Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008



JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Pelas imagens de satélite parecem estar algumas células em rota de colisão com o norte, veremos no que dá.

E já sigo com 1.1ºC, mas que descida :shocking:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Pelas imagens de satélite parecem estar algumas células em rota de colisão com o norte, veremos no que dá.

E já sigo com 1.1ºC, mas que descida :shocking:

são capazes de terem sorte:thumbsup:
 

Snowflake

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
15
Local
Oeiras
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boa noite pessoal. Hoje posso dizer que tive a minha primeira grande aventura "em busca" da neve sozinho. Peguei na carrinha, saí cedo de casa (oeiras) e parti em direcção à beira interior, com a ajuda do meu belo GPS. Seleccionei alguns pontos pertinentes do mapa de Portugal, tais como covilhã, penhas da saúde, sabugueiro e manteigas. Cheguei a meio da manha à covilhã e estava uma bela saraivada, intensificada à medida que subia em direcção às penhas. Mas, para desilusão minha, a estrada que dava acesso aos pontos que referi neste post, estava cortada (compreensível). Pensei para mim mesmo que a minha aventura tinha terminado. Contudo, ainda na covilhã subi até ao campo desportivo do clube local e aí ainda consegui observar algo mais "sólido", era praticamente neve. Deixei aí o carro e subi uma colina a pé debaixo de uma considerável nevada.

Ainda tentei ir à serra da gardunha (também estava bem branquinha), mas pensei que seria um desperdicio de tempo pois o mais certo era o acesso também estar cortado.

Acabou por ser positivo, mas da próxima vez gostaria de observar algo mais concreto.

Agora pergunto: Em dias como estes, sabem de algumas regiões onde a GNR não corta a estrada? Que outras regiões vocês aconselham, além das que referi neste post?

Abraços
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Muito muito :cold: aqui em Almada e continua a chover bem..
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

boas

esta Helena aqui no litoral centro tem sido bastante interessante de seguir, ora a temperatura sobe ora desce, ora chove ora não chove, ora dá trovoada ora não dá trovoada :D mas muita neve está a deixara em variadíssimos locais.

que belas fotos se tem visto, parabéns a todos por este acompanhamento, foi coisa que já há muito o desejei aqui em Portugal.

É de salientar também todo os sistemas do I.M. estão a funcionar sem quebras e actualizações a saírem sem problemas. MUITO BEM

abraços
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Acabo de chegar da guarda, onde por volta das 21h nevava com muita muita intensidade. Bastou sair da auto estrada (e felizmente nao antes) para começar a nevar intensamente. A neve acumulada dava um muito americado (:lmao:) à cidade, pois estas paisagens, mesmo na Guarda são raras!

à vinda, cerca das 23h30, do lado do sousa martins, a neve acumulada era muita, ao ponto da rotunda do g parecer uma paisagem siberiana. a viceg estava perigosa, pois os -2º estavam a provocar congelação do nevoeiro na altura e o carro ainda deslizou um pouco.

De regresso à covilhã 1º de temperatura e precipitação sobre a forma de neve, mas praticamente imperceptível.

Fico a rezar para o porto e arredores ter neve, algo que não acontece há quase 21 anos, relembrando que penafiel, paços de ferreira e todo o vale do sousa viram um pouco de neve em 2006.

abraço
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Por cá a temperatura está a subir, houve um apagão na rua :lmao: estou com 7.1ºC.

A chuva já rendeu 3 mm.
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boa noite pessoal. Hoje posso dizer que tive a minha primeira grande aventura "em busca" da neve sozinho. Peguei na carrinha, saí cedo de casa (oeiras) e parti em direcção à beira interior, com a ajuda do meu belo GPS. Seleccionei alguns pontos pertinentes do mapa de Portugal, tais como covilhã, penhas da saúde, sabugueiro e manteigas. Cheguei a meio da manha à covilhã e estava uma bela saraivada, intensificada à medida que subia em direcção às penhas. Mas, para desilusão minha, a estrada que dava acesso aos pontos que referi neste post, estava cortada (compreensível). Pensei para mim mesmo que a minha aventura tinha terminado. Contudo, ainda na covilhã subi até ao campo desportivo do clube local e aí ainda consegui observar algo mais "sólido", era praticamente neve. Deixei aí o carro e subi uma colina a pé debaixo de uma considerável nevada.

Ainda tentei ir à serra da gardunha (também estava bem branquinha), mas pensei que seria um desperdicio de tempo pois o mais certo era o acesso também estar cortado.

Acabou por ser positivo, mas da próxima vez gostaria de observar algo mais concreto.

Agora pergunto: Em dias como estes, sabem de algumas regiões onde a GNR não corta a estrada? Que outras regiões vocês aconselham, além das que referi neste post?

Abraços

Bem, de referir em primeiro lugar que se em algum local a polícia nao corta o transito e está a nevar então está a fazer um mau trabalho e não bom. Na maioria das vezes, é possível ver o elemento branco sem correr riscos sérios, contando que a autoridade cumpre o seu papel. Posso lhe referir, porque estive de manhã no mesmo local que indicou, que a estratégia da polícia foi excelente: encaminhou as pessoas para um sítio com neve mas seguro (embora para desagrado dos moradores do bairro da biquinha, suponho, tal era a confusão ;) ).

Posso lhe referir que o que se sucedeu não é nada comum, pelo que por norma a estrada não está cortada tão cá em baixo. isto traduz se portanto num "seja muito bem vindo sempre que quiser regressar!". por norma também passando a subida a seguir à covilhã, já encontra locais com muito mais acumulação.

espero ter esclarecido. cumprimentos