Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

boas

mas o que acho estranho é que no satélite do IM já devia estar a chover e no meteoam também ali na zona do Algarve e acho que ainda nem pinga


o que se passa???

abraços

Já não é primeira vez que tal acontece esperemos que não seje a historia do costume que a chuva quando começa a tocar na costa não percepita mas está lá :unsure::unsure::unsure: eu costumo confiar mais no mosaico de radares do que um deles em especifico.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

boas
mas o que acho estranho é que no satélite do IM já devia estar a chover e no meteoam também ali na zona do Algarve e acho que ainda nem pinga
o que se passa???
abraços

Tem a ver com o que disse há umas 2 horas atrás. Não se deixem enganar pela cor/temperatura das nuvens. No Inverno muitas vezes engana. É de olhar mais para o aspecto da coisa no IR, como por exemplo as que estão na Madeira. Durante o dia é mais fácil avaliar com o visível, agora à noite com o IR pode enganar.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

boas

mas o que acho estranho é que no satélite do IM já devia estar a chover e no meteoam também ali na zona do Algarve e acho que ainda nem pinga


o que se passa???

abraços

o que se passa é que a torneira ainda não fechou na Madeira:lol:

Perto da Madeira e de Marrocos boa actividade electrica...

ectua2.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Aqui, depois de acalmar o vento por breves momentos, o som do mar está fantástico faz uma barulheira, este Levante está a dar cabo de mim, já nem dormir bem consigo:D, o vento sopra com mais intensidade:D

Bóia de Faro
Data último registo : 2008-02-16 Hora: 22:28 +0000
Altura significativa 2.92 m
Altura máxima 5.03 m
:surprise:Período médio 6.1 s
Período máximo observado 10.9 s
Direcção da ondulação SE
Temperatura da água 16.3 °C


Fonte: www.hidrografico.pt

O IM devia colocar alerta Laranja no Algarve as ondas já variam em altura significativa superior a 3 metros neste momento e continua o alerta amarelo:confused::disgust:

Certamente aquelas casas que vimos ontem na RTP1 na Ilha da Fuseta devem ir ao ar assim como na Praia do Alvor, como eu coloquei a notícia no meu blog.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Último Quikscat (23:12), realmente deve estar ventoso no Algarve....

vento-1.jpg
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

são marés de pequena amplitude por isso os estragos não devem ser muito grandes, mas para a semana são oposto especialmente entre os dias 19 a 25.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Tem a ver com o que disse há umas 2 horas atrás. Não se deixem enganar pela cor/temperatura das nuvens. No Inverno muitas vezes engana. É de olhar mais para o aspecto da coisa no IR, como por exemplo as que estão na Madeira. Durante o dia é mais fácil avaliar com o visível, agora à noite com o IR pode enganar.

boas

mas vince no satélite podes ter razão e até concordo contigo mas no radar de chuva do meteoam as corres representam intensidade da chuva :D por isso já devia pelo menos estar a pingar

abraços
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

são marés de pequena amplitude por isso os estragos não devem ser muito grandes, mas para a semana são oposto especialmente entre os dias 19 a 25.

Desde do Verão até esta semana o mar avançou na Ilha da Fuseta entre 15 a 20 metros eu tive lá este verão mas quando vi a notícia ontem fiquei:surprise:, porque quando está Levante e desde do Verão que tem sido uma constante de estar Levante, a areia é levada toda, quando mudar para SW a areia é reposta, mas só 3ªfeira estará corrente de SW e depois a partir de 4ª feira volta a corrente de sueste forte novamente, a zona que mais sofre é toda a costa algarvia excepto a Praia de Faro, que costuma ter mais estragos quando a corrente é de SW. Apesar de serem marés de pequena amplitude quando forem as marés vivas a partir do dia 19 e se mantiver a ondulação de Sueste muitas casas e muitos apoios de praia vão cair ao mar.
Ainda hoje falei com um pescador amigo e ele disse este ano com o Sueste que está muita àgua vai vir e ele desde do dia 8 de Fevereiro que não se atreve a ir para o mar porque 5 metros de sudoeste é uma coisa fácil de se estar no mar, agora no Algarve, Sueste a partir de 3 metros é como ir para o Inferno.:D:D
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

no sueste o periodo é muito curto,como se diz na giria de pescador é mar de vento, é o cava cava,quando é de sw na maior das vezes o periodo é mais longo mas quando á tempestades de sw a situação será muito mais complicada, não acontece muito no algarve mas acontece e já alguns anos que não ha.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Em Lisboa está uma noite calma (até agora:p)está uma temperatura amena e o vento está fraco.
Boa noite:)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bem, por aqui a temperatura lá vai descendo com alguma dificuldade: 13,1ºC

O vento acalmou (está tudo calminho:D:p)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Hehe peço desculpa o off-topic...mas isto é sempre giro tá a nevar em Atenas.

http://nifada.com/webcam/panorama.htm