Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Ainda bem que tenho por abito, todos os dias, ver todas as imagens de satelite possiveis em difrentes prespectivas climáticas, o que me dá um pouco de visão generalizada do que pode vir a acontecer (acerto bastantes vezes) :D
Já vi várias vezes condições semelhantes a estas, que depois resultaram numa boa festa. Esta ta a ser uma das mais espectantes para mim.
Se aquilo que está observado até agora acontecer, a trovoada é certinha! a unica coisa que espero que não estrague é o vento e prefiro que as celulas passem deeeevaaaagaaaarrriiiiinhhhoo...:p
Gostava era de saber como está os açores agora :(
Abraços
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Ainda bem que tenho por abito, todos os dias, ver todas as imagens de satelite possiveis em difrentes prespectivas climáticas, o que me dá um pouco de visão generalizada do que pode vir a acontecer (acerto bastantes vezes) :D
Já vi várias vezes condições semelhantes a estas, que depois resultaram numa boa festa. Esta ta a ser uma das mais espectantes para mim.
Se aquilo que está observado até agora acontecer, a trovoada é certinha! a unica coisa que espero que não estrague é o vento e prefiro que as celulas passem deeeevaaaagaaaarrriiiiinhhhoo...:p
Gostava era de saber como está os açores agora :(
Abraços

http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srp/livres/Webcams+dos+Açores.htm
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Muito obrigado pelas vossas explicações. Já tenho saudades de mau tempo a sério cá na ilha...Pode ser que seja desta!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

]ToRnAdO[;59381 disse:
Embora possa concordar ctg Vince não é de todo uma boa empatia ao encarar uma situçao destas com nao subtropical..

Devido a latitudes subtropicas e ao ar que alimentara esta depressao sao de todo subtropicais... e não só...;)

Não é bem assim. Não é boa ideia é dar nomes às coisas que elas não são. Hoje esta depressão NÃO é uma depressão subtropical. Não é a localização ou a massa de ar que definem esta depressão como extratropical, tropical ou subtropical. É a estrutura delas, se tem ou não um warmcore, pois o mecanismo que as sustenta é completamente distinto.

Uma depressão subtropical é uma tempestade híbrida, em que ocorreu uma transformação da estrutura do nucleo, num processo ainda não entendido a 100% mas que tem a ver com o facto das trovoadas se aproximaram e envolvem o centro libertando calor latente fazendo assim com que o nucleo da depressão aqueça e se transforme num nucleo quente, característica de uma depressão tropical, ao contrário das depressões extra-tropicais que tem nucleo frio. Uma vez iniciado esse processo de transição a depressão vai perdendo as suas características frontais, o vento passa a estar ser mais forte junto ao centro e não nas bandas, etc,etc.

Olhemos para a imagem de satélite de hoje ao meio dia.
O que vemos ? Uma depressão com estrutura extra-tropical e respectivas frentes, com convecção lateral e nem sequer muito profunda. Portanto não podes dizer que é uma depressão subtropical.

sat1.jpg



Mas .... mas se por acaso amanhã começassemos a ver a convecção (ver seta) a atacar cada vez mais aquele centrão e a envolvê-lo e simultaneamente ver a depressão a perder pelo menos algumas características frontais, e isto de forma sustentada durante muitas horas, então aí seria eu o primeiro a vir para aqui aos berros que tinhamos uma depressão a ensaiar umas tentativas de se tornar subtropical.

sat2-3.jpg



Não estou a dizer que é impossível nem nada disso. É possível sim senhor, e é muitas vezes em situações destas que estas transições acontecem, pois o ar frio em altitude e o calor e humidade nos niveis mais baixos favorecem a convecção mais profunda e mais próxima do centro, mas não em Fevereiro, embora este Fevereiro não seja normal.

Mas agora neste momento não é uma depressão subtropical. Portanto não é correcto dizeres que é uma subtropical. Além do mais identificar preto no branco se uma depressão destas evolui para subtropical não é sequer para qualquer meteorologista, é sempre assunto bastante polémico entre meteorologistas quando se trata de de decidir que sim ou que não, pois é uma área ainda cinzenta e do qual não se sabe tudo. Portanto nem eu nem tu provavelmente temos sequer know-how para isso. Se as coisas mudarem amanhã ou depois, então logo se vê ;)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boas...:D

Finalmente tudo se está a compor... A chuva que todos desejamos está á porta!:rain:

Previsões para aqui: (freemeteo)

freemeteo98mmcacemej5.jpg


98mm :rolleyes:

(meteoblue) Segundo o Meteoblue já chove!:lmao:

meteobluecacemsalientardx2.png


Ali o dia 17 está giro... ao meio-dia 9ºC:rolleyes: é bom sonhar... amanha já está tudo diferente:p

Agora estão 14,8ºC
Pressão a 1017 hpa
Humidade a 58%
 

Nortadas

Cirrus
Registo
5 Jan 2008
Mensagens
17
Local
Matosinho
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boa tarde.. Eu gostava de estar mais entusiasmado que voçes.. para além de morar no norte do país, que será ao que tudo indica o local onde cairá menos precipitação, estas depressões às vezes tanto podem ter bons aguaceiros associados como pode não ocorrer chuva digna desse nome. Certo, parece-me a mim, é que Ela cairá nas regiões do Sul e litoral centro.
Aguardo atenciosamente este cenário meteorológico.
Cumprimentos.
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Duvido que não haja tambem festa para o norte, tanto litoral como interior, as condições são demasiado "severas" para perder grande parte da força logo no litoral, provavelmente, até pode ocorrer mais descargas para o interior, quanto à chuva no litoral pode vir a bater com força parece-me, quanto ao interior ja nao sei :p...enfim é tudo muito relativo para ja. Não desanimes nortadas! XD
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Não é bem assim. Não é boa ideia é dar nomes às coisas que elas não são. Hoje esta depressão NÃO é uma depressão subtropical. Não é a localização ou a massa de ar que definem esta depressão como extratropical, tropical ou subtropical. É a estrutura delas, se tem ou não um warmcore, pois o mecanismo que as sustenta é completamente distinto.

Uma depressão subtropical é uma tempestade híbrida, em que ocorreu uma transformação da estrutura do nucleo, num processo ainda não entendido a 100% mas que tem a ver com o facto das trovoadas se aproximaram e envolvem o centro libertando calor latente fazendo assim com que o nucleo da depressão aqueça e se transforme num nucleo quente, característica de uma depressão tropical, ao contrário das depressões extra-tropicais que tem nucleo frio. Uma vez iniciado esse processo de transição a depressão vai perdendo as suas características frontais, o vento passa a estar ser mais forte junto ao centro e não nas bandas, etc,etc.

Olhemos para a imagem de satélite de hoje ao meio dia.
O que vemos ? Uma depressão com estrutura extra-tropical e respectivas frentes, com convecção lateral e nem sequer muito profunda. Portanto não podes dizer que é uma depressão subtropical.

sat1.jpg



Mas .... mas se por acaso amanhã começassemos a ver a convecção (ver seta) a atacar cada vez mais aquele centrão e a envolvê-lo e simultaneamente ver a depressão a perder pelo menos algumas características frontais, e isto de forma sustentada durante muitas horas, então aí seria eu o primeiro a vir para aqui aos berros que tinhamos uma depressão a ensaiar umas tentativas de se tornar subtropical.

sat2-3.jpg



Não estou a dizer que é impossível nem nada disso. É possível sim senhor, e é muitas vezes em situações destas que estas transições acontecem, pois o ar frio em altitude e o calor e humidade nos niveis mais baixos favorecem a convecção mais profunda e mais próxima do centro, mas não em Fevereiro, embora este Fevereiro não seja normal.

Mas agora neste momento não é uma depressão subtropical. Portanto não é correcto dizeres que é uma subtropical. Além do mais identificar preto no branco se uma depressão destas evolui para subtropical não é sequer para qualquer meteorologista, é sempre assunto bastante polémico entre meteorologistas quando se trata de de decidir que sim ou que não, pois é uma área ainda cinzenta e do qual não se sabe tudo. Portanto nem eu nem tu provavelmente temos sequer know-how para isso. Se as coisas mudarem amanhã ou depois, então logo se vê ;)

Poderá ser uma crença ou nao...

Uma depressao deste tipo que ainda não tem uma convectivade centrada ainda nao se pode chamar seguramente subtropical, mas que digo sim ás suas caracteristicas digo...

NOAA:
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/stormtracks/combined_gfs_wht.gif
E nao fui o unico ;)

É previsivel por este andar e pelo que os modelos precipitacionais ao contrario dos modelos de Isobara(FAX BRACKA), um sistema bem mais compacto e com convectividade mais ao centro do que nas linhas instaveis ou das frentes emitidas pela mesma... um sistema subtropical não é um sistema independente como um furacao ou TS... é um sistema pouco organizado mas muito poderoso...

As massas associadas e aquelas que se vao associar (Levante/Ar tepido do Norte de Africa/ e ventos menos intensos de sul) irao alimentar esta CUT OFF.

Neste momento é uma depressao vulneravel e previsivelmente ira sofrer entrada de ar quente...

http://www.wetterzentrale.de/pics/Rtavn604.png

Uma borrasca subtropical como esta tem por vezes no seu estado de maturaçao um look muito debil para aquilo que aparenta agora...:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Ninguém nem nenhum modelo ou entidade faz ideia do que para ai vem durante o fim de semana :lol::lol: nunca vi nada assim...probablidades a rondarem os 60% a unica coisa que me está a preocupar agora é o vento que se não muda pode estragar tudo.

 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

]ToRnAdO[;59413 disse:
Uma borrasca subtropical como esta tem por vezes no seu estado de maturaçao um look muito debil para aquilo que aparenta agora...:)

Tornado, faz como quiseres. Queres-lhe chamar depressão subtropical chama, já te expliquei porque é que não era. Há muitas coisas que não entendo mas esta até é daquelas que percebo bem. Se amanhã evoluir de outra forma, quem sabe, até poderá ser, tem alguns sinais interessantes ... mas hoje não lhe chames depressão subtropical. Tem um ambiente algo favorável a estas transições, mas daí até ela realmente suceder ainda vai uma grande distância.

Porque estamos todos aqui para aprender e não para desaprender. E sobretudo deve-se evitar situações como esta:

http://meteo.viajesinsular.es/viewtopic.php?t=6587&start=105

Descobri há pouco nas estatisticas do servidor que havia imensas visitas a chegarem dum site espanhol e fui investigar e percebi que estão lá a dizer que no forum MeteoPT estão a falar duma depressão subtropical que a NOAA falou, e isso não corresponde minimamente à verdade, não há neste momento nenhuma depressão subtropical nem a NOAA alguma vez falou disso.

]ToRnAdO[;59413 disse:

Mas o que é que o Stormtrack da NOAA tem a ver com o facto da depressão ser subtropical ? O Stormtrack monitoriza tempestades, extra-tropicais e tropicais, não diz em lado nenhum que é subtropical, se está no Stormtrack quer apenas dizer que é uma tempestade importante e não que seja tropical ou não.