Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro



ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Obg GARFIL. Mas eu tenho um microclima diferente da Sertã, e só sao 10km de distancia. A sertã é mais fria sem chuva, tem duas ribeiras na vila e dai é mais humida, formando geada facilmente . Fica a descriçao e o pessoal fica a conhecer melhor aqui
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Por aqui mais um aguaceiro e estou com 5.3ºC
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Por aqui 2.7ºC
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

A entrada das nuvens a norte estava prevista, aliás, porque estava prevista precipitação para estas horas. A grande diferença é que não estava previsto a descida das cotas nesta altura. De quaquer forma, também era previsivel uma cota mais baixa a norte hoje de manha e não se verificou, ficando a acumulação (da parte da manha) pelos 350/400. A temperatura em altura têm sido mal "modelizada" pelos modelos, talvez pouco habituados a este tipo de entradas.

A principal fonte tem sido o GFS, pena é que o europeu também não diponibilize os seus dados para os podermos comparar, de qualquer forma, este é um assunto que daria um tópico.

P.S: Parabéns a todos que poderam assistir aos mais belos encantos que a natureza proporciona. :thumbsup:

P.S II: As autoridades competentes estão em formação intensiva este inverno (boa sorte também para eles) :D
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

aqui está a melhor foto possível deste fenómeno fantástico que se seguiu a uma grande granizada e trovoada no Porto!, que pena não estar na foz:angry:

tromba.jpg


Cheguei a ver 3 funis ao mesmo tempo!!

boas.

esta imagem está fabulosa....;)

ao sortudo pelo sucedido os meus sinceros parabéns:thumbsup:
até teve direito a passar no jornal da noite na "SIC" referente a uma reportagem sobre o evento....

com rodape a mencionar ""FOTO CEDIDA PELO MeteoPT.com Fórum de Meteorologia ""

acabei de chegar do Monte da virgem por lá o termómetro marcava 2.5ºC:cold::cold::cold: realmente houve uma queda de temperatura muito acentuada desde o fim da tarde.

realmente só falta a precipitação a haver vamos...

algum registo de neve por estas bandas?????


cumps
Nashville
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro


fotos altamente
trabalhas-te-as
mas a maquina tem de ser boa
mas muito muito boas
Por acaso já tem uns anos; 5 megapixéis, Panasonic DMC-LZ2. Antiguita...:sad: Mas é o que tenho.
Não faço edição de imagem; o que faço é colocar marca de água na imagem. Apenas isso. O resto deixo à natureza:thumbsup:
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

realmente só falta a precipitação a haver vamos...

algum registo de neve por estas bandas?????


cumps
Nashville

Boas, tenho registado precipitação perfeitamente líquida com 2ºC, pelo que o problema estará mais na falta de frio em altura. Será interessante ver o que acontece no próximo, já que eventualmente poderá estar a entrar frio em altura não previsto pelos modelos :huh:

Enfim, a ver vamos, por isso é que a meteorologia é algo de tão fascinante ;)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

por momentos choveu de forma moderada e a temperatura baixou para 5.2ºC
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Finalmente em casa..quero apenas dizer que as 17.20 h começou a nevar.Durou apenas 15 minutos...mas foi muito bom!!! Ainda por cima á hora de saida...Tenho fotos que posso postar.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Parolos ?
Quantas vezes nao fiz o mesmo e para bem mais longe e para bem mais isolado e para bem mais alto e em plena noite, mas tenho perfeita noção dos perigos e dos limites... não vou para la num renault 5, vou num jipe, nao vamos sozinhos, vamos em grupo, e se não dá, nao se avança, não há herois... há sim pessoas responsáveis e conscientes que simplesmente vivem uma paixao de maneira diferente.

Ninguem falou de ti.

Dia 9 vi familias inteiras a ficar presas na falperra durante mais de duas horas. Na penha deixaram lá os carros.

Por parolos define-se o inconsciente que vai com a famelga para o monte em pleno nevão sujeito a ficar lá encalhado. Quem tem experiencia pode se aventurar com segurança. Quem não tem e apenas quer brincar aos bonecos eve ficar em casa e ir lá acima DEPOIS do temporal.

Estas corridas transloucadas sem qualquer consciencia deixa-me perplexo...

Não sei porque é que te sentiste visado. Obviamente não me referi a pessoas EXPERIENTES.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Céu limpo e -0,1ºC.

Extremos de hoje até ao momento:

-0,1ºC / 3,2ºC