Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008



squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui houve Trovoadas Fortes ás 2 da manha e ás 5:30h/6:00 da manha. Houve uma ás 6:12h que deve ter caido muito proximo daqui.:eek:
Há bocado ás 11h tambem choveu e trovejou bem, até a pouco ainda trovejou:D

Está a ser um belo dia, n haja duvidas, foi mesmo para tirar a barriga de miserias...é disto co meu povo gosta, como dizia o outro:lol:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Estive a ver o mapa de descargas electricas no site do IM, e confirmo que o Cartaxo foi bem bombardeado com relampagos:surprise::surprise:
Há ja algum tempo que isso nao acontecia:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Que símbolo é esse na 2ª imagem??? Tornado????:surprise:

Existe uma probabilidade baixa para que possa ocorrer algum tornado ou tromba marinha, mas como todos sabemos em Portugal é muito raro ocorrer estes fenómenos. E eu ainda não vi uma trovoada ainda :sad::sad:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boa tarde a todos !
Por cá, tem chovido e trovejado desde ontem à noite, durante toda a noite e manhã.
Continua a chover e a trovejar e a precipitação acumulada desde as 0h é já de cerca de 114 mm, segundo a estação mais próxima de mim, a da Portela.
O muro do seminário dos Olivais, fronteiriço com a freguesia da Portela, onde passo todos os dias, caiu durante a noite, ocupando uma faixa da via.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Lisboa passa de alerta laranja para amarelo... não sei se não será cedo demais... :unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

olha está a trovejar de novo?? ohh que pena:D
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Fotos do Rio Jamor (Queluz), esta manhã já abaixo do caudal máximo. (Era para por uns videos, mas não estou a conseguir carregá-los.)


REparem nesta imagem, na marge mdireita do rio ainda se observam vestígios de paredes, era aqui que estava construído um prédio que ruiu nas cheias de 1967 causando a morte a várias pessoas. Quase no meio do rio!!!
fotosfinepixf480057rj3.jpg



Reparem nas engenheiradas portuguesas, fazem uma represa imediatamentre por baixo de uma ponte, depois a água tem de passar por algum lado, neste caso alagou o parque urbano, como se pode ver no vídeo que colocou à pouco o Mário.
fotosfinepixf480074pt9.jpg


fotosfinepixf480072wo5.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Zoelae eu vim agora mesmo do parque a que horas lá foste ??

Eu tambem tenho uns videos post quando vier da escola ;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

O IM reformolou os alertas e a trovoada também passou para Laranja.

A celula a formar-se já a nordeste de Sagres:

satelitetz8.gif


Também ainda é posivel ver a que atravessa Setubal neste momento e este da Margem Sul.

Se a celula não se dissipar antes de chegar aqui à nossa zona pode ser tão grave como de madrugada.
 

Quimera

Cirrus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
41
Local
Sintra
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui houve bastantes trovoadas. Muros caidos, não tenho água em casa. As trovoadas pareciam bombas, ou seja uma artelharia, nem sei como não faltou a energia.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bons dias!
As "previsões" confirmaram-se, aquelas células que se formavam durante a tarde de ontem ao largo de sao vicente e na costa oeste deram "molho" em Lisboa...mas a intensidade revelou-se impressionante, as meninas chegaram a terra na sua máxima força e largaram tudo, e chegaram várias durante a noite e manhã, e tenho pra mim q ainda nao acabou, há mais actividade em formação na mesma zona... :eek: Cautela com os alertas...!
E assim se confirma a imprevisibilidade destes fenómenos...os primeiros alertas punham o Algarve a levar com tudo, e de facto ontem de manha formaram-se muito rapidamente células a sul da costa algarvia, que chegaram cá e nem um gota nem um ráio, simplesmente dissiparam-se. Aquilo que se previa para acontecer em 3-4h...nao aconteceu. Aí por Lisboa durante o dia de ontem poucos tinham esperança que sequer chovesse, e temos o que temos, um exagero de água. Os modelos dão-nos possibilidades/probabilidades, nao certezas.
Por cá, 18ºC, com uma mínima de 16ºC, vento sueste já consideravelmente mais fraco (25km/h média) e o mar desceu bastante, está o normal de levante cavado com 2m. A "menina" de Marrocos já nao assusta, deixou molho só no Estreito. Um olho naquelas células a oeste de S Vicente, se houver alguma coisa aqui ou por Lisboa lá pro final do dia, serão elas as responsáveis.