Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Um forte aguaceiro fez a precipitação acumulada disparar para os 1,6 mm.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Hey Charlie, qual a tua temperatura? Chove? Não há niguem aqui perto de Paços de Ferreira para dar um update, tu és o meu vizinho mais próximo!:D

neste momento tenho 3.5 ºc ceu muito nublado :) vamos ver as proximas horas...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boas noites, a todos!!


Bemm.. isto mais parece uma corrida ao ouro, que febre alucinante caros amigos! :thumbsup:

Tenho acompanhado por perto o forum, por telemóvel (deslogado, acho k esqueci a password :o)..

Fico muito contente pelas muitas surpresas que ocorreram por este Portugal fora. Apesar de algo, não digo desanimado, porque não esperava neve para Castelo Branco, mas um pouco frustrado porque quando devia ter ocorrido precipitação de manhã não ocorreu e a temperatura subiu. A precipitação veio pela tarde, a temperatura desceu e desde as 16h que tem andado abaixo dos 4.5ºC, chegando a 3ºC com precipitação, mas nada de neve nem saraiva! :disgust:

Ainda fui até ao castelo da cidade a 490m pelas 16h, e nem aqui! A chuva parecia algo estranha ao bater nos vidros, como que esmagada, mas visualmente não lhe chamaria sequer água-neve. Pelo jantar veio o nevoeiro.

A esta hora estão pouco mais de 3ºC e continua a chuviscar, parece-me também que também deixou de nevar noutros locais, apesar das temperaturas serem propícias.

Penso que com o cair da noite, as nuvens ficam mais baixas e o nevoeiro acaba por descongelar os flocos, daí que pareça difícil nevar em relação ao dia com 3ºC, dado que de dia, o ar encontra-se mais seco (nuvens mais altas). Posso estar errado, mas acabo por concluir também que a influência de uma montanha por perto, situando-nos numa encosta, favorece a ocorrência de neve a uma dada temperatura em relação a outros locais. Tento imaginar que funciona como que uma rampa, onde as nuvens não têm tempo/espaço suficiente para descer, e como sabemos, as precipitações mais frias ocorrem de alturas mais elevadas e não nuvens baixas (a 200m).

Para amanhã continua a esperança, apesar das precipitações serem mais escassas, mas talvez a HR% desça o suficiente para manter os flocos intactos.

Aproveitei ainda para tirar umas fotos do castelo com vista a algumas serras com neve:

- Serra de Álveolos (1084m), com a sua maior elevação no "Cabeço da Rainha"
- Serra da Gardunha (1272m)
- Serra do Açor

A serra da Estrela estava coberta por um espesso manto, não era visível!

Abraço a todos
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

O céu começa a limpar e a temperatura a cair em flecha, sigo com 2.3ºC. Penso que será neste contexto que teremos as maiores possibilidades de surpresas (ainda assim reduzidas em minha opinião) aqui na zona Norte, com acentuado arrefecimento devido ao céu limpo e uma eventual célula rápida que possa fazer das suas durante a madrugada.
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

É agora ou nunca, pelo satélite vem aí mais "molha".

Espero que da fresquinha...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

por aqui a temperatura encalhou nos 7.1ºc:(
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

O céu começa a limpar e a temperatura a cair em flecha, sigo com 2.3ºC. Penso que será neste contexto que teremos as maiores possibilidades de surpresas (ainda assim reduzidas em minha opinião) aqui na zona Norte, com acentuado arrefecimento devido ao céu limpo e uma eventual célula rápida que possa fazer das suas durante a madrugada.

É exactamente do que estou a espera!;)
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Por aqui levo 4.8ºC.:cold:
E a começar a chover.:rain:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boas noites pessoal..vim agora mesmo do meu cafézinho nocturno e tenho a dizer que está um ambiente tão gélido lá fora que nem sei como não está a cair já qualquer coisa de branco..os vidros dos carros estão todos embaciados e a chuva é gelada..como era bom que se repetisse aquele mítico janeiro de 2006..a esperança é sempre a ultima a morrer :) .
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Aqui, em vez de descer, a temperatura subiu!!! Estou com 10,1ºC!!!:angry:
Continua a cair chuva miudinha...


Os extremos de hoje foram:
Tmáx: 13,8ºC
Tmin: 9,4ºC