Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Bons dias caros meteoloucos!

Caramba, escrevam menos :p ...

Agora a sério é um prazer ler tantos relatos apaixonados daquele que foi um fim de semana em grande.

Também eu andei em périplo pelo país. Não fui brindado com nevões... nem com cortes de estrada e ainda bem! Mas dentro do carrinho e com uma máquina fotográfica um pouco ranhosa lá fui veñdo e registando alguns instantâneos... logo seleccionarei as fotos que se aproveitam (tenho que ver se arranjo uma máquina decente).
Do fim de semana os flashes visuais que mais ficaram na memória:

- A serra da Lousã com o topo branco logo pelo Sábado de manhã.

- A serra de alvéolos coberta de neve a partir de sensivelmente 800 metros com o invejoso Muradal (muito menos contemplado) a olhar de lado.

- A visão impressionante dos últimos metros da serra da estrela, que contrastavam dos restantes por não se ver uma única rocha! A brancura confundia-se com as nuvens brancas que varriam o topo de Portugal continental!

- As vertentes mais a norte da serra da Estrela, todas elas pintalgadas aqui e ali, ate a cotas generosamente baixas,a distrair a vista do mais atento e cauteloso viajante Domingueiro.

Dias de luxo meus amigos, aqueles que vivemos este fim de semana pelo nosso cantinho :)
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

dsc00042tb4.jpg

hoje com o ceu limpo já deu para ver o (picoto) de cebola como é aqui chamado:p.
digão lá ´se não tá lindo, se não chover tem lá neve para mais de 15 dias:D
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Céu limpo na Covilhã, com 6.5 graus na zona baixa da cidade, tendo registado uma mínima de -0.9 graus.

Fazendo uma retrospectiva desta entrada fria, dizer que tive a visita da neve no sábado de manhã, onde acumulou 2 ou 3 cms e bloqueou alguns automóveis. A partir daí, foi nevando de vez em quando até ontem à tarde, mas sem acumulação, no entanto, e devido ao frio, ainda permanece o manto branco nos campos e zonas mais abrigadas em redor da minha casa.

O Maciço Central da Serra da Estrela está um espectáculo, com tanta neve que em alguns locais nem se notam as pedras.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Ora aqui vão algumas fotografias da terra dos meus pais que me acabaram de enviar!:D

Várzea da Serra, Tarouca, Viseu

235-1595-METE_RGB-12-12-1_europa150.png


Panorama da freguesia:
2579626650103742014S600x600Q85.jpg


Igreja Nova:
IgrejaNova.jpg


A nevar...
CasasVelhas.jpg


Um obrigado à Ana, e à Fátima que partilharam as fotos:)

Mais uma:D
Estão a sair do forno, fresquinhas!

Hortas.jpg
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boas Vitamos!!
Proponho fundirmos as nossos máquinas :nicephoto: para ver se ficamos com uma minimamente decente :D
Falei agora com o meu irmão que veio de Vila real esta manhã e disse que nunca tinha visto tanta neve!!
Boa foto Godzila :thumbsup:

Edit:Essa zona assinalada a vermelho foi onde mais nevou!! A precipitação ai foi muita.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Aqui vai uma foto de um bocado de gelo de hoje de manhã:cold:



Neste momento estão 12.4ºC o vento sopra fraco de N e o céu está limpo.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boas

E pronto, até voltar a chuva amanhã temos o dia de hoje muito favorável para quem quer morrer de tédio, com sol a brilhar e vento fraco... 13º aqui agora e 1027 mb de pressão. Até "mete nojo"... :disgust:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Imagens Fantásticas!:thumbsup:

Por cá, o Céu encontra-se Pouco Nublado, o Vento está Fraco/Moderado, e está Calor (Comparado com estes dias anteriores)... Neste momento já tenho 12,4ºC:hehe::hehe:

Humidade nos 40%
Pressão a 1016 hPa
Vento a 10,1 km/h de NO (292º)
Ponto de Orvalho nos -0,8ºC
Variação de Temperatura nos +0,6ºC/h