Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009



criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O que se está a passar aqui é irreal..nunca vi nada assim os carros na avenida tiveram que parar tal é a velocidade do vento e a chuva..a mha varanda está com uns bons 3cm de água e não para..na rua caixotes de lixo, chapéus, ramos de árvores está tudo a voar incrivel.
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Extraordinário o que se passou aqui. Depois das rajadas muito potentes o vento acabou. Pela primeira vez em horas, o silêncio, total, de forma súbita.

Parou a chuva e o vento de um momento para o outro? Isso é incrível.

Será o "Olho do Furacão?"

Será uma acalmia ou já terá passado o pior.:shocking:
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Aqui 11,4 ºc ( a subir), já nem falo em rajadas porque o vento é cada vez mais forte e constante, a chuva não da treguas tb , ( o vento é que me comessa a preocupar) :surprise:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Desculpa lá Mário mas o clarão que eu vi tratava-se de um relampago, eu tenho isso gravado e assim que isto termine irei postar as imagens.

Mas nem houve barulho sequer, o trovão não se ouviu por aqui, o máximo que pode ter sido foram relampagos entre nuvens, agora que foi estranho foi.
 

WhiteHope

Cirrus
Registo
7 Dez 2008
Mensagens
47
Local
(Perto De)Alcobaça (43m)
Parou a chuva e o vento de um momento para o outro? Isso é incrível.

Será o "Olho do Furacão?"

Será uma acalmia ou já terá passado o pior.:shocking:

Eu creio que agora vamos ter um pouco de descanso. Já acabou o Chapter I. Agora mais umas horas e chega o Chapter II, que também promete muitas coisas! :rain::rain:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Neste momento passou a frente, e o vento passou de forte a fraco de SW e a chuva acabou.

Exacto; a parte terminal da frente alcançou agora "terra". A partir de agora entra uma massa de ar pós-frontal, mais favorável ao desenvolvimento de nuvens do tipo vertical e à ocorrência de aguaceiros e trovoadas. Portanto, a ligeira melhoria de tempo por aí vai durar pouco ...

Mas nada melhor do que acompanhar esta explicação recorrendo às imagens de satélite: Sat24.com
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Espantoso, aqui aconteceu exactamente o mesmo! Após uma enorme tromba de água e ainda mais vento, Parou tudo! Silêncio!

Não foi de certeza uma tromba de água.

Tromba de água - Fenómeno que consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por gotículas de água levantadas da superfície do mar, ou por poeira, areia ou detritos vários levantados do solo

fonte