Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro



ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

images.php


abraços
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
em braga estão 5 graus... disse agora na rtp na transmissão do braga fcp.... esta noite vai nevar na boa em braga pk ja la ta a chover

5ºC ?? :confused:
Impossivel, nenhuma estação online de Braga tem essa temperatura, estão sim 10.ºC
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Aquela zona do estádio é de facto muito fria mas assim uma diferença de temperatura tão grande nao me parece.
 

[ HD ]

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
26
Local
Valongo (180m altitude) - Alcains (380m altitude )
Alguem me pode explicar como é que se explicam as informações do site do IM para a cidade de Viseu, onde diz que a temperatura máxima é 9 e mínima 1ºc pode estar a nevar?

De uma forma sucinta ... A neve é formada nas camadas mais altas da atmosfera , quando a temperatura é inferior a 0ºC . O mais importante é a temperatura em altitude , e não tanto a que se encontra ao nivel do solo. Obviamente que esta ultima conta... Por vezes neva com temperaturas um pouco superiores a 0ºC - como é o caso amanhã para Viseu -. Depois , há outro factor a ter em conta : o relevo. Localidades situadas a cotas médias / altas terão mais possibilidades de ter precipitação em forma de neve , do que as localidades situadas em regiões a baixa altitude , dependendo claro está do valor que a temperatura tiver " lá em cima " :)

Rtavn242.png


850 hPa = Valor de pressão atmosférica que em média corresponde aos 1500m de altitude.
 

Peixoto

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
53
Local
Viseu (500 metros)
Alguem me pode explicar como é que se explicam as informações do site do IM para a cidade de Viseu, onde diz que a temperatura máxima é 9 e mínima 1ºc pode estar a nevar?

Sem dúvida que foi uma grande tempestade, vi nas notícias e na euronews ... Lamento as perdas humanas.

Entretanto também vi uma foto de um golfinho morto na praia :mad::mad::mad:
Consequências do mau tempo.

ver informação do im

Caro Snowstorm, penso que o IM prevê neve não para a cidade de Viseu, mas sim para o distrito. Vivo na cidade de Viseu e percebo a lógica de pensamento dos meteorologistas do IM.

Grande parte do distrito de Viseu, sobretudo a sua parte norte, apresenta altitudes superiores à da cidade de Viseu (500 metros), pelo que as temperaturas mínimas de concelhos como Castro Daire, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e outros deverão ser inferiores a 1ºC. Daí que possa nevar no distrito, mas não na cidade de Viseu. Penso ser esta a lógica!!!

Abraço
 

BARROSODIGITAL

Cumulus
Registo
31 Jan 2008
Mensagens
145
Local
MONTALEGRE (+-1000m)
não sei ja relataram os estragos na nacional 103 entre montalegre e braga muitos paineis informativas e algumas dezenas de arvores(enormes aciprestes) quebradas pelo vento da noite anterior ..

por aqui tb houve estragos e muita chuva.

a neve ainda n chegou..
de momento chuva fraco
temperatura: 4º

cump..
 

Silknet

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
69
Local
Viseu - Rio de Loba (510 metros)
Caro Snowstorm, penso que o IM prevê neve não para a cidade de Viseu, mas sim para o distrito. Vivo na cidade de Viseu e percebo a lógica de pensamento dos meteorologistas do IM.

Grande parte do distrito de Viseu, sobretudo a sua parte norte, apresenta altitudes superiores à da cidade de Viseu (500 metros), pelo que as temperaturas mínimas de concelhos como Castro Daire, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e outros deverão ser inferiores a 1ºC. Daí que possa nevar no distrito, mas não na cidade de Viseu. Penso ser esta a lógica!!!

Abraço


Permitam-me só um comentário: O que interessa aqui é a cota da neve. Se está prevista acima de 400m e estando Viseu a 481m, é perfeitamente possivel que cá neve, não obstante a maior parte do distrito estar a maior altitude que a sua capital como muito bem apontou o Peixoto.
Lembro-me que a última vez estava previsto cair acima dos 600m e nevou cá como muita gente não se lembrava.

Isso é para mim a maravilha da meteorologia, a sua imprevisibilidade!

Bons nevões!!!:thumbsup:

Silknet