Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas pessoal, ja tenho acompanhado o vosso site a algum tempo e resolve registar-me. espero ser mais um pa esta grande comunidade.

Gostaria de levantar uma questao:
a quem podemos reclamar sobre as previsoes do Instituto de meteorologia?
è que ontem no site deles havia uma nuvem com neve para a guarda...e eu estive la e não vi nada...afinal é um mau serviço que mos prestam...

Bom-vindo Gongas :):)

Eu aconselhava-te a fazer uma visita ao proprio IM.. Irias perceber que realemtne a culpa não é do instituto mas da falta de verbas por parte do governo do nosso país.
Só para teres uma pequena noção, em 2005 fiz um trabalho na faculdade sobre alterações climáticas em Portugal no decorrer do século XXI, e fui então ao IM fazer pesquisas sobre o tema. Quando lá cheguei fui à biblioteca onde fui muito bem tratado, mas... O livro mais recente que a biblioteca havia comprado havia sido em 1994... Ou seja, naltura há 11 anos que a biblioteca do IM não recebia um centimo que fosse para a compra de novos livros... Não imaginas o meu estado de frustração. :disgust::disgust:
Por isso, se não há dinheiro para livros, nem quero imaginar de que datam os seus equipamentos de previsão...:confused::confused:

11,2ºC agora e em acentuada descida!
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Pois então que neve na Guarda, que eu cá estou para ser a repórter de serviço!! (Eu sempre quis ser jornalista, aqui tenho a minha oportunidade, hehehehe) :D
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bem vindo Gongas...:thumbsup:

Mais uma GRANDE descida das temperaturas... 9,7ºC:cold:
Espero que a entrada de massa nebulosa não faça subir muito as temperaturas, ou se fizer, espero que elas já estejam bastante baixas...

Hoje a meia noite e meia (mais ou menos a hora prevista de entrada das nuvens amanha) estavam 5,0ºC... e hoje as temperaturas estam a descer ao mesmo ritmo das de ontem pois tenho agora um valor igual...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bom-vindo Gongas :):)

Só para teres uma pequena noção, em 2005 fiz um trabalho na faculdade sobre alterações climáticas em Portugal no decorrer do século XXI, e fui então ao IM fazer pesquisas sobre o tema. Quando lá cheguei fui à biblioteca onde fui muito bem tratado, mas... O livro mais recente que a biblioteca havia comprado havia sido em 1994... Ou seja, naltura há 11 anos que a biblioteca do IM não recebia um centimo que fosse para a compra de novos livros... Não imaginas o meu estado de frustração. :disgust::disgust:
Por isso, se não há dinheiro para livros, nem quero imaginar de que datam os seus equipamentos de previsão...:confused::confused:

11,2ºC agora e em acentuada descida!


Isso até nem é desculpa!!!

A igreja católica alugou o cristo-rei a uma marca de gelados pra pagar a recuperação porque não tinha dinheiro...

Mania dos institutos públicos tarem sempre à espera do dinheiro do estado pra andar pra frente...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Isso até nem é desculpa!!!

A igreja católica alugou o cristo-rei a uma marca de gelados pra pagar a recuperação porque não tinha dinheiro...

Mania dos institutos públicos tarem sempre à espera do dinheiro do estado pra andar pra frente...

Mas que eu saiba o IM não tem caixa de esmolas...e é muito mais publico que a igreja pois presta serviço a todos da mesma maneira já para não falar que compromete a segurança de um país...;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Mas que eu saiba o IM não tem caixa de esmolas...e é muito mais publico que a igreja pois presta serviço a todos da mesma maneira já para não falar que compromete a segurança de um país...;)

Mário, acho que a tua noção de instituto público tá um bocadinho ultrapassada. O serviço é público. O financiamento pode não ser.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boas pessoal! A massa nebulosa está quase a entrar no território... Vamos lá ver... mas eu acho que a situação está interessante. Mais interessante até que na sexta! Se a temperatura não subir pode haver festa. É que nesta altura nota-se o famoso aan (acentuado arrefecimento nocturno - a expressão que marca a minha infância em termos meteorológicos... isso e o "nas regiões a norte do sistema Montejunto- Estrela). Agora vai depender de:

a) hora de chegada das nuvens
b) subida da temperatura que isso vai implicar

Continuo a achar e é um mero palpite: Se as nuvens entrarem ao início da noite poderemos ter surpresas em muitos sítios...

(PS: já viram a grande amplitude térmica na Serra da Estrela? O frio gélido das penhas e o dia relativamente "ameno" da Covilhã, esta tarde?)