Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Não sei quais os motivos para contentamento, ou ainda não repararam que as linhas de instabilidade cada vez mais estão no mar e que a depressão vai "bater na parede" e fazer ricochete ...
Quando no Domingo a chuva chegar será praticamente apenas no litoral, isto se não se disspar e pra mim se chover só se for Domingo, Segunda ...

O anti-ciclone vai comer esta depressãozinha ao pequeno almoço!!!:lol::lol:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

A nossa Menina,indiferente à discussão sub ou extra, lá vai continuando no seu trajecto,tendo já provocado boas quantidades de precipitação um pouco por todas as ilhas dos Açores e no seu movimento para sueste irá agora bafejar a Madeira.

Se for uma menina bem comportada levará água a todos, depois dos Açores a Madeira e finalmente o Continente. Não há assim tantas depressões com este patriotismo :1143: :D

Animação das últimas horas: (1,5Mb)
Clicar na imagem




Temperatura Nuvens (10:15z)
Nos Açores está animado com a parte mais convectiva sobre algumas ilhas.

conveccao.jpg




Quikscat 10:03z (Vento)

qs-6.gif
 

Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bom dia pessoal!

Finalmente algo para nos animar, e talvez tirar as teias de aranha às máquinas fotográficas :D

A coisas nos Açores já vai negra:





Cumprimentos!!!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Se for uma menina bem comportada levará água a todos, depois dos Açores a Madeira e finalmente o Continente. Não há assim tantas depressões com este patriotismo :1143: :D

Animação das últimas horas: (1,5Mb)
Clicar na imagem


Eu só tou a ver uma coisa que não estou a gostar muito. A nossa menina "bem comportada" parece estar a "abrir as pernas" um bocadinho... ou seja, seria de esperar que ficasse menos compacta em torno do núcleo, mas espero que não abra muito mais... seria frustrante que perdesse a sua intensidade! MAs continuo optimista... pelo menos chuvinha para os terrenos vem aí :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

]ToRnAdO[;59450 disse:
Bons dias...

Pelo satelite:surprise: do IM o bicho aumentou muito de tamanho...


Por mim que cresça e cresça :lmao::lmao::D o AA é que não está a querer ceder :angry:

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por mim que cresça e cresça :lmao::lmao::D o AA é que não está a querer ceder :angry:

Sim crescer não é mau, eu não quero é que perca intensidade ;) O GFS insiste em prolongar a ocorrência. Quanto ao AA já sabemos a força dele! Já agora aparte isto sabemos que depois da tempestade virá a bonAAnça, mas olhando a célebre incógnita que é o GFS a longo prazo, o fim de fevereiro/ início de Março não vem alterar nada para Portugal mas há uma tendência no mínimo estranha para descida nas temperaturas alastrando por toda a Europa... Se calhar para acompanhar de futuro com algum interesse se isto for uma tendência a manter...

MAs isto são outras águas que venha agora a festa que nós gostamos ;)
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Pessoal eu axo k anda tudo muito optimista, vamos aguardar com serenidade...senão vai ser a desilução total. para mim umas boas trovoadas ja chegavam.
tambem penso k sera um episodio normal de chuva. lembrem-se k muito raramente episodios extremos este ano chegam ao continente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Crescer ou não crescer depende do que querem que ela seja. Se fosse realmente possível um desenvolvimento subtropical o ideal era ir ficando mais compacta. Mas nunca será uma grande depressão de um tipo ou outro, não tem força para isso nem nunca esteve previsto.

O pico da intensidade (em termos de pressão) segundo o GFS seria hoje lá para o final do dia, a partir daí será sempre a enfraquecer, mas como ainda falta muito até Domingo acho que ainda é uma grande incógnita de que modo afectará o Continente pois o GFS está a mudar bastante em relação ao futuro da depressão a partir de amanhã. Quanto à evolução para subtropical penso que a grande oportunidade é hoje pois vai ser quando terá a pressão mais baixa e estará mais a sul em águas mais quentes e o avançar do dia ajudará à convecção. Mas para já não há qualquer sinal disso, antes pelo contrário.

Esta situação era capaz de ser impecável é se à medida que se aproximasse do continente interagisse com frio em altura vindo de norte. Mas o frio está realmente a descer até cá abaixo mas longe, no Mediterrâneo oriental.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

ESTOFEX - previsão expandida para as primeiras horas de evento:

Extended Forecast
Valid: Sat 16 Feb 2008 06:00 to Sun 17 Feb 2008 06:00 UTC
Issued: Thu 14 Feb 2008 23:04
Forecaster: SCHLENCZEK

SYNOPSIS

A tongue of 40°C theta-e is advected towards southwestern Iberia during Saturday afternoon. Southeast of the upper level cut off low between the Azores and the Canary Isles, a jet streak with 60 m/s at 300hPa will travel northeastward while weakening and splitting. Its left exit region will reach southwestern Iberia in the late evening hours.

In the wake of a large upper longwave trough over eastern Europe, cold air convection may produce some isolated flashes. Best chances for lightning should exist over the southern Black Sea / Bosporus region on Saturday evening where steep mid level lapse rates and great parcel layer depths are forecast.

DISCUSSION

extreme southwestern Iberia

Low level moisture convergence may enhance instability and some hundred J/kg almost uncapped MLCAPE should be available. Although 0-6 km deep layer shear is forecast to stay below 20 m/s, storms may benefit from moderate QG forcing in the left exit region of the jet southwest of Iberia. Multi-cellular storms will tend to cluster during the evening hours. Downward momentum transport may allow some isolated severe gusts as 20 to 25 m/s wind speed at 700hPa are forecast. Main convective activity will likely stay outside of our forecast area and therefore a level-one threat is not warranted ATTM.

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Pois bem eu cá por mim ... o que vejo nos próximos dias ... é uma depressão que cada vez parece ter menos precipitação associada sendo a maior parte convectiva, do estilo aqui chove e a 10 km de distancia não chove em que basicamente deverá chover nos sitios onde trovejar....
E em que os modelos parecem ter imensas dúvidas na capacidade das "cabeçadas" que esta depressão vai dar no "muro de betão/aço" que é este anti-ciclone...

E eu cá por mim não espero nada de especial nestes dias .... !!

Desculpem mas não tou tão entusiasta como vocês !!

E as previsões para os próximos dias apontam para as "cabeçadas a fazerem ricochete" nesse anticiclone antes da chegada do AA...

Corrigam-me se estiver errado !!
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Pois bem eu cá por mim ... o que vejo nos próximos dias ... é uma depressão que cada vez parece ter menos precipitação associada sendo a maior parte convectiva, do estilo aqui chove e a 10 km de distancia não chove em que basicamente deverá chover nos sitios onde trovejar....
E em que os modelos parecem ter imensas dúvidas na capacidade das "cabeçadas" que esta depressão vai dar no "muro de betão/aço" que é este anti-ciclone...

E eu cá por mim não espero nada de especial nestes dias .... !!

Desculpem mas não tou tão entusiasta como vocês !!

E as previsões para os próximos dias apontam para as "cabeçadas a fazerem ricochete" nesse anticiclone antes da chegada do AA...

Corrigam-me se estiver errado !!

Subscrevo. Com pena mas concordo. Vejo um Anticiclone imenso e potente sobre quase toda a Europa...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Pois bem eu cá por mim ... o que vejo nos próximos dias ... é uma depressão que cada vez parece ter menos precipitação associada sendo a maior parte convectiva, do estilo aqui chove e a 10 km de distancia não chove em que basicamente deverá chover nos sitios onde trovejar....
E em que os modelos parecem ter imensas dúvidas na capacidade das "cabeçadas" que esta depressão vai dar no "muro de betão/aço" que é este anti-ciclone...

E eu cá por mim não espero nada de especial nestes dias .... !!

Desculpem mas não tou tão entusiasta como vocês !!

E as previsões para os próximos dias apontam para as "cabeçadas a fazerem ricochete" nesse anticiclone antes da chegada do AA...

Corrigam-me se estiver errado !!

Bom de facto se a pressão não baixar e o vento não rodar para oeste/sudoeste tambem vejo isto tudo muito mal parado :angry:

Mas sejamos optimistas ;) os modelos são apenas uma referencia...a cada dia que passa mais probablidades á de chover é o clima continental meus amigos :D:D estamos em transição.

Acho que ainda vai crescer mais...está-se a abastecer se a pressão estivesse mais baixa nós por cá já tinhamos nuvens.



 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Esta depressão está com uma aparência bem bonita segundo as imagens de satelite, e até já foi batisada é :lol: "A nossa Menina":lol:
Belo debate sobre as caracteristicas de "subtropicalidade", ou não desta depressão, já deu para aprender...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Esta depressão está com uma aparencia bem bonita segundo as imagens de satelite, e até já foi batisada é :lol: "A nossa Menina":lol:

Eu até dizia uma piada sobre isso, mas não quero ferir a susceptibilidade dos users até porque isto não é um site para maiores de 18 :lmao: Mas a nossa menina que chegue e que traga muita chuva e trovoada para animar as hostes! :thumbsup: