alqueva uma albufeira de regadio, à espera que todos os invernos encha a fim de permitir que a água chegue a todos.

Deve ser desesperante não ter água. Ver os vizinhos com acesso a água e produção, e ao lado só seca. Projetos que não se concretizam ou não vingam... Mas por outro lado, pode-se estar a comprometer os atuais projetos dos 130 mil ha já irrigados.

A não ser que se leve água até Alqueva de modo a garantir que este não falhe em longos períodos de seca. E aí, já se poderia expandir com maior segurança, e quem sabe duplicar, a área de irrigação.
Não digo isto de ânimo leve, até porque como dizia em cima, tudo tem impacto ambiental e importa pesar o que realmente é importante.

Facto é que sem água não à vida. E o cenário onde a água não chega é desolador.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)

Aumento da área agrícola no Algarve pode ser suspenso em breve​



Estiveram a dormir e acordaram agora. :facepalm: Aumento da área agrícola com abacateiros é o que não falta no Algarve, os políticos não têm coragem para proibirem de vez os abacateiros na região. Lá vão encerrar as piscinas e a malta enche a piscina em casa, lá vem um aumento da água e começar a dar banho de semana a semana, lá vem medidas da treta e aflitos.

Passou-se 1 ano, nada fizeram, em que estado está a ligação ao Pomarão? Em que estado está a dessalinização da água do mar? Em que estado está o uso das águas residuais na agricultura e campos de golfe?

Aliás, em quase 20 anos, construíram Odelouca com a fé que iria resolver o problema da água, mas não acautelaram o seu uso e o resultado está à vista.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao

Aumento da área agrícola no Algarve pode ser suspenso em breve​



Estiveram a dormir e acordaram agora. :facepalm: Aumento da área agrícola com abacateiros é o que não falta no Algarve, os políticos não têm coragem para proibirem de vez os abacateiros na região. Lá vão encerrar as piscinas e a malta enche a piscina em casa, lá vem um aumento da água e começar a dar banho de semana a semana, lá vem medidas da treta e aflitos.

Passou-se 1 ano, nada fizeram, em que estado está a ligação ao Pomarão? Em que estado está a dessalinização da água do mar? Em que estado está o uso das águas residuais na agricultura e campos de golfe?

Aliás, em quase 20 anos, construíram Odelouca com a fé que iria resolver o problema da água, mas não acautelaram o seu uso e o resultado está à vista.
Pelos vistos não existe lei para travar isso...basta ver que não se consegue fazer nada com as estufas "ilegais" em Odemira ou agora com o olival intensivo junto do Maranhão. Agora para passar multas avultadas a pobres coitados que não limpam o pasto junto das aldeias aí já existe lei... fortíssima!
Desculpem-me o desabafo mas não me sinto protegido por este estado de direito! Tudo isto parece uma anedota!

Quanto às plantações os agricultores estão por sua conta. O estado deixa fazer mas quando faltar a água desenrasquem-se. Também não tenho pena de alguns, andam por aí bem montados e fartam-se de atropelar a lei ou a falta dela.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Pelos vistos não existe lei para travar isso...basta ver que não se consegue fazer nada com as estufas "ilegais" em Odemira ou agora com o olival intensivo junto do Maranhão. Agora para passar multas avultadas a pobres coitados que não limpam o pasto junto das aldeias aí já existe lei... fortíssima!
Desculpem-me o desabafo mas não me sinto protegido por este estado de direito! Tudo isto parece uma anedota!

Quanto às plantações os agricultores estão por sua conta. O estado deixa fazer mas quando faltar a água desenrasquem-se. Também não tenho pena de alguns, andam por aí bem montados e fartam-se de atropelar a lei ou a falta dela.
A lei sempre foi forte com os fracos e fraca ou inexistente com os fortes.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga

 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Pelos vistos em certos países estão a ser tomadas medidas...

Portugueses se forem tomadas medidas em Portugal: 'ditadura!', 'PIDE'!
Portugueses se não se tomarem medidas em Portugal: 'pouca vergonha! Ninguém faz nada!'
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Portugueses se forem tomadas medidas em Portugal: 'ditadura!', 'PIDE'!
Portugueses se não se tomarem medidas em Portugal: 'pouca vergonha! Ninguém faz nada!'
Calma é preciso ter algum discernimento e não misturar as coisas...Existem alturas em que é preciso vestir as "calças"! Quando existe uma catástrofe é preciso tomar medidas que não agradam a todos!
Eu contínuo a achar que é preciso um agravamento "significativo" na fatura da água com base no racio gasto/ agregado familiar mas pelos vistos isso é o mais complicado. Entretanto tomam-se medidas de emergência em que se pode discutir a sua eficácia.
Para mim é uma medida positiva mais pela não proliferação do plástico descartável, que nem sempre vai parar à devida reciclagem, do que pela poupança de água. No entanto talvez seja um abre olhos para a população que algo não está bem. Agora compreendo que o vizinho do lado com uma "bruta" piscina de alvenaria está-se bem maribando para essa medida ;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Portugueses se forem tomadas medidas em Portugal: 'ditadura!', 'PIDE'!
Portugueses se não se tomarem medidas em Portugal: 'pouca vergonha! Ninguém faz nada!'
Há sempre quem refila por tudo e por nada. Mas a verdade é que não se tem feito quase nada em relação à água. Não estamos longe de termos cidades europeias com falta de água. Daqui a 5, 10 ou mais anos?
Centrais dessalinizadoras são caras? São sim. Mas estamos a falar da causa mais importante para todos: A água. Quantas centrais daria com o dinheiro injetado na TAP?

Podemos ter todas as barragens que quisermos. Se houver mais de 3 anos com escassa precipitação, as barragens só por si, não chegam. Essencial sim, para anos de seca normais (2 consecutivos por exemplo). Não chegará para o que poderá vir a acontecer no futuro. Mas como o homem acha que tudo é infinito, e pode continuar a viver como até aqui, só acordará quando faltar efetivamente a água nas torneiras em cidades como Faro, Beja, Évora, ou Sevilha por exemplo.

Além disso, melhorar muito na gestão dos recursos. É incrível como se praticam culturas intensivas (só com a visão a curto prazo e económica) em regiões com secas prolongadas como o Alentejo ou o número de campos de golf no Algarve. Viver de forma cada vez mais sustentável possível, terá de ser o caminho no futuro. Ter pegada nula é impossível, mas o colocar na equação sempre um uso mais racional de todos os recursos, ainda existe um caminho gigantesco pela frente. O dinheiro não pode comprar tudo. Mesmo que se coloquem tarifas elevadas de água para determinadas elites (Golf etc.), para quem tem dinheiro, esse não será um problema nunca, o de pagar mais.

Centrais dessalinizadoras pelo lado de maior disponibilidade de água. E mudança do paradigma de utilização de recursos, por outro lado, de forma a diminuir o nosso impacto.
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Calma é preciso ter algum discernimento e não misturar as coisas.

Não é misturar as coisas. É exactamente assim que o Português comum reage às coisas. Neste e em muitos outros assuntos.

Eu contínuo a achar que é preciso um agravamento "significativo" na fatura da água com base no racio gasto/ agregado familiar

Ai, onde te foste meter!

Agora compreendo que o vizinho do lado com uma "bruta" piscina de alvenaria está-se bem maribando para essa medida ;)

Então e vamos chatear os expats (e não só!) proibindo-os de encher as piscinas no seu Allgarve? E se se chateiam? E como vai o jet7 relaxar do stress da empresa do papá sem jogar golfe?

Mas a verdade é que não se tem feito quase nada em relação à água.

Pois não mas passa por cada um. Isso não é impeditivo que se tomem decisões vindas de cima para aplicar doa a quem doer mas acho que alguns só vão perceber quando chegarem a casa, rodarem a torneira e não sair nada.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Calma é preciso ter algum discernimento e não misturar as coisas...Existem alturas em que é preciso vestir as "calças"! Quando existe uma catástrofe é preciso tomar medidas que não agradam a todos!
Eu contínuo a achar que é preciso um agravamento "significativo" na fatura da água com base no racio gasto/ agregado familiar mas pelos vistos isso é o mais complicado. Entretanto tomam-se medidas de emergência em que se pode discutir a sua eficácia.
Para mim é uma medida positiva mais pela não proliferação do plástico descartável, que nem sempre vai parar à devida reciclagem, do que pela poupança de água. No entanto talvez seja um abre olhos para a população que algo não está bem. Agora compreendo que o vizinho do lado com uma "bruta" piscina de alvenaria está-se bem maribando para essa medida ;)

Talvez começar pelos gastos públicos e desperdícios, bem com as perdas na rede. Exemplo: queixa à câmara de aspersores de rega de ajardinamentos públicos (inclusive rotundas relvadas) ligados todo o dia e até durante as horas de maior calor, mal dirigidos ou simplesmente por excessiva rega a água a correr pelas ruas. Experimentem abrir uma torneira ao máximo durante 10 minutos e observar o contador. Agora multipliquem isso por 144 e têm o gasto de apenas um desses aspersores durante um dia. Multipliquem pelo número de aspersores que existem em certas cidades, especialmente naquelas com climas mais quentes. A propósito, a queixa ficou sem resposta nem acção. Antes de pedirem "sacrifícios" ridículos às famílias os responsáveis governamentais ou autárquicos devem assegurar-se de que o comportamento dos seus órgãos governativos é exemplar, caso contrário a população ri-se e manda-os... (censurado).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Pelos vistos não existem contra-ordenações na matéria... É à vontade do freguês!
Quero ver aqui alguém meter sanções (multas) a quem vive do turismo