Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Bem, tenho-vos a dizer que a temperatura desce muito rapidamente e está um ventinho a soprar que gela.
Aqui estão 4,6º e algum vento, que faz com que a sensação seja ainda de mais frio.

Já agora, o freemeteo está confiante, senão veja-se as grandes descargaas para Sábado :lmao::
http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2738752

EDIT: 3,9º e a descer...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Não é ao contrário?
Deveria estar um baixo valor de HR, isso é que causa uma maior sensação de frio...

Visite: http://www.fisicaecidadania.ufjf.br/conteudos/outros/meteorologia/meteorologia8.html

Na realidade o Wind Chill nem ter em conta a humidade relativa. A humidade relativa é mais importante em situações de temperaturas altas devido à maior ou menor facilidade de evaporação do nosso suor, tal como diz no site que indicaste.

Windchill e humidade:

13. Does humidity or being near a large water body affect on wind chill?

When we tested the new Windchill Temperature Index (WCTI), our researchers applied the new index to 12 test subjects. The results of the tests showed that relative humidity was an insignificant weather parameter, less than one degree at worst. To simplify the calculation, relative humidity was left out of the formula.

We did research a wet wind chill or blowing water spray. This research was to simulate a person near a body of water or a mariner. These findings are being finalized and may be incorporated for the winter season 2003-2004.

http://www.nws.noaa.gov/om/windchill/windchillglossary.shtml


No entanto eu sinceramente tenho sempre mais frio quando está a nevar com humidade nos 100% do que quando está um frio seco como hoje.
 

Met

Cirrus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
91
Local
Loures-Cascais
"Não é difícil de compreender. A médio prazo as previsões são automáticas, geradas por um modelo numérico. Está lá bem explicado na página do IM, o que de resto acontece noutros países também, como na AEMET da vizinha Espanha. Previsões a tantos dias são falíveis e servem apenas de indicação do que se pode eventualmente esperar.



Ontem a previsão de 5ªfeira ainda era a automática, hoje já era a previsão de meteorologista. A de 6ªfeira apresentada hoje ainda é a automática. É simples de entender, ou não ?
"

Vince não consigo vislumbrar o que terá ocorrido para mudarem a previsão. Não é função do IM explicar a "leigos" as previsões que emite. Tão pouco fundamentá-las ao público em geral. A expressão "mão humana" presta-se a muitos entendimentos... Não será a primeira nem a única vez que uma qualquer instituição perante uma decisão que acarreta risco, como é o caso, opta pelo caminho mais seguro, mas isso não é sinónimo de acerto! Também isto não me parece difícil de entender!
 

bewild

Cumulus
Registo
14 Dez 2008
Mensagens
157
Local
Amadora (Venteira) 145mts ou Sobral de Monte Agraç
boas! dando noticias aqui da zona de sobral de monte agraço a temperatura que marca na viatura é de 8ºC digamos que já tivemos temperaturas bem mais baixas.. vamos esperar que as temperaturas baixem realmente porque com esta temperatura vou até à praia. :D relativamente a neve não me parece que exista alguma possibilidade, apesar de em anos anteriores no mês de janeiro ter nevado por aqui parace me dificil neste momento, falta de precipitação.. :( bem resta-nos aguardar..