Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Acho que o GFS está a começar a inventar demais para o meu gosto com esta depressão a partir de amanhã e alguma instabilidade a manter-se durante toda a próxima semana.


Agora em tom de brincadeira, já se nota algum péssimismo nas hostes o que confirma estarmos neste momento na Fase 2 da escala de Estados de Espírito do CAAlmex :D


indice.gif
 


Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bom de facto se a pressão não baixar e o vento não rodar para oeste/sudoeste tambem vejo isto tudo muito mal parado :angry:

Mas sejamos optimistas ;) os modelos são apenas uma referencia...a cada dia que passa mais probablidades á de chover é o clima continental meus amigos :D:D estamos em transição.

Acho que ainda vai crescer mais...está-se a abastecer se a pressão estivesse mais baixa nós por cá já tinhamos nuvens.





Duas imagens sem dúvida lindas! (especialmente a primeira) A "Nossa Menina" é bem bonita! Esperemos que não se fique só pela beleza...:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Pois ... mas não me agrada este fortalecimento do anti-ciclone novamente nas nossas latitudes!!
Se a pressão não baixar não tou a ver grande coisa ...
Tomara que eu esteja errado ... mas tou a ver pressão demaisada para grandes chuvadas .. quanto mais pra chuva !!

isto parece mais uma luta de David contra Golias !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

De facto o diagrama do cAAlmex espelha exactamente o padrão observado no MeteoPT para estes fenómenos! :lmao:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Esta depressão está com uma aparência bem bonita segundo as imagens de satelite, e até já foi batisada é :lol: "A nossa Menina":lol:
Belo debate sobre as caracteristicas de "subtropicalidade", ou não desta depressão, já deu para aprender...


Pelas imagens de satélite do IM desde as 16h00 de ontem até às 14h00 de hoje a "menina" mexeu-se mas foi pouco e para sul.
ainda se perde na vastidão do atlantico....e chega cá um "bébé"...ou um "zigoto"...:disgust:
 

Sam

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
38
Local
Mora - Évora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Olá a todos:)
Um calmex já vinha a dar jeito
Afinal todos os sites que tenho consultado dão chuva como certa, mas parece q com menos intensidade..
Mas como errar é humano e eu não sei analisar modelos, o que vos parece..:huh:
Aqui para a zona de Évora é facil encontrar previsões, mas para Mora, mais precisamente n é... pois afinal estou no cantinho do distrito e o tempo difere um pc da capital do mm...:huh:
Bom fim semana e boas fotos a todos;)
Abraços
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Olá a todos:)
Um calmex já vinha a dar jeito
Afinal todos os sites que tenho consultado dão chuva como certa, mas parece q com menos intensidade..
Mas como errar é humano e eu não sei analisar modelos, o que vos parece..:huh:
Aqui para a zona de Évora é facil encontrar previsões, mas para Mora, mais precisamente n é... pois afinal estou no cantinho do distrito e o tempo difere um pc da capital do mm...:huh:
Bom fim semana e boas fotos a todos;)
Abraços

Bom em termos de meteogramas nao encontrei nada, mas tanto o intellicast como o accuweather têm previsões especificamente para Mora... De qualquer forma acho que este género de previsão por localidade estão muito longe da realidade...
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Nós aqui à espera da "Menina"....
Ninguém quer ir tirar umas fotos para a grécia, creta ou turquia? é que o gfs está a dar uma situação jeitosa para os próximos dias.
já tou farto dos gregos:angry:
espero que a selecção os ponha no sítio no próximo jogo amigável.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Esta saída é simplesmente inacreditável ... de tão horrivel que está a ser !!!

Mais uma ou duas saídas e aí tiram toda a chuva a partir de Segunda-Feira, isto se não tirarem Domingo ainda :angry::angry::angry::angry::angry:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Esta saída é simplesmente inacreditável ... de tão horrivel que está a ser !!!

Mais uma ou duas saídas e aí tiram toda a chuva a partir de Segunda-Feira, isto se não tirarem Domingo ainda :angry::angry::angry::angry::angry:

Não percepcionei isso da saída do gfs... no entanto em termos de previsões isso nota-se... o freemeteo tirou quase toda a chuva para Lisboa no Domingo para Lisboa por exemplo. No entanto no freemeteo vi pela primeira vez uma previsão deles para terça á tarde: "chuva e possibilidade de forte tempestade com trovoada" esta ainda não tinha lido no freemeteo :lmao:
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Não percepcionei isso da saída do gfs... no entanto em termos de previsões isso nota-se... o freemeteo tirou quase toda a chuva para Lisboa no Domingo para Lisboa por exemplo. No entanto no freemeteo vi pela primeira vez uma previsão deles para terça á tarde: "chuva e possibilidade de forte tempestade com trovoada" esta ainda não tinha lido no freemeteo :lmao:


também prevêm "chuva e possibilidade de forte tempestade com trovoada" para hoje no Funchal a partir das 21h. Espero que acertem!
 

Sam

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
38
Local
Mora - Évora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bom em termos de meteogramas nao encontrei nada, mas tanto o intellicast como o accuweather têm previsões especificamente para Mora... De qualquer forma acho que este género de previsão por localidade estão muito longe da realidade...

No accuweather já tinha visto, mas realmente por vezes passam ao lado na previsao... vou dar uma vista de olhos ao outro. :)
Obrigada pela ajuda. Vai-se aprendendo alg coisa:thumbsup:
thanks vitamos:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

será só impressão ou a atmosfera já começa a comportar-se como nos meses de Primavera, ou se calhar a atmosfera pensa que já estamos na Primavera ....

É que estas saídas do GFS matam-me, e com estas depressões esquisitas que provocam chuva (dizem eles) a 1020 mb!!

Além disso esta tentativa de sobrevivência no meio de tanto anti-ciclone ... deve estar a colocar os modelos "malucos" com comportamentos esquisitos de depressões a "pregarem cabeçadas" neste já mitico anti-ciclone de Fevereiro....
Mas a ver vamos o que isto vai dar ... mas para já a chuva está adiada por mais 12h, a ver vamos o que isto vai dar ...
Mas tenho um palpite que isto vai continuar a dar cambalhotas nas próximas runs ... mesmo já faltando tão pouco tempo ...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

também prevêm "chuva e possibilidade de forte tempestade com trovoada" para hoje no Funchal a partir das 21h. Espero que acertem!

Já houve algumas trovoadas a Oeste da Madeira não muito longe. Para o continente estou a ver isto cada vez mais frágil.

14:00z
funchal.jpg