Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Um macro da neve

neve2sr5.jpg

Parecem Agulhas

Needles:
Needles are slender, columnar ice crystals that grow when the temperature is around -5 C (23 F). On your sleeve these snowflakes look like small bits of white hair. One of the amazing things about snow crystals is that their growth changes from thin, flat plates to long, slender needles when the temperature changes by just a few degrees. Why this happens remains something of a scientific mystery.
x050118a081.jpg


(c) A Guide to Snowflakes
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
A serio?! :shocking:

Mas és de Lamego?! São de aí perto: Várzea da Serra (Tarouca). Uma aldeia a 950m de altura!:):) Isso quer dizer que lá então também deve estar a nevar! :D:D

Por Odivelas, estrada molhada, mas a chuva parou há 1 hora e ainda não voltou mais...:(

Sou de Lamego mas vivo em Bragança...e a minha mãe telefonou-me a dizer.
e conheço varza...belos bailaricos no Verão:D:D
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
A serio?! :shocking:

Mas és de Lamego?! São de aí perto: Várzea da Serra (Tarouca). Uma aldeia a 950m de altura!:):) Isso quer dizer que lá então também deve estar a nevar! :D:D

Por Odivelas, estrada molhada, mas a chuva parou há 1 hora e ainda não voltou mais...:(

Sou de Lamego mas vivo em Bragança...e a minha mãe telefonou-me a dizer.
e conheço Varzea da Serra...belos bailaricos no Verão:D:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Contrastes entre as massas de ar diferentes que estão a afectar o território de Portugal Continental: enquanto o Nordeste é afectado por uma massa de ar muito fria, apresentando alguma húmidade, procedente de leste e favorecendo a ocorrência de neve naquela região, o resto do território de Portugal Continental já está sob a influência de uma massa de ar procedente do Atlântico, também húmida mas relativamente mais quente e que está na origem de precipitação em forma de chuva.
Trata-se, portanto, de duas situações distintas e que condicionam o actual estado do tempo: neve nas terras altas do nordeste, com temperaturas baixas; alguma chuva e temperaturas relativamente amenas no resto do território de Portugal Conrtinental. A zona de contacto entre as duas massas de ar limitará a área com probabilidade de queda de neve no dia de hoje.

2119677717_11dd197526_o.jpg

copyright © NOAA