Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Madeira, precipitação acumulada das 20 às 21h:

Santana: 6,0mm
Ponta do Sol: 7,2mm
Funchal: 4,7mm
Areeiro: 18,5mm

O arquipelago está em grande:D

E pelo continente, Faro às 21h, estava com uma intensidade de vento 50km/h.

Fonte: IM

Pois é, foi uma hora particularmente intensa com chuva e trovoadas frequentes...
Já estou com total de precipitação acumulada desde as 0h de 40,9mm ainda assim longe dos 18,5mm atingidos numa hora no Areeiro:rain:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Acho que alguem aqui no forum tinha razao ao afirmar que se trava de uma depressao sub-tropical :p:rolleyes:

:huh:

Lá vamos nós de novo.... Lê lá bem:
«strong zonal subtropical jet»

Será que estou a ver mal e não estou a ler "subtropical Jet" ou estará lá escrito "subtropical depression" ou "subtropical storm" ? :rolleyes:

A coitada da depressão ontem entrou em "stall" e ficou com este aspecto paupérrimo porque nada há para a absorver. Nunca esteve minimamente próxima de se tornar subtropical. Embora eu tivesse esperanças, mas era mais desejos do que outra coisa. Já agora, se tivessemos uma depressão subtropical estariamos agora a falar do Arthur, que seria o nome que lhe dariam se fosse subtropical.... :p
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Escusado será repetir que prever tornados é uma coisa muito dificil e que mesmo que haja algumas condições teoricas eles são extremamente raros de ocorrer em Portugal. Isto para não se estar a assustar ninguém...

Boa parte das vezes essas probalidades são dadas por modelos completamente exprimentais e com dados globais, que nem tem em conta a realidade de mesoescala.


Tornado Index (a laranja)

anim-86.gif

boas

eu apenas coloquei um mapa de aviso espanhol com essa possibilidade, não afirmo que tal vai acontecer mas que está previsto está, mas estes avisos valem o que valem. não quero assustar ninguém mas atenção. :D

abraços
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

:huh:

Lá vamos nós de novo.... Lê lá bem:
«strong zonal subtropical jet»

Será que estou a ver mal e não estou a ler "subtropical Jet" ou estará lá escrito "subtropical depression" ou "subtropical storm" ? :rolleyes:

A coitada da depressão ontem entrou em "stall" e ficou com este aspecto paupérrimo porque nada há para a absorver. Nunca esteve minimamente próxima de se tornar subtropical. Embora eu tivesse esperanças, mas era mais desejos do que outra coisa. Já agora, se tivessemos uma depressão subtropical estariamos agora a falar do Arthur, que seria o nome que lhe dariam se fosse subtropical.... :p


Eu sei ler graças a deus. Hum então fazemos assim tu ficas com a tua opiniao eu fico com a minha e ficamos todos felizes induzidos em erro oh talvez nao :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

rtavn0614wf8.png



rtavn061jb0.png



.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Eu sei ler graças a deus. Hum então fazemos assim tu ficas com a tua opiniao eu fico com a minha e ficamos todos felizes induzidos em erro oh talvez nao :p

Não se trata de opinião. Trata-se de factos. Eu não sei quase nada de meteorologia mas por amor de Deus, não chamemos nomes às coisas que elas não são.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Não se trata de opinião. Trata-se de factos. Eu não sei quase nada de meteorologia mas por amor de Deus, não chamemos nomes às coisas que elas não são.

Nao fui eu que chamei, se tu não sabes, eu entao n sei que palavra deva uzar! Eu então muito menos! Hum, mas nao fui a chamar o nome sao pessoas qualificadas naquilo que fazem
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Tá a chegar pessoal do Algarve preparem-se ;) por aqui as coisas continuam "normais"...malta que interessa as caracteristicas enjoy the event.

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Nao fui eu que chamei, se tu não sabes, eu entao n sei que palavra deva uzar! Eu então muito menos! Hum, mas nao fui a chamar o nome sao pessoas qualificadas naquilo que fazem

Nuno, não vamos azedar o ambiente. Eu tive bastante trabalho em tentar explicar porque não era. Fico com pena que não tenha servido para nada.

Se queres a explicação de quem realmente sabe, podes começar com a do Estofex ou a do Tiempo Severo, ou vai ver as discussions para o Atlântico do NHC. Em lado nenhum se falou de uma depressão subtropical. Aliás, já ninguém fala de uma depressão porque ela ontem foi-se abaixo das canetas, o que temos agora é uma grande área de baixas pressões.
Se tivessemos uma depressão subtropical isso era até notícia de telejornal, pois seria o primeiro sistema tropical do ano e teria direito a nome pelo NHC, seria notícia em todo o mundo porque a época de ciclones no Atlântico teria começado em Fevereiro e o Al Gore já estaria aos gritos a dizer que era culpa do aquecimento global.

Fiquemos por aqui.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Nuno, não vamos azedar o ambiente. Eu tive bastante trabalho em tentar explicar porque não era. Fico com pena que não tenha servido para nada.

Se queres a explicação de quem realmente sabe, podes começar com a do Estofex ou a do Tiempo Severo, ou vai ver as discussions para o Atlântico do NHC. Em lado nenhum se fala de uma depressão subtropical. Aliás, já ninguém fala de uma depressão porque ela ontem foi-se abaixo das canetas, o que temos agora é uma grande área de baixas pressões.
Se tivessemos uma depressão subtropical isso era até notícia de telejornal, pois seria o primeiro sistema tropical do ano e teria direito a nome pelo NHC, seria notícia em todo o mundo porque a é poca de ciclones no Atlântico teria começado em Fevereiro e o Al Gore já estaria aos gritos a dizer que era culpa do aquecimento global.

Fiquemos por aqui.

Na boa pah, azedar os ambientes? Hum nada disso cmg as coisas ñ sao assim, estamos sou a discutir, se calhar maneira de intreptar as coisas é diferente da tua, mas n faz mal nenhum ! Servio pois, muita gente se calhar gostou de ver aquilo que escreveste. Mas cada um tem a sua opiniao, e eu respeito a tua seija qual fora ela. E este forum serve para se debater qualquer assunto mas com regras como é óbvio! Sim claro, ate porque vou beber um copo ver umas babes, e ver se apanho alguma trovoada pela madrugada fora pode ser que tenha sorte mas nao me pareçe!
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
finalmente alguma chuva !

Só agora tive oportunidade de ler as previsões meteorológicas do nosso IM e do INM de Espanha e registei que do lado português se prevê chuva, na pior das hipóteses moderada, e vento moderado a forte que nas terras altas poderá atingir os 100 Hm/hora.

Os espanhóis são mais Espartanos nas suas previsões e admitem alguma precipitão para os prózimos dias mas sem acrescentar qualquer nota, ainda que de rodapé, já que é sua prática habitual emitir avisos de mau tempo, com alguma antedecência, quando prevêem algo de anómalo.

Pelo que presumo o que vem aí é uma situação normal de Inverno com o grave pecado de ser curta e saber a pouco. Mas será melhor do que nada.

Quanto ao "depois" logo se verá.....
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

boa noite á comunidade.

Estou no estoril e vou resumir o que vejo neste momento com um adágio muito popular."circulo na lua chuva na rua". quanto ao vento é fraco.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: finalmente alguma chuva !

Pelo que presumo o que vem aí é uma situação normal de Inverno com o grave pecado de ser curta e saber a pouco. Mas será melhor do que nada.
Quanto ao "depois" logo se verá.....

Olá,
Infelizmente é mais parecida com uma situação de Primavera do que com o Inverno, um evento instável com trovoadas. Se calhar já deviamos ter decretado a morte do Inverno de tão má memória :)