Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Belo video e belas fotos:thumbsup:

Por aqui 11,8ºC e nada de chuva embora o radar do IM ja tenha precipitação nesta zona:disgust::huh:

O que é azulado deve ser falso eco.

Radar
radarmv5.jpg


População e entidades locais consideram situação boa para os solos
Bragança começa a ficar coberta por um manto de neve
A cidade de Bragança está a ficar coberta por um manto branco de neve, que surpreendeu os habitantes locais nas primeiras horas da manhã de hoje. Nos telhados, nos automóveis e em algumas ruas já se acumulava por volta das 11h00 uma leve camada de neve.

A neve é encarada pelas populações e pelas entidades locais como um cenário ainda mais benéfico do que a chuva para a seca que está a provocar problemas nas reservas de água de Bragança.

Segundo dizem, a neve infiltra-se mais facilmente saturando os solos e reforçando as nascentes que vão aumentar as reservas nas barragens e açudes.

Este cenário é tradicional nos últimos dias do ano ou nos primeiros dias de Janeiro nesta região. De acordo com informações do Centro Distrital de Operações e Socorro, a temperatura na cidade era, às 11h00, de um grau negativo. Os termómetros desceram aos seis graus negativos durante a noite.

As baixas temperaturas continuam ainda longe dos recordes históricos de doze graus negativos registados há 60 anos na cidade, de acordo com dados oficiais.

O dia de hoje amanheceu repentinamente cinzento, depois do sol dos últimos dias que ajudava a derreter as rigorosas geadas, que já contribuíam para um despertar branco nestas terras.

A meteorologia prevê para os próximos dias aguaceiros. No entanto, nesta região poderá continuar a nevar, tendo em conta as baixas temperaturas.

O trânsito e as pessoas circulam com mais cuidado na cidade, mas os flocos de neve desta manhã ainda não provocaram contratempos, segundo as autoridades.

(c) Publico


2007-12-18 12:11
Bragança
Neve surpreende bragantinos
Autoridades e população preferem a neve à chuva, para fazer face à falta de água na região.


A cidade de Bragança foi surpreendida, ao início da manhã desta terça-feira, pela neve, que está a deixar um fino manto branco pelas ruas. É novidade este ano, mas a verdade é que é o cenário tradicional nos últimos dias do ano ou nos primeiros dias de Janeiro nesta região.

De acordo com informações do Centro Distrital de Operações e Socorro, citado pela Agência Lusa, a temperatura na cidade era, às 11:00, de um grau negativo. Os termómetros desceram aos seis graus negativos durante a noite.

As baixas temperaturas continuam ainda longe dos recordes históricos de 12 graus negativos registados há 60 anos na cidade, de acordo com dados oficiais.

A neve é encarada pelas populações e pelas entidades locais como um cenário ainda mais benéfico do que a chuva para a seca que está a provocar problemas nas reservas de água de Bragança. Alegam que a neve se infiltra mais facilmente saturando os solos e reforçando as nascentes que vão aumentar as reservas nas barragens e açudes.

(c)TVI
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Costa da Caparica / Ajuda - Lx
Olá a todos.

Aqui por Alcabideche tudo tranquilo. Muita nebulosidade, algum chuvisco mas nada de significativo.
O vento ainda não passou por aqui. A temperatura relativamente a dias anteriores está ligeiramente mais elevada, mas ainda está frio. Se bem que também estou engripado... febre e dores de garganta :sad::angry:
Já existem novos desenvolvimentos relativamente a esta tarde / noite?

Um abraço a todos!
 

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
9,755
Local
Estremoz (401 metros)
ATENÇÃO ÀS PRÓXIMAS HORAS: Uma linha de instabilidade bastante activa, associada a uma profunda depressão que se encontra localizada a Oeste da Península Ibérica, vai afectar Portugal Continental a partir desta tarde, prevendo-se um substancial agravamento do estado do tempo. Assim, primeiro nas regiões do sul e depois progredindo para as regiões do centro e do norte, haverá um aumento da nebulosidade, com ocorrência de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros; o vento tornar-se-á forte, com rajadas muito fortes que poderão ultrapassar os 100 quilómetros por hora, de sueste. Há ainda a possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda de neve nas terras altas do interior norte e centro.
Sugere-se o devido acompanhamento desta situação, pois quer a intensidade da chuva quer a intensidade do vento levaram a emissão de alertas laranjas por parte do Instituto de Meteorologia, havendo a possibilidade de ocorrência de eventuais inundações em áreas restritas (especialmente nas regiões do litoral), bem como a queda de objectos ou árvores devido à força do vento. No mar, a ondulação aumentará até 3 a 4,5 metros de altura no final do dia.
Para medidas de autoproteção aconselha-se a consulta do site da Autoridade Nacional da Protecção Civil.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
quem me dera, mas aqui por Lisboa raramente isso acontece infelizmente:angry:[/QUOTE]


Ainda se queixam tiveram 2 anos consecutivos com neve... Nos aqui da zona do Porto ja nao se ve neve a mais de 25anos

Ps: Ja chove mas ja parou