Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008



jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia,
Por aqui a min. foi de 6.8ºC.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia...:D (bom dia com uma minima...:angry:)

Vamos lá relembrar...hoje ás 1:41 tinha 6,3ºC...podia até ter tido a minima do ano...
Mas não! Tive uma minima horrivel de 5,8ºC:mad::D

E agora a temperatura já esta a subir muito! 12,8ºC por agora...já não tenho a máxima mais baixa do ano!:(:lol:
Humidade a 60%
Pressão a 1021 hPa

Noticias de Varzea da Serra

- O Andre já esta a voltar:lol:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Hoje de novo, não conseguir bater a mínima do ano:(

T.Mín de hoje: +6.7ºC (a mesma de ontem)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Nortada - Frio e Neve?! De momento 19º, 40% humidade, céu limpo vento fraco NNW. Não se consegue estar mais de 15m num terraço virado a sul...os UV já vão escaldando! :hehe: Foi preciso a malta ir toda embora pa isto ficar no ponto... :lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Aqui a mínima até foi mais alta que na ultima noite :disgust: foi de 7,8ºC...agora vou com 15,4ºC,40%HR, 1019hpa e vento inferior a 10 km/h
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Aqui esta a ficar calor... tenho 13,8ºC:lol:
A máxima até ao momento foi de 14,3ºC

O vento já se faz sentir... tive há 2 minutos 20,1 km/h:D

Humidade a 57%
Pressão estavel...1019 hPa

O céu vai ficando cada vez mais nublado
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Nortada - Frio e Neve?! De momento 19º, 40% humidade, céu limpo vento fraco NNW. Não se consegue estar mais de 15m num terraço virado a sul...os UV já vão escaldando! :hehe: Foi preciso a malta ir toda embora pa isto ficar no ponto... :lmao:

Por completo amigo levante, embora se tenha verificado um arrefecimento, mas nada de especial... Aqui por Vila real de sto antº tambem esta nesse patamar..muito UV.

Foi melhor a DANA do que esta nortada ligeira e totalmente normal onde nevou nos sitios tipicos... tudo muito normal..

So me irrita a falta de seguimento dos foruns conhecidos da GOTA FRIA de 19/20 de Março que foi das melhores deste ano..e em termos de estudo um exemplar...

Enfim, enquanto a malta esta á espera de neve fui o primeiro a receber o elemento branco em forma de granizo... e não fiz grandes espectativas...

Segundo o historial, é bastante normal neve em março a cotas normais segundo depressoes deste tipo...

E perdeu-se a oportunidade de um bom seguimento a uma depressao com energia algo extrema...;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A nortada já era, embora na metade norte ainda faça bastante frio. Aqui tenho 10,3ºC, 41% e 1021 hPa, com céu parcialmente nublado e vento moderado de NNW. A máxima foi de 11,0ºC e a mínima de 2,8ºC.

]ToRnAdO[, mas essa "gota fria" foi muito localizada e nada o fazia prever. A nortada atingiu quase todo o país, embora afinal não tenha sido nada do outro mundo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas... por aqui passam nuvens negras, mas ainda assim não deixam precipitação...:( Sempre que passam a temperatura desce e o vento aumenta... Neste momento tenho 14,6ºC, mas ainda há pouco, durante a passagem da nuvem da foto, a temperatura deceu até aos 13ºC
A máxima foi 15,5ºC

hpim0082vy4.jpg


:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,216
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Resumindo estes dias em Várzea da Serra.
Localização geográfica: Concelho de Tarouca, distrito Viseu.
A 950m de altitude, rodeada por serras com mais de 1000m de altitude. O ponto mais alto da freguesia é no alto de Santa Helena com cerca de 1150m de altitude.

Sexta-feira dia 21:
Céu pouco nublado com uma temperatura máxima de 12ºC.
À noite o céu cobriu-se por nuvens baixas e o vento intensificou-se de Noroeste.

Sábado dia 22:
Começou a chuviscar por volta das 2h. Às 3:30 os beirais já pingavam. Às 8:30 notava-se que tinha chovido a noite inteira. Das 10h às 12h30 choveu com alguma intensidade. Até então a temperatura andou sempre entre os 4,5 e os 5ºC.
Às 13h o sol despontou por entre o nevoeiro e brilhou até às 13:30, altura em que se cobriu por uma nuvem extremamente carregada. Era previsível uma grande descarga mas como estavam 7ºC, nada evidenciava o que aí viria.
Começou a chover, e um minuto depois desatou a granizar! Seguiram-se 3 fortes trovões, e com 3ºC o granizo passou a neve, que parou pouco depois. Estavam então 1,9ºC. (Foi a primeira mensagem que mandei ao Gil. Estava hiper, mega feliz:D)

Entretanto o sol voltou e começou a derreteu tudo! Na ânsia de ver mais neve, peguei na máquina fotográfica e fui sozinho e a pé ao ponto mais alto: 1150m de altitude, a 4km de minha casa, a 3km de qualquer casa. Lá vi crescer uma tempestade de vento, nevoeiro e alguma neve, tudo entre as 16h e as 17h.
Daqui a pouco já mostro fotografias e vídeos daquilo que vivi primeiramente com tanto entusiasmo e depois com algum medo.
Às 17h a neve havia voltado a cobrir o chão, que as temperaturas positivas (2 a 3ºC), o vento e o sol derretiam rapidamente. Nesse dia ao pôr-do-sol o céu limpo, e a temperatura desceu abaixo de 0ºC.


Domingo dia 23.
Nada de precipitação. O vento manteve-se forte de norte até ao fim da tarde
A temperatura andou entre os -2,7ºC e os 5,8ºC. Foi um dia extremamente gelado! :cold:

Segunda-feira, dia 24:
Às 1:30, quando vim do bailarico, ainda andei a raspar gelo no carro! Não tenho dados de temperatura. Até à vinda para Lisboa às 8:30, o céu mantinha-se nublado e com algum nevoeiro à mistura. Estavam 2ºC mas não havia chovido até então.


Seguem-se então algumas fotos e vídeos do fim-de-semana na terrinha :hehe:



Reportagem

-> Neve e Trovoada - Várzea da Serra/Tarouca - Páscoa 2008