Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Belo video e belas fotos:thumbsup:

Por aqui 11,8ºC e nada de chuva embora o radar do IM ja tenha precipitação nesta zona:disgust::huh:

O que é azulado deve ser falso eco.

Radar
radarmv5.jpg


População e entidades locais consideram situação boa para os solos
Bragança começa a ficar coberta por um manto de neve
A cidade de Bragança está a ficar coberta por um manto branco de neve, que surpreendeu os habitantes locais nas primeiras horas da manhã de hoje. Nos telhados, nos automóveis e em algumas ruas já se acumulava por volta das 11h00 uma leve camada de neve.

A neve é encarada pelas populações e pelas entidades locais como um cenário ainda mais benéfico do que a chuva para a seca que está a provocar problemas nas reservas de água de Bragança.

Segundo dizem, a neve infiltra-se mais facilmente saturando os solos e reforçando as nascentes que vão aumentar as reservas nas barragens e açudes.

Este cenário é tradicional nos últimos dias do ano ou nos primeiros dias de Janeiro nesta região. De acordo com informações do Centro Distrital de Operações e Socorro, a temperatura na cidade era, às 11h00, de um grau negativo. Os termómetros desceram aos seis graus negativos durante a noite.

As baixas temperaturas continuam ainda longe dos recordes históricos de doze graus negativos registados há 60 anos na cidade, de acordo com dados oficiais.

O dia de hoje amanheceu repentinamente cinzento, depois do sol dos últimos dias que ajudava a derreter as rigorosas geadas, que já contribuíam para um despertar branco nestas terras.

A meteorologia prevê para os próximos dias aguaceiros. No entanto, nesta região poderá continuar a nevar, tendo em conta as baixas temperaturas.

O trânsito e as pessoas circulam com mais cuidado na cidade, mas os flocos de neve desta manhã ainda não provocaram contratempos, segundo as autoridades.

(c) Publico


2007-12-18 12:11
Bragança
Neve surpreende bragantinos
Autoridades e população preferem a neve à chuva, para fazer face à falta de água na região.


A cidade de Bragança foi surpreendida, ao início da manhã desta terça-feira, pela neve, que está a deixar um fino manto branco pelas ruas. É novidade este ano, mas a verdade é que é o cenário tradicional nos últimos dias do ano ou nos primeiros dias de Janeiro nesta região.

De acordo com informações do Centro Distrital de Operações e Socorro, citado pela Agência Lusa, a temperatura na cidade era, às 11:00, de um grau negativo. Os termómetros desceram aos seis graus negativos durante a noite.

As baixas temperaturas continuam ainda longe dos recordes históricos de 12 graus negativos registados há 60 anos na cidade, de acordo com dados oficiais.

A neve é encarada pelas populações e pelas entidades locais como um cenário ainda mais benéfico do que a chuva para a seca que está a provocar problemas nas reservas de água de Bragança. Alegam que a neve se infiltra mais facilmente saturando os solos e reforçando as nascentes que vão aumentar as reservas nas barragens e açudes.

(c)TVI
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Olá a todos.

Aqui por Alcabideche tudo tranquilo. Muita nebulosidade, algum chuvisco mas nada de significativo.
O vento ainda não passou por aqui. A temperatura relativamente a dias anteriores está ligeiramente mais elevada, mas ainda está frio. Se bem que também estou engripado... febre e dores de garganta :sad::angry:
Já existem novos desenvolvimentos relativamente a esta tarde / noite?

Um abraço a todos!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
ATENÇÃO ÀS PRÓXIMAS HORAS: Uma linha de instabilidade bastante activa, associada a uma profunda depressão que se encontra localizada a Oeste da Península Ibérica, vai afectar Portugal Continental a partir desta tarde, prevendo-se um substancial agravamento do estado do tempo. Assim, primeiro nas regiões do sul e depois progredindo para as regiões do centro e do norte, haverá um aumento da nebulosidade, com ocorrência de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros; o vento tornar-se-á forte, com rajadas muito fortes que poderão ultrapassar os 100 quilómetros por hora, de sueste. Há ainda a possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda de neve nas terras altas do interior norte e centro.
Sugere-se o devido acompanhamento desta situação, pois quer a intensidade da chuva quer a intensidade do vento levaram a emissão de alertas laranjas por parte do Instituto de Meteorologia, havendo a possibilidade de ocorrência de eventuais inundações em áreas restritas (especialmente nas regiões do litoral), bem como a queda de objectos ou árvores devido à força do vento. No mar, a ondulação aumentará até 3 a 4,5 metros de altura no final do dia.
Para medidas de autoproteção aconselha-se a consulta do site da Autoridade Nacional da Protecção Civil.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tudo muito calmo...
Nem em Sagres há vento que se veja ... Os modelos indicavam pelo menos o dobro a esta hora.

tSTcNEGAUCBFZPFvdAhI.png

O vento só vai aparecer quando a frente estiver mesmo a chegar :w00t:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
quem me dera, mas aqui por Lisboa raramente isso acontece infelizmente:angry:[/QUOTE]


Ainda se queixam tiveram 2 anos consecutivos com neve... Nos aqui da zona do Porto ja nao se ve neve a mais de 25anos

Ps: Ja chove mas ja parou