Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

confesso que estou um pouco preocupado com aquilo que ainda possa ocorrer em Lisboa.

Aparentemente a situação está estabilizada. Houve uma grande sorte com a maré baixa ter sido às 7:10 senão teria havido problemas graves nas zona ribeirinhas.

Há duas células, uma passou a oeste e está a norte de Lisboa e a outra a sul, é irmos acompanhando pelo satélite

sat-28.jpg

http://www.sat24.com/frame.php?html=view&country=sp
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

isto cada vez ta masi escuro aqui, será k vem la mais?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Aparentemente a situação está estabilizada. Houve uma grande sorte com a maré baixa ter sido às 7:10 senão teria havido problemas graves nas zona ribeirinhas.

Há duas células, uma passou a oeste e está a norte de Lisboa e a outra a sul, é irmos acompanhando pelo satélite

sat-28.jpg

http://www.sat24.com/frame.php?html=view&country=sp

Não tenho qualquer duvida que se isto fosse na maré alta, ficando o trancão sem poder a escoar água para o Tejo, Loures e Odivelas ficariam mergulhados num imenso caldeirão!:disgust:

A praia-mar é às 13:41 em Lisboa. E avistam-se novas células no satélite que podem vir a causar problemas.:eek:

A chuva cai agora mais calma, mas ainda não parou mesmo. Ao longe ouvi agora um trovão. O céu está de novo a ficar escuro!:confused:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Vamos a apostas quantos mm amealhamos :lmao: só hoje já vou com 112 mm aposto que vou chegar aos 130 mm :w00t:

Eu até me sinto mal em dizer isto, mas já vou com 127mm acumulada desde as 0h! e às 5h30 da manhã, de todas as estações de Lisboa aqui era onde tinha chuvido menos (pouco mais que 50mm). Mas a verdade é que ainda não parou 1 segundo que fosse desde que me levantei (5:30 com a trovoada!). E continua a cair.

Isto hoje é um record absoluto! Pelo menos nos meus 21 anos de existência!:surprise:
Só desde a meia-noite, já choveu o equivalente ao mês todo!
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bom dia a todos pessoal!
Aqui na Costa foi a "loucura" toda a noite. Chuva fortíssima, trovoada forte toda a noite. Ainda tenho de ir à rua ver do meu carro, mas na zona que está penso que não lhe tenha acontecido nada. Pelo menos assim espero! Vamos ver o que nos reservam as próximas horas... Alguém com algum palpite para esta zona? Tenho uma reunião às 15h em Setúbal e estou com receio de me meter à estrada.:(

E o problema é que não dá para adiar!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

O IM meteorologia tem a obrigação de avisar o SNBPC, que com-certeza fez. Penso que o IM especificar melhor as condições e quantidade de precipitação, como faz o INM espanhol

Completamente de acordo. Mas se acompanhaste nos últimos dias os modelos viste como eles falharam estrondosamente as previsões para ontem e tiraram depois os eventos extremos e foi precisamente aí que eles ocorreram. Este tipo de eventos são extraordinariamente dificeis de prever. Eu compreendo que o comum dos cidadãos não consigo entender estas falhas nos alertas ou previsões, mas nós aqui já percebemos um pouco as dificuldades inerentes à previsão meteorológica. E ao contrário do que o Mário há pouco disse, eles não tem muito mais informação do que por exemplo nós os meteoentusiastas temos hoje. Qualquer um de nós tem hoje acesso a dados de bons modelos e a imagens de satélite actualizadas que nenhum meteorologista sonharia ter há anos atrás.

A minha opinião sobre estes eventos convectivos é que pelo sim pelo não eu colocaria em alerta laranja mesmo sabendo que 4 em cada 5 falhariam. O que se passa é que isso também pode ser perigoso, pois leva as pessoas a ignorarem porque não acontece. E chega mesmo a ser alvo de chacota da população, infelizmente é verdade. Ainda há poucas semanas foram vários os artigos em jornais ou blogues de pessoas a gozarem com os alertas, que era uma moda idiota, uma imitação de países com tempo mais severo, etc,etc. Um deles foi o Pacheco Pereira no seu blogue, mas houve outros casos. Critica-se faltas de alertas como se critica alertas em excesso. Se chove no "quintal" do vizinho mas não no meu, a previsão estava errada, o alerta foi um disparate. Mas quem é meteorologista já sabe que é assim e será sempre assim.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Eu até me sinto mal em dizer isto, mas já vou com 127mm acumulada desde as 0h! e às 5h30 da manhã, de todas as estações de Lisboa aqui era onde tinha chuvido menos (pouco mais que 50mm). Mas a verdade é que ainda não parou 1 segundo que fosse desde que me levantei (5:30 com a trovoada!). E continua a cair.

Isto hoje é um record absoluto! Pelo menos nos meus 21 anos de existência!:surprise:
Só desde a meia-noite, já choveu o equivalente ao mês todo!


Olá ANDRÉ, agora está em grande "vantagem" sobre OEIRAS. às 05:00 a situaçao era inversa.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bom, a minha estação perdeu a ligação à terra :sad:Uma chovinha e a ligação à net kaput. Tenho mesmo que comprar uma UPS.

Até às 10:50 enquanto funcionou tinha 38 mm amealhados o que na zona de Lisboa esta noite é considerada zona de seca.

Também a estação de AV aqui perto tem precipitação equivalente.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Olá ANDRÉ, agora está em grande "vantagem" sobre OEIRAS. às 05:00 a situaçao era inversa.

Mas completamente! Mais um grande trovão!:D
E mais uma descarga de água a cair!
128mm
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Aqui fica o video nunca tinha visto nada assim :lmao::lmao: por aqui...as nuvens neste momento estao com um aspecto esquesito.



Uma perguntinha ao Mário Barros: aquela ribeira é que passa na zona do Palácio de Queluz? Impressionante...

Depois de ter dado uma volta aqui por Mem-Martins, e após uma noite de chuva intensa e trovoada como já foi aqui relatado pelos membros desta zona, não se notam grandes estragos nas ruas. Apenas umas inundações com pouca expressão,algumas tampas de esgoto levantadas, bastante lixo arrastado pelas águas e pouco mais. Hoje ainda não saí desta zona mas logo á tarde vou para Caxias onde segundo os relatos dos membros da zona de Oeiras as coisas estiveram feias.
Por aqui 13,3º no exterior e de momento não chove embora me pareça que vem aí mais molho. Talvez não tanto aqui por Sintra mas mais para os lados de Lisboa...
Aquela que foi aqui apelidadada de "A Nossa Menina" e que a principio parecia vir a ser um bluff, afinal cresceu rápido e fez por aí umas boas traquinices...:rain::rain::rain::trovao:
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Mas completamente! Mais um grande trovão!:D
E mais uma descarga de água a cair!
128mm

Bem, podes estar a fazer registos históricos se a coisa continuar ...
Em 1967 na estação do Monte Estoril em 24 horas foram registados 159mm dos quais 129mm em 5 horas, período de retorno calculado em 500 anos.