Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde,
Por aqui tudo muito calmo, céu muito nublado prometedor, mais ainda nada de chuva ou vento forte.
Vento:na casa dos 20km/h
Pressão: 1002.7hPa (em queda acentuada)
Temp. actual 11.2ºC
 


ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas tardes,por aqui o céu têm vindo aumentar de neblusidade durante toda a tarde estando neste momento já muito nublado com uma nuvens muito negras sinal de borrasca que vêm aí,chover ainda é capaz de morar algum tempo.

O vento vai-se sentindo já da direção S/SE e está a ficar de noite todo:unsure:.

Dados actuais 8.7ºc 1008.5hpa com 70%hr.
 

C.R

Cumulus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
120
Local
Armamar / Matosinhos
Há actualmente uns termometros baratinhos no Lidl - 5.99? se não me engano..

neve a 700m acho dificil...mas nunca se sabe, mas acredito que as cotas andem mais baixas hoje do que ontem.

Sim, eu sei, e já fui ao lidl de Lamego e não havia... Com muita pena minha... Devia estar esgotado... Também nem sempre tenho a oportunidade de la ir... Ainda não tenho carta de condução, mas já ando a tratar do assunto... lol. Quando ao termômetro cirvo-me com este... Embora não seja grande coisa. No entanto a temperatura baixou ligeiramente, estão 5. qualquer coisa. Bah 5C mais coisa menos coisa. Ah, uma pergunta, por aqui a chuva durante a noite e a amanha de amanha não será tão intensa como se espera no sul pois não?
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)
E eu não afirmo que sejam todos, mas já reparei nuns quantos, que são bem alarmistas :p. No fundo até entendo o porquê, num país de clima ameno, especialmente nas últimas décadas, onde os fenómenos de destaque se contam pelos dedos das mãos, todos esperamos que seja este Inverno que se faça a mudança e regressemos aos nosso antigos Invernos frios e chuvosos ;) (...)

Leiam com atenção :thumbsup:e critiquem:

Os estados de tempo em Portugal caracterizam-se por grandes variações inter-anuais, isto é, a Invernos extremamente chuvosos se sucedem outros onde os quantitativos pluviométricos são modestos e/ou reduzidos. Anos com temperaturas extremas no Verão ou no Inverno são seguidos por anos onde a amenidade atlântica domina.
Como estamos localizados numa zona de transição entre o domínio das Altas Pressões Subtropicais (Anticiclone dos Açores) e as Perturbações associadas à passagem da Frente Polar Norte, tanto pode dominar um ambiente característico do Sahara (no Verão), como sermos assolados pela passagem de "famílias" de depressões subpolares (no Inverno).
Nada mais comum nesta parte da Europa, onde os ritmos de precipitação e temperatura são muito irregulares de ano para ano e dentro do mesmo ano.
(continua)

Caro gaviaoreal, da próxima vez que me citares agradeço que o faças com quote :);), assim como o estou a fazer agora em relação a ti, para que as minhas ideias não caiam em saco roto e as coisas sejam claras! :thumbsup:

Quanto ao que escreveste a seguir, que também não referiste a fonte :rolleyes:, é uma realidade, mas em que é que isso entra em confronto com o que eu afirmei? :unsure:
O que referi e mantenho, é que as 2 últimas décadas foram anómalas, mais quentes e sem fenómenos tão extremos e frequentes, como outrora. e ao afirmar frequentes", não estou a dizer que a frequência seja a de todos os anos e a todo o momento. Simplesmente o intervalo de tempo entre um sucesso extremo e outro era bem menor que actualmente, pelo menos até este Inverno :D.
Se ainda te restarem dúvidas fala com pessoas mais velhas e verás o que te dizem dos Invernos actuais e os de outrora ;).

Por cá...8,6ºC Pressão 1006 hPa vento moderado de SW e céu (finalmente) encoberto. Acho que esta noite a "Erica" vai-me cair em cima!!! ;)

MeteoPtg tudo bem!:thumbsup:

Isso por ai está escuro :eek:. A tua pressão está correcta :huh:, a pressão actual por aqui é de 1010hPa e no Redondo (EMA do Kraliv) é de 1011hPa. Será normal uma diferença tão acentuada em pouco mais de 50kms?

Aqui ficam as imagens actuais de Elvas:

Olhando a Este (vê-se a "fronteira" entre as nuvens e o céu pouco nublado, é assim tipo a ponta da saia da Érica! :p):
p1314354smallff3.jpg


E olhando a Oeste:
p1314355smallsc9.jpg


A temperatura é de 9,6ºC e a pressão, como já referi é de 1010hPa e com sinal de descida. A HR está nos 66% e subindo. A estação já acusa chuva forte :hehe:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por aqui já cheira a tempestade, fui espreitar o mar para sul. A passarada em terra está agitada. Tenham cuidado com o vento, evitem circular a pé ou de carro e esta noite escolham com cuidado o local onde deixam a viatura estacionada. Evitem locais com árvores de ramos envelhecidos, andaimes de obras, gruas, estaleiros com chapas prontas a voar, caixotes de lixo que pensam que têm asas, sinais de transito já seguros por um fio, marquises duvidosas e varandas com plantas e vasos mesmo a pedir que se estilhassem no chão. Conselho (meu) de quem aqui há uns anos viu cair um vaso a 2 metros da cabeça num dia de vento e não ganhou para o susto.

Também é possível que falte a electricidade ou Net nalguns locais, se puderem partilhem telemóvel com conhecidos para reportar via SMS.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Por aqui já cheira a tempestade, fui espreitar o mar para sul. A passarada em terra está agitada. Tenham cuidado com o vento, evitem circular a pé ou de carro e esta noite escolham com cuidado o local onde deixam a viatura estacionada. Evitem locais com árvores de ramos envelhecidos, andaimes de obras, gruas, estaleiros com chapas prontas a voar, caixotes de lixo que pensam que têm asas, sinais de transito já seguros por um fio, marquises duvidosas e varandas com plantas e vasos mesmo a pedir que se estilhassem no chão. Conselho (meu) de quem aqui há uns anos viu cair um vaso a 2 metros da cabeça num dia de vento e não ganhou para o susto.

Também é possível que falte a electricidade ou Net nalguns locais, se puderem partilhem telemóvel com conhecidos para reportar via SMS.

Para complementar, façam como eu, avisem familiares e amigos. Não custa nada, está à distância de um SMS.