Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008



squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

agora é que reparei, o Freemeteo pôs Chuva/Saraiva para Santarém no dia 1 de Dezembro :surprise::surprise::surprise:
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Amigos de uma vez por todas esqueçam o freemeteo :rolleyes: já saiu uma nova run dos modelos e ele ainda se esta a basear na run das 00h ;)

Mas haverá probabilidade de queda de neve para as nossas bandas?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

O freemeteo é sempre aquela base...
Ainda ontem para Braga previa 130mm para os dias de Sábado e Domingo.
Hoje no conjunto de 6F a 2F nem a 30mm chega.
Ainda para Braga, prevê chuva fraca com -2,2ºC para domingo à noite, e saraiva ou neve fraca para 2F de manhã com 6,6ºC.

Ora se estas mudanças foram assim tão drásticas entre ontem e hoje, como serão entre hoje e amanhã? E entre amanhã (4ªF) e 6ªF?

Não esquecer que a posição geográfica do nosso país não combina com chuvas abundantes em forma de neve. Se a depressão está a noroeste vem chuva sim, e neve só nas terras do costume. Se está a norte, fica tudo em Espanha.

Se repararem, desde Sábado até hoje, e a cada run que passa, o centro da depressão tem vindo a deslocar-se cada vez mais para o Golfo da Biscaia. Tem trazido mais frio, e a precipitação prevista é cada vez menos.
Eu gostava de estar errado, mas as coisas parecem evoluir no sentido de se formar uma bolha de ar seco na zona de Trás-os-montes e Beira Alta, dada a deslocação do centro depressionário.

Mas pronto, o frio parece estar aí para durar.

Nem mais ... repare-se que no final de Outubro também previam como há dois dias atrás mais km menos km ... e agora já estão colocando novamente lá mais pro Golfo da Biscaia e precipitação cada vez menos .. e se as coisas se mantiverem será sempre a tirar ...

Como indica o gráfico colocado da precipitação e refiro novamente 5 a 15 mm nas regiões do Interior enquanto que no litoral e mar é da ordem dos 35 a 135 mm, ou seja a precipitação novamente rodopia sobre nós ...

Mantenho .. para que exista precipitação o centro depressionário teria que vir mais para Oeste !!!
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

]ToRnAdO[;97901 disse:
Temp_min e max em todo o pais nas proximas 72h segundo meteogalicia:

http://www.meteogalicia.e...0Z/hoxe/anim_mm5te2m1.gif

http://www.meteogalicia.e...rico/arps_00Z/hoxei/t.gif

O Algarve não escapa aos 0ºC e ate menos na Serra... Ninguem se escapa...

E coincide com a precipitação

http://www.meteogalicia.e...ico/arps_00Z/hoxei/pc.gif

http://www.meteogalicia.e..._00Z/hoxe/anim_mm5pr1.gif

Sensação termica :surprise:

http://www.meteogalicia.e...ico/arps_00Z/hoxei/wc.gif


Que me dizem destes modelos?? :w00t:


Acho que a serra Algarvia vai ficar pintada de branco!!!:cold:



Não consigo abrir um único link de todos os que puseste aí...
 

BARROSODIGITAL

Cumulus
Registo
31 Jan 2008
Mensagens
145
Local
MONTALEGRE (+-1000m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

boa tarde ..
aqui em montalegre ve-se a neve nos pontos mais altos das serras aqui a volta(mourela e larouco) a cota deve estar nos 1350m e com 5 graus ca em baixo esta la para ficar .. apesar do sol ..

cump
miguel moura
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Tive a ver no freemteo e mandam queda de neve para a serra da minha região, serra de aire e candeeiros!!! sera possivel??

Eu não sei pk aquilo que acho é que estamos em inicio de dezembro e não em janeiro por isso...

À que esperar para ver...
:cold::rain:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

O INM coloca, para aqui, neve com probabilidades de precipitação nos 90/100% desde 6ª feira até 2ª feira, pelo menos.

As cotas, para esses dias, variam entre os 500 e 600m.

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades?l=49006

Apesar do meu permanente "receio" em ver um suavizar do fenómeno a cada actualização, a verdade é que as coisas têm vindo a ganhar alguma consistência a cada dia que passa. A volatilidade intrínseca a qualquer acontecimento meteorológico não nos permite, hoje, afirmar de forma veemente o que vai acontecer. Quiçá, nem no próprio dia o possamos fazer. No entanto, temos, de momento, elementos suficientes para acreditar que se avizinham dias ímpares em riqueza de fenómenos, que certamente farão as delícias de qualquer user desde fórum.

Vamos acreditar que sim :cool:


concordo plenamente, penso que o ano passado, e a uma distância de cerca de 72 horas, não houve uma previsão com este cenário.

pode não acontecer quantidades "bíblicas" de neve como o freemeteo está a por, mas 20 a 30 cm era mau?

e a cota pode não ser 200 m, mas 600/700 era mau?

ainda estamos em novembro e um cenário destes, e ainda por cima num fds alargado, penso que tudo o que for matar saudades da neve é muito positivo.:thumbsup:
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

concordo plenamente, penso que o ano passado, e a uma distância de cerca de 72 horas, não houve uma previsão com este cenário.

pode não acontecer quantidades "bíblicas" de neve como o freemeteo está a por, mas 20 a 30 cm era mau?

e a cota pode não ser 200 m, mas 600/700 era mau?

ainda estamos em novembro e um cenário destes, e ainda por cima num fds alargado, penso que tudo o que for matar saudades da neve é muito positivo.:thumbsup:

Claro que sim, mas também há que ter em conta que mesmo os 600/700m não estão garantidos, ainda faltam 3 dias para o início do evento pelo que ainda há tempo de retirar frio e precipitação. Acho que é preciso ter cuidado com as euforias para evitar desilusões.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boa Tarde:)

Por aqui acabou de cair um aguaceiro que deu para molhar o chão:w00t::thumbsup:.
T.Actual: 13.6ºC:cold: