Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Pelos senhores do wetterzentrale só cairá gelo nos próximos dias :lmao::lmao:



[/QUOTE]

Realmente....:disgust: onde vão buscar estes valores completamente exagerados.....???:huh::huh:
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

que risada :lmao::lmao::lmao::lmao:

blwt1.jpg

quando é que os modelos começam a modelar a sério :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Confesso que no meu post matinal estava a subestimar um pouco a situação...

Continuo a achar que devemos ter muita calma, mas no site do IM começaram a sair os primeiros dados relativos à precipitação e Temperatura a 2m do ECM...

E parecem muito interessantes sobretudo para o Nordeste do país... Se calhar já mesmo 6ª feira poderemos ter surpresas directamente de Bragança e zona do Marão...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Continuo a achar esta situação extremamente parecida com aquela no final de Outubro, só vejo semelhanças e depois foi tremenda a desilusão, e esta penso que será igual !!

Creio que poderemos ter neve acima dos 600/800 metros do interior norte e centro e em termos de precipitação essa terá pouco significado, pois não havendo caracteristicas sub-tropicais e como centro da depressão a oeste de França apenas deverá injectar frio e alguma precipitação de intensidade fraca a moderada !!

Conclusão: acho que são extremamente exagerados com esta situação e a vossa euforia apenas é um reflexo de haver quase um mes que não existe nada de nada !! :D:D:lmao::lmao::D


Concordo Plenamente contigo:thumbsup:, acho que isto vai ser cá com um fiasco nem digo nada:disgust:, dias antes o GFS previa chuvas fortes e eu todo contente:w00t:, hoje fui ver e pimba a maior parte da percipitação foi-se:sad:, por este passo mete mas é um AA novamente em Portugal:lol:.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Concordo Plenamente contigo:thumbsup:, acho que isto vai ser cá com um fiasco nem digo nada:disgust:, dias antes o GFS previa chuvas fortes e eu todo contente:w00t:, hoje fui ver e pimba a maior parte da percipitação foi-se:sad:, por este passo mete mas é um AA novamente em Portugal:lol:.

A chuva e o frio a nivel nacional já ninguém os tira, agora com que intensidade é que ninguém sabe ;) é uma questão de esperar.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

E agora a fantástica precipitação esperada ..

Lindo .. 5 a 15 mm de chuva numa semana é obra :lmao::lmao:!!

É como digo muito semelhante á ocorrida no final de Outubro !!


Aurélio,

Nesse mapa vejo entre 35 a 125mm de precipitação para o período em questão (25 Novembro a 2 Dezembro). Os valores que referes são depois da incursão de N que se prevê.

Não quero com isto dizer que não concorde contigo no que se refere à intensidade da situação esperada!

Cumprimentos
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

As previsões de neve para Sábado e Segunda-Feira, principalmente a Norte até nem são más de todo (A confirmar-se a previsão):

http://www.snow-forecast.com/maps/dynamic/ib

Agora Espanha é que apanha com ela toda....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Eu acho que ainda vão mas é tirar tudo:(

Não retiram, a unica coisa que podem diminuir é a quantidade de precipitação porque se reparares o frio vem de vários lados (GFS) :lmao:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

o Freemeteo continua a pôr quantidades de precipitação interessantes para a minha zona, pelo menos ainda não tenho razões de queixa:p
Interessante também é verificar que na madrugada de domingo prevêem chuva fraca com temperaturas a rondarem os 4ºC:eek:....caso para dizer: "só falta um bocadinho assim" para haver surpresas por aqui.:lol: Enfim, veremos como tudo se vai desenrolar.;)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Temp_min e max em todo o pais nas proximas 72h segundo meteogalicia:

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/mm5_00Z/hoxe/anim_mm5te2m1.gif

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/arps_00Z/hoxei/t.gif

O Algarve não escapa aos 0ºC e ate menos na Serra... Ninguem se escapa...

E coincide com a precipitação

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/arps_00Z/hoxei/pc.gif

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/mm5_00Z/hoxe/anim_mm5pr1.gif

Sensação termica :surprise:

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/arps_00Z/hoxei/wc.gif

hotspot: corrigi os links


Que me dizem destes modelos?? :w00t:


Acho que a serra Algarvia vai ficar pintada de branco!!!:cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Não me parece que esta situação seja semelhante à do final de Outubro. Nessa altura, o sistema frontal entrou de NW e agora prevê-se que entre de oeste. Neste episódio os ventos serão de SW e até mesmo de Sul, algo que não aconteceu no final de Outubro. Se decorrer como previsto, os quantitativos de precipitação já serão mais interessantes. Para mim, a chave está na sexta-feira. Se nesse dia a precipitação entrar suficientemente cedo para ainda “apanhar” o ar frio à superfície, até pode começar a nevar logo com entrada da frente quente e depois continuar com o ramo frio. Se vier mais tarde, a cota de neve será sempre mais elevada.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

O freemeteo é sempre aquela base...
Ainda ontem para Braga previa 130mm para os dias de Sábado e Domingo.
Hoje no conjunto de 6F a 2F nem a 30mm chega.
Ainda para Braga, prevê chuva fraca com -2,2ºC para domingo à noite, e saraiva ou neve fraca para 2F de manhã com 6,6ºC.

Ora se estas mudanças foram assim tão drásticas entre ontem e hoje, como serão entre hoje e amanhã? E entre amanhã (4ªF) e 6ªF?

Não esquecer que a posição geográfica do nosso país não combina com chuvas abundantes em forma de neve. Se a depressão está a noroeste vem chuva sim, e neve só nas terras do costume. Se está a norte, fica tudo em Espanha.

Se repararem, desde Sábado até hoje, e a cada run que passa, o centro da depressão tem vindo a deslocar-se cada vez mais para o Golfo da Biscaia. Tem trazido mais frio, e a precipitação prevista é cada vez menos.
Eu gostava de estar errado, mas as coisas parecem evoluir no sentido de se formar uma bolha de ar seco na zona de Trás-os-montes e Beira Alta, dada a deslocação do centro depressionário.

Mas pronto, o frio parece estar aí para durar.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

nem mais temos de ter ter calma é uma situaçao interessanta mas o que e certo e que as 2 fontes em que mais confio dao previsoes um pouco distintas... elas AEMET e wunderground

vamos ver as proximas saidas..